ESPN redefiniu sua produção de televisão multicâmera ao vivo escolhendo várias unidades da câmera cinematográfica Venice, da Sony
A ESPN redefiniu sua produção de televisão multicâmera ao vivo e atualizou três estúdios da Amsterdam Media Arena com câmeras de Venice, da Sony, controladas remotamente a partir das instalações de transmissão da ESPN em Hilversum (HOL). A câmera da Sony busca trazer um visual cinematográfico para programas esportivos ao vivo gravados em estúdios de televisão padrão. O sensor full-frame de 6K da câmera captura imagens com baixo ruído, latitude de mais de 15 paradas, profundidade de campo rasa e tecnologia de cores que “excede o espaço de cores Rec.2020”.
A chave para esse visual próximo ao cinema desejado tem sido o uso de lentes de cinema da Canon, que proporcionam aquele efeito desfocado procurado. Para aproveitar ao máximo os recursos das novas câmeras, a ESPN contratou até um novo operador de iluminação de estúdio do mundo do cinema.
Um projeto da ESPN, Sony e NEP Holanda
A Sony trabalhou em estreita colaboração com a NEP Holanda para integrar a Venice ao fluxo de trabalho de produção ao vivo da ESPN, fornecendo à rede recursos adicionais para atender às suas necessidades. Henk van Meerkerk, ex-diretor de produção da ESPN, lembra como foi integrar esse fluxo de trabalho à rede: “Em nosso ambiente de estúdio, queríamos uma câmera que pudesse operar o mesmo equipamento com o qual estamos acostumados a trabalhar. Com nosso parceiro de instalação NEP, criamos uma “caixa preta” para a parte traseira da câmera que transforma a VENICE em uma câmera de estúdio normal”.
Este adaptador de acoplamento personalizado conecta sinais de vídeo, áudio e controle remoto, dando aos engenheiros de visão da Hilversum controle ao vivo via câmera shading IP, upload de arquivo de cena e comunicação interna. Embora as câmeras cinematográficas normalmente não precisem de suporte de contagem ao vivo, a versão 6 do firmware mais recente agora permite que a Venice aceite um comando de “chamada” de um engenheiro da Hilversum, que acende um indicador de contagem no visor do operador da câmera.
Entre outras melhorias operacionais para a Venice, a equipe de engenharia também incluiu suporte 3G-SDI Nível A, permitindo que produza sinais 1080/50p limpos e de baixa latência diretamente da cabeça da câmera.