Home Especiais Sony lança câmera 6K na IBC 2019

Sony lança câmera 6K na IBC 2019

Por Ricardo Batalha

A nova câmera de vídeo de última geração FX9 não apenas captura imagens impressionantes com qualidade de imagem realista, mas também oferece recursos avançados de AF e opções de personalização

Se a Sony estabeleceu o padrão em cinema digital com o lançamento das F65 (2011), F5 / F55 (2012) e Venice (2017), e, em termos de filmadoras profissionais de montagem em e-mount, com as FS7II (2016) e FS5II (2018 ), agora, durante a IBC2019, a multinacional surpreendeu com a exibição da nova PXW-FX9. A FX9, sua primeira câmera de vídeo XDCAM com um avançado sensor de imagem completa de 6K e um sistema de foco automático híbrido rápido (AF), visa oferecer aos criadores de conteúdo mais recursos criativos para capturar imagens impressionantes que realmente ressoam com o público. A câmera se destaca por uma série de funções aprimoradas em relação aos sucessores da série FS7, como saída de 16 bits, S-Cinetone ou filtro variável eletrônico ND.

Álvaro Ortiz, especialista em produtos da Sony Professional Solutions Europe, destacou que a FX9 é “uma reformulação completa, já que a fabricante estreia o sensor, VF, bateria, chassi, Cinetone, sistema AF, botão “layout”, tudo acompanhado por novas lentes.”

Baseado no sucesso dos modelos PXW-FS7 e PXW-FS7M2, a FX9 combina exclusivamente alta mobilidade com um sistema AF avançado, funções impressionantes de bokeh e câmera lenta graças ao seu sensor recentemente desenvolvido. A FX9 também herda sua ciência de cores e o Dual Base ISO 800/4000 da câmera de cinema digital de Venice e representa a melhor ferramenta de escolha para documentários, videoclipes, produções de teatro e eventos de filmagem em geral.

A câmera de vídeo se beneficia da versatilidade, portabilidade e desempenho esperados de uma câmera de vídeo da série FS7 “Run & Gun”, oferecendo funções de alta faixa dinâmica e quadro completo. A Sony projetou-a pensando no conforto de uso, e, por isso, é confortável usar a alça com um design ergonômico, no estilo mais puro dos antigos seringueiros.

O novo sensor de quadro completo 6K oferece uma ampla faixa dinâmica com alta sensibilidade, baixo ruído e mais de 15 paradas de latitude que podem ser gravadas internamente em 4K 4: 2: 2: 2 10 bits. A super amostragem do sensor Full-Frame 6K permite que os profissionais criem imagens 4K de alta qualidade, com efeitos bokeh impressionantes através de uma profundidade de campo reduzida, enquanto a gravação em grande angular abre novas possibilidades para os criadores de conteúdo expressarem sua criatividade. Isso significa que todas as cenas capturadas parecem reais, tiradas em plena luz do dia ou no meio da noite. A câmera também pode capturar conteúdo até cinco vezes a velocidade de câmera lenta com 120qps de FHD.

A FX9 oferece uma digitalização de Full Frame (6K), S35 4K, Full Frame 2K e S35 2K, enquanto, em termos de codificação, o usuário pode escolher entre XAVC-I, XAVC-L e MPEG HD 422 nos formatos 3840 × 2160 ou 1920x1080p. Com a mesma ciência de cores e a ISO 800/4000 dupla da câmera de Venice, o novo sensor também pode criar tons faciais mais suaves e sedutores.

O sistema AF Fast Hybrid, aprimorado com velocidades de transição de AF personalizáveis ​​e configurações de sensibilidade, também combina AF de detecção de fase para rastreamento rápido e preciso com AF de contraste para precisão de foco excepcional. O sensor AF de detecção de fase de 561 pontos cobre aproximadamente 94% da largura e 96% da altura da área da imagem, permitindo um rastreamento AF preciso e sensível de forma consistente, mesmo com objetos que se movem rapidamente.

Dessa forma, o usuário terá controle absoluto, não apenas do contraste AF, mas também da detecção de fase, com a possibilidade de rastreamento preciso e muito rápido dos objetos. A câmera permite focar em um número maior de pontos em uma área maior da imagem. Ela também possui detecção automática de rosto e pode até focar pontos diferentes em uma imagem que contém vários rostos, focando automaticamente cada um destes. Também vale ressaltar que, graças ao aplicativo Contents Browser Mobile, será possível controlar a câmera a partir de um dispositivo móvel (íris, zoom, foco).

Filtro ND eletrônico variável
Pela primeira vez em uma câmera com sensor de quadro completo, encontramos um filtro ND eletrônico variável. Isso permite efeitos mais criativos para criadores de conteúdo e alterações instantâneas no nível de exposição, dependendo do ambiente de gravação, mesmo quando ele está se movendo de um espaço interno para o exterior ou durante a gravação em condições de luz natural. Ao gravar informações de estabilização de imagem e usá-las na opção Procurar / Preparar do Catalyst, os criadores de conteúdo podem capturar imagens incrivelmente estáveis, mesmo no modo portátil. A Sony também está trabalhando para incentivar outras ferramentas de edição não lineares de terceiros a adotar essa funcionalidade.

Esse ND de variável eletrônica é perfeito para situações imprevisíveis quando, por exemplo, o sujeito se move por diferentes salas com diferentes luzes, ao mesmo tempo em que efeitos muito interessantes e criativos podem ser alcançados pelo diretor de fotografia.

A câmera vem com uma gama de funções de personalização e expansão. Isso inclui compatibilidade com a nova série de microfones sem fio UWP-D através do Multi Interface Shoe (MI Shoe) com interface de áudio digital, o kit de extensão XDCA-FX9 que permite saída 10 bits S35 4K 120fps e 16 bits RAW, compatibilidade com Baterias das séries BP-GL e BP-FL da Sony, D-Tap, interface RJ-45 e transmissão estável “Dual Link” através do uso de duas linhas de transporte, bem como um receptor digital de tipo de slot DWX sem fio use regularmente as configurações de transmissão. Esta câmera de vídeo também será compatível com a nova lente eletrônica de montagem FE C 16-35mm T3.1 G, que equilibra de forma exclusiva a operacionalidade manual completa para funções de gravação de filmes e autocontrole.

Olan Collardy foi o primeiro diretor de fotografia na Europa a testar todo o potencial do novo FX9 com a gravação de um videoclipe do álbum “The Bully”, de Sody, para a Sony Music. A Collardy trabalhou em condições extremas de luz e conseguiu testar as possibilidades oferecidas por funções como foco automático, qualificando o resultado como “sensacional”. Além disso, ele enfatizou que “enquanto câmeras como Venice exigem uma equipe inteira de profissionais, no caso do FX9, a versatilidade é total, pois somos apenas duas pessoas.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados