A Sony Brasil vai participar da SET EXPO 2022, principal evento de negócios e tecnologia para broadcast da América Latina. A feira acontece de 22 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição serão apresentadas inovações para todo o mercado Audiovisual, entre elas soluções de produção de estúdio, jornalismo, cinema e fotografia, soluções em nuvem, IP e câmeras compactas, além de soluções wireless, soluções para produções ao vivo em HD, 4K, HDR e monitoração de referência.
Câmeras fotográficas
Estarão disponíveis para o público câmeras que entregam por exemplo, alta
sensibilidade de sensor full frame, no caso da ILCE-7SM3, ou a versatilidade e alto desempenho tanto para fotografia profissional quanto captação de vídeos do lançamento Alpha 2022 da ILCE-7M4, que estará disponível para testes para o público pela primeira vez no Brasil na SET EXPO 2022, ou uma câmera feita para o mundo digital, rápida, estável, compacta e versátil como a ILCE-6400.
Câmeras robóticas
Para aplicações que exigem operação remota também serão demonstradas as opções de câmeras robotizadas com sistema PTZ, com destaque para o modelo BRC-X400 que oferece alta qualidade de imagem com sensor 4K CMOS do tipo Exmor R de 1/2.5”, alta sensibilidade e diferencial da capacidade de zoom de até 80x em HD ou 30x em 4K, além de suporte a transmissão NDI| HX através de licença opcional. A SRGX40UH, Vencedora Best of Show Infocomm 2022 poderá ser testada pelo público, uma câmera compacta para o mercado B2B que oferece imagens de alta qualidade com facilidade de uso e instalação simples, utilizando sensor CMOS Exmor R de 1/2.5”, entrega imagens em 4K com baixíssimo ruído em ambientes com baixa luminosidade, sua capacidade de zoom de 30X em 4K (40x em HD) traz a versatilidade necessária para que o modelo possa ser aplicado em diversas situações.
Câmeras de estúdio
A HDC-3500 é um modelo de câmera que faz uso de três sensores de 2/3 de polegadas 4K, com suporte as mesmas lentes B4-mount, bem como os mesmos acessórios e equipamentos para controle das principais câmeras da série HDC-2000 da Sony. Com isso o usuário tem flexibilidade de configurações intercambiáveis bem como a possibilidade de suporte e migração natural entre os sistemas HD e 4K, bem como SDR e HDR. A câmera é capaz de operar em HD e evoluir de forma natural através de licença
de software para 4K, bem como de SDR para HDR, com capacidade de suporte a velocidades de 2x em Full HD, preservando os investimentos para operação atual em HD e facilidade de migração futura para novas demandas.
Neste ano, a HDC-3500 estará trabalhando em conjunto com uma CCU HDCU-3100 com opcionais 4K e IP instalados, o sinal SMPTE ST2110 poderá ser manipulado em uma pequena estrutura IP disponível na bancada ao lado.
Toda a série HDC também oferece flexibilidade de interfaces SDI, 3G-SDI, 12G-SDI ou mesmo IP através do suporte ao padrão ST2110.
Camcorders, Solução Wireless e em nuvem
A já conhecida solução Sony XDCAM Wireless estará disponível, demonstrando a alta qualidade para produção ao vivo com baixo custo. Esses fluxos de trabalho são baseados em arquivos eficientes que suportam os requisitos de produção de notícias através de camcorders – podendo retransmitir vídeo e áudio diretamente de locais remotos através de redes 4G/LTE e Wi-Fi.
Esta solução estará disponível na PXW-Z280 com sensor 4K 3CMOS tipo 1/2 com grande profundidade de campo e desempenho líder do setor oferece o que há de melhor em desempenho de 4K HDR em suas mãos. O AF de detecção de faces mantém seu objeto no foco, enquanto o HLG e o S-Log3 oferecem HDR surpreendente para se adequar a qualquer fluxo de trabalho. A nova versão 5.0 que possibilita a função Dual Link Cellular traz a confiança de utilizar dois links simultâneos e a vanguarda da possibilidade de operação 5G.
Para o público jornalístico, ainda teremos o modelo PXW-X400, a filmadora de ombro avançada que grava diversos formatos de qualidade de transmissão profissional, inclusive XAVC-L a 50p e 59.94p. A filmadora oferece equilíbrio de peso excepcional e baixo consumo de energia, além de excelentes recursos de rede e alta qualidade da imagem. O design retrabalhado reduz drasticamente a carga sobre o braço direito do operador. É compatível com visores eletrônicos da Sony, inclusive QHD LCD CBK-VF02 e, opcionalmente, HDVF-EL30 e HDVF-EL20 OLED Full HD.
A operação do sistema Wireless pode ser concebida em uma arquitetura ponto a ponto com o servidor de recepção PWS-110RX1A, bem com tem a possibilidade de compor solução em um ambiente de produção de jornalismo colaborativo em nuvem. O C3 Portal permite que as equipes trabalhem de forma mais rápida, em conjunto e produzindo conteúdo impressionante de forma mais eficiente.
Câmeras Cinema line
Na Set Expo 2022, o público terá contato com os equipamentos de mais alta tecnologia em captura de imagens Sony, a PXW-FX9, seu sensor Exmor R Full Frame 6K aliado ao filtro ND eletrônico e ISO de duas bases, possibilita uma ampla qualidade de reprodução de cores sob diversas condições de luz com baixo ruído.
Para aqueles que estão ampliando suas capacidades artísticas, a ILME-FX6, câmera vencedora dos prêmios reddot 2021 e IF Design 2021, uma câmera dinâmica, com sensor Full Frame 4K com capacidade 120fps e que herda uma série de recursos da linha Alpha, como a função de auto foco Real-time-Eye AF.
Criada por cineastas, para cineastas, a vencedora do prêmio Produto do Ano 2022 NAB SHOW, VENICE 2, com sensor Full Frame 8K estará disponível para operação durante o evento, O recente lançamento conta agora com possibilidade de gravação X-OCN direto em um slot AXS interno, sem necessidade de gravador externo, alta sensibilidade do sensor, ISO de duas bases, grande versatilidade na escolha das lentes, sejam lentes esféricas ou anamórficas, podendo operar com bocais PL e E-Mount, uma câmera de
alto desempenho e operação intuitiva e simplificada.
Monitoração Broadcast
O destaque para a monitoração fica por conta da linha PVM, com o lançamento da licença de conversão HDR-SDR PVM-HSX1, com a licença ativa, o monitor é capaz de realizar conversão reversa de 4K para HD, conversão do espaço de cor, conversão OETF, conversão do modo progressivo para entrelaçado e conversão de 3G quad-link para 12G de link simples.
Vale lembrar que a Sony possui gama variada de opções de monitores com uso de tecnologias OLED ou LCD, e de diferentes séries para distintas aplicações. Entre elas a série LMD-A, LMD-B, PVM e BVM que oferecem recursos e funções convenientes com uniformidade de operação dos monitores, incluindo suporte a curvas EOTF HDR. Para os usuários, essa consistência entre as séries LMD-A, LMD-B, PVM e BVM facilita o trabalho
com todos os monitores e sua integração no mesmo ambiente de trabalho.
BraviaPro
Logo na entrada do estande, estarão disponíveis dois monitores profissionais da linha BraviaPro, o modelo FW-43BZ35SF, monitor de 43”, 4K HDR com 505 cd/m² e alto nível de contraste dinâmico exibirá conteúdos de diversas soluções e produtos Sony. O grande atrativo da linha fica por conta do modelo FW-100BZ40J de 100”, 4K HDR de 940cd/m² que manterá a atenção do público com seu alto nível de qualidade de vídeo, contraste de reprodução de cores.
Infraestrutura IP para Produção Ao Vivo
Serão demonstradas as soluções de produção ao vivo com suporte a infra-estrutura IP com o padrão SMPTE ST2110 com os modelos de conversores NXL-FR316 e NXLK-IP50Y, bem como com os sistemas de câmera HDC e com a linha de switchers de produção XVS, com os modelos XVS-6000, XVS-7000, XVS-8000, XVS-9000, e os gerenciadores de sistemas IP Live System Manager e o orquestrador e gerenciador de infraestrutura IP Live Elements Orchestrator.
O mais recente membro da família XVS também estará presente, o XVS-G1 herda vários dos recursos bem estabelecidos e a arquitetura dos modelos atuais, adicionando tecnologia de ponta e oferecendo diversos aprimoramentos de processamento visual. O inédito processador 4RU alia-se a uma série de quatro novos e estilosos painéis de controle, além de um menu operacional baseado na Web recém-desenvolvido, proporcionando instalações eficientes e simples.
O XVS-G1 dá seguimento ao sucesso dos switchers MVS-3000A e MVS-6530, oferecendo capacidade full HD e 4K (UHD) a um preço acessível. Configurável de 1 a 4 bancos de M/E, o XVS-G1 oferece 16 manipuladores completos com até 44 entradas e 24 saídas no modo HD, ou 24 entradas e 12 saídas no modo 4K (UHD). Com esses recursos, ele é a escolha perfeita para estúdios pequenos e médios, pacotes flyaway e unidades de produção de transmissão.
Para mais informações acesse https://pro.sony/bp_BR/home
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube