A Space City Home Network (SCHN), emissora regional que transmite os jogos do Houston Astros (MLB) e do Houston Rockets (NBA), modernizou sua sala de controle de áudio com a instalação de um console Solid State Logic System T S300-32. O investimento faz parte do processo contínuo de expansão da infraestrutura Dante da emissora, que cobre cinco estados norte-americanos por satélite, cabo e OTT.
Chris Frazier, engenheiro-chefe de transmissão da SCHN, explicou que a escolha foi uma evolução natural. “Sempre fiquei impressionado com a Solid State Logic, e o System T foi o passo seguinte após o C10 que usávamos antes. Quem já trabalhou em um C10 sabe o quanto a SSL fabrica mesas de alta qualidade.” O console C10 havia sido adquirido da NBC News em Los Angeles, quando a instalação de Houston ainda estava sob outra administração. “Usamos um C10 fabricado em 2011 até este ano, ou seja, foram 13 anos de uso intenso. Isso mostra como a SSL fabrica equipamentos duráveis”, completou.
O centro de produção da SCHN está conectado aos estádios das equipes por meio de fibra óptica escura. Os sinais de vídeo e áudio são recebidos diretamente dos locais e processados pela equipe técnica em Houston. As partidas fora de casa também são produzidas no estúdio da emissora. Com a instalação do System T, Frazier destacou que o sistema agora permite realizar programas pré e pós-jogo utilizando Dante pela rede de fibra óptica.
O console System T S300, com 32 faders, opera com um processador TE2 Tempest Engine. Para integrar o novo equipamento ao parque técnico existente, o sistema está conectado a dois conversores Net I/O D64 AES para Dante, dois módulos Net I/O A32 SSL SuperAnalogue para rede IP Dante e AES67, além de um stage box Net I/O SB i16 SuperAnalogue mic/line para Dante.
A integração nativa com Dante foi decisiva na escolha. Frazier explicou que a SCHN já havia investido em diversos equipamentos de distribuição de áudio compatíveis com Dante, mas aguardava o novo console para consolidar a rede. “A mesa é o coração de tudo o que fazemos. Poder gerenciar toda a rede Dante a partir do console é fundamental. O controle de roteamento integrado do System T define cerca de 90% das nossas rotas.”
O fornecimento e a integração do novo sistema foram realizados pela Advanced Systems Group (ASG), empresa sediada em São Francisco com escritório em Londres, responsável por projetos anteriores de gerenciamento de ativos e integração de equipamentos de transmissão para outras emissoras regionais. A substituição do antigo C10 e a instalação do novo System T foram executadas em uma pausa de quatro dias entre transmissões ao vivo.
“Trabalho com Chris e sua equipe há quase uma década, e esta solução se mostrou ideal”, afirmou Tyler Berry, da ASG. “O System T já havia sido implantado em outra instalação com ótimos resultados. Quando a SCHN precisou substituir o C10, o System T foi a escolha natural, pela flexibilidade e pelo suporte excepcional da SSL. Graças a Chris, à SSL e à equipe liderada por Michele Ferreira, o projeto foi um sucesso.”
Frazier relatou que o processo de desativação começou em um sábado e que, na segunda-feira, a configuração do System T foi iniciada. “Na quarta-feira já conseguimos produzir um programa completo e, na quinta à tarde, estávamos totalmente operacionais. O suporte da SSL foi excepcional”, afirmou. Ele também destacou a colaboração de Jason Martin, técnico de áudio responsável pelas transmissões remotas dos jogos em Houston e profundo conhecedor do System T. “Jason foi um grande defensor da solução e sua experiência foi essencial.”
Rebatizada em outubro de 2023, a Space City Home Network transmite cerca de 250 partidas por ano, com uma média de seis jogos semanais durante a temporada de beisebol e de três a quatro jogos na temporada de basquete. A emissora é distribuída em provedores de TV e streaming em Texas, Louisiana, Arkansas, Oklahoma e leste do Novo México.
Site relacionado: http://www.solidstatelogic.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube