As versões 1.1 e 2.0 da câmera cinematográfica Sony Burano trarão em 2024 e 2025 importantes melhorias amplamente demandadas que respondem às necessidades da indústria de produções ao vivo e à comunidade cinematográfica.
Prevista para lançamento no final de junho, a versão 1.1 da Burano inclui novas funções para a produção de eventos ao vivo e incorpora a esperada visualização de de-squeeze 1,5x para lentes anamórficas. A versão 1.1 também adicionará o Protocolo S700 sobre Ethernet, que permite o controle remoto de uma Burano utilizando um RCP (painel de controle remoto) para gerenciar exposição, balanço de branco ou ajustes de cor, bem como cores específicas em contextos Multi Matrix.
Outras melhorias da versão 1.1 da câmera da Sony incluem a compatibilidade com a versão 2.0.0 do aplicativo Monitor & Control da Sony, que oferece funções muito demandadas como a monitorização multicâmera para iPadOS, o controle intuitivo do foco e o controle de funções de uso frequente, um funcionamento semelhante ao das câmeras CineAlta da Sony, através de um dispositivo móvel, como a velocidade de quadros, o filtro ND, a sensibilidade, o look, a velocidade do obturador e o balanço de branco.
Nove meses depois, aproximadamente em março de 2025, será lançada a versão 2.0 da Burano, que incluirá um novo recorte 3.8K Full Frame que aproveita quase todo o sensor e pode gravar até 120 fps. Este novo modo de gravação permite aos cineastas priorizar um desempenho mais rápido do sensor de acordo com as necessidades de sua aplicação. Outros novos formatos de gravação incluem a adição de 24,00 fps aos modos de imagem X-OCN 16:9, o modo Full Frame 3.8K 16:9 de até 120 fps, o modo Super 35 4.3K 4:3 (para anamórfico) de até 60 fps e um modo Super 35 1.9K 16:9 de até 240 fps.
A versão 2.0 também adicionará um ajuste de de-squeeze de 1,8x, modos adicionais de alta frequência de imagem (S e Q), incluindo 66, 72, 75, 88, 90, 96 e 110 fps, melhorias na monitorização, incluindo a saída de vídeo SDI padronizada para a monitorização através de X-OCN e XAVC, uma visualização na tela melhorada que coloca as informações de status da câmera fora da imagem, View Finder Gamma Display Assist enquanto se utiliza S-Log3 para a monitorização, ferramentas de exposição adicionais (high/low key) derivadas do sistema de câmera Venice, uma ampliação dos presets de memória de balanço de branco de 3 para 8, estabilização de imagem ativa/alta nos modos de imagem Full-Frame 6K e Super 35 1.9K 16:9, metadados de compensação de breathing e estabilização de imagem em X-OCN.
Site relacionado: https://pro.sony/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube