Home Reportagens SpinVFX utiliza DaVinci Resolve Studio para criação das multidões coloridas de George Foreman: Sua História

SpinVFX utiliza DaVinci Resolve Studio para criação das multidões coloridas de George Foreman: Sua História

Sob liderança de Andrew McPhillips, equipe da SpinVFX contribuiu para a criação de efeitos visuais autênticos à época para as icônicas lutas de Foreman

Por Ricardo Batalha

“George Foreman: Sua História” desfere golpes poderosos ao retratar a vida e as lutas do campeão peso-pesado George Foreman. Com sede em Toronto, a empresa de efeitos visuais SpinVFX ajudou a criar os efeitos visuais das áreas próximas ao ringue para muitas das lutas de boxe decisivas de Foreman, começando nos anos 60 e continuando até os anos 90, quando Foreman se tornou o campeão peso-pesado mais velho do mundo.

Sob a liderança do supervisor VFX Andrew McPhillips, a equipe da SpinVFX contribuiu para a criação de efeitos visuais autênticos à época para todas as icônicas lutas de boxe de Foreman no filme. “Como o filme é baseado em uma história real, pudemos fazer referência às multidões e aos ringues reais de cada uma dessas lutas”, explicou McPhillips. “Tudo teve início na pré-produção com o roteiro visual de cores detalhado do diretor George Tillman Jr. e continuou até a pós-produção, quando usamos looks e paletas de cores diferentes para contar a história distinta de cada uma das lutas.”

A equipe da SpinVFX trabalhou em dez lutas do filme, cada uma com um visual próprio tanto dentro quanto fora do ringue. Por exemplo, ao criar a torcida para as primeiras lutas de Foreman nos anos 60, a SpinVFX usou uma paleta mais harmoniosa de marrons e azuis. Já para a luta The Rumble in the Jungle contra Muhammad Ali na década de 70, as coisas ficaram um pouco mais chamativas e coloridas. Além desses visuais refletirem as multidões e a moda da época, eles também espelhavam as emoções de Foreman e sua vida fora do ringue, auxiliando na narrativa do filme.

“O departamento de figurino gastou muito tempo garantindo a precisão histórica e seguindo o roteiro de cores. Fizemos varreduras fotogramétricas da multidão durante a produção e as utilizamos como base para os nossos planos de fundo, que depois eram integrados e processados no DaVinci Resolve Studio durante a fase de criação da estética visual”, observou McPhillips.

“O DaVinci Resolve Studio realmente nos permitiu experimentar diferentes estilos visuais e debater a abordagem que queríamos adotar para cada luta. Antes de começarmos a projetar a iluminação e os cenários de VFX, exploramos diferentes paletas de cores que aprimoravam o trabalho já feito pelo departamento de figurino e design de cenário. Usamos o DaVinci para criar temas para cada uma das cenas da multidão”, disse McPhillips. “Com cada luta tendo seu próprio visual definido para os efeitos visuais, conseguimos explorar nuances de cor dentro das paletas históricas. Como o filme é baseado em uma história real, foi muito interessante poder revisar as fotos das lutas reais e construir a narrativa a partir delas, seja enfatizando cores vivas e alegres para a luta contra Moorer nos anos 90, ou adotando um visual mais monocromático com toques ocasionais de tons vibrantes de amarelo, azul e pastel para a luta das Olimpíadas pela medalha de ouro contra Čepulis em 1968.”

McPhillips destacou que a facilidade de uso do DaVinci Resolve Studio possibilitou que eles mergulhassem rapidamente nas tarefas, concentrando-se na parte criativa sem se sobrecarregar com os aspectos técnicos. “O DaVinci Resolve Studio foi crucial durante a fase de criação. Usamos os discos de cores para rapidamente testar paletas diferentes, o que nos permitiu exercitar nossa criatividade”, acrescentou. “Embora quiséssemos nos divertir e testar looks diferentes, também precisávamos garantir que estávamos estabelecendo as bases para os efeitos visuais finais”, explicou McPhillips. “A consistência de cores era fundamental, e o Resolve tornou isso muito fácil, pois tínhamos uma cartela de cores Macbeth e podíamos rapidamente usar a ferramenta de correspondência de cores integrada para garantir que os tons fossem corretamente ajustados em todo o filme”, comentou McPhillips.

“A criatividade está no centro do nosso trabalho de VFX, então contar com ferramentas que nos dão liberdade para explorar conceitos diferentes sem desperdiçar nosso precioso tempo é um divisor de águas”, concluiu McPhillips. “Especialmente em um filme como este, em que queríamos ter visuais tão distintos para cada uma das lutas de boxe de Foreman, para ajudar a mostrar os diferentes anos e fases de sua vida, esse processo criativo foi fundamental. O DaVinci Resolve Studio tornou a fase de criação visual muito fácil e, o que é mais importante, divertida.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados