Consoles Artemis com núcleos ImPulse IP, da Calrec, são projetados para um fluxo de trabalho moderno
Dois consoles Calrec Artemis com núcleos AoIP ImPulse e tecnologia de gateway são a espinha dorsal do áudio nos novos estúdios Sportsnet, da Rogers Sports and Media (RSM), localizados em Toronto (CAN). As novas instalações da Sportsnet abrangem dois espaços baseados em SDI capazes de trabalhar sobre IP com tecnologia de ponta: Studio 31 e Studio 32.
Os estúdios contam com tecnologias como realidade virtual e aumentada, 22 conjuntos de monitores, uma parede de LED curva de 15 metros, 13 câmeras ou duas salas de controle de produção baseadas em IP. Ambos os espaços são administrados a partir de duas salas de controle de áudio com Calrec Artemis, de onde são gerados sinais AES, DANTE (intercomunicação) e analógico. A configuração é complementada por várias caixas de estágio Calrec gerenciadas com um gateway H2-IP.
Atualmente, os consoles da Calrec estão sendo usados para todas as transmissões da NHL na Sportsnet. Jim Morrison, consultor estratégico, arquiteto de mídia e líder técnico do projeto, comenta sobre a sua experiência com a Calrec neste projeto: “Estamos familiarizados com o Calrec desde que instalamos nosso primeiro console Calrec na Rogers Sports and Media alguns anos atrás. Começamos a jornada do SMPTE 2210 IP em 2017 e esses novos estúdios de esportes inovadores foram o próximo passo que precisávamos dar. Do ponto de vista técnico, a Calrec oferece um suporte ao AoIP muito bom, o que se encaixa em nossa estratégia de mídia sobre IP. O uso das caixas de estágio Calrec oferece total flexibilidade ao trabalhar em um ambiente não IP”.
A SC Media, parceira da Calrec no Canadá, também desempenhou um papel fundamental na integração. Kypros Christodoulides, membro da área de vendas e suporte técnico desta empresa, detalha os desafios da Sportsnet: “A necessidade da Sportsnet de consoles AoIP nativos com alta capacidade de processamento e uma rede SMPTE-2110 I / O distribuída levou diretamente a considerar as soluções Calrec. Seus consoles Artemis, com núcleos ImPulse IP, são projetados para esse fluxo de trabalho moderno. A instalação e comissionamento deste sistema foi um desafio, não só pela nova tecnologia, mas também por sua escala e layout físico. E, é claro, todos aderiram aos padrões da Covid. Graças à liderança de Jim e ao trabalho árduo de todos, um resultado notável foi alcançado”, comemora.
Por sua vez, Dave Letson, vice-presidente de vendas da Calrec, observa: “Ter a tecnologia Calrec no centro de um espaço tão sofisticado como o Sportsnet Studios é uma verdadeira honra e é um testemunho de nossos consoles Artemis e núcleos ImPulse. O kit Calrec é projetado para oferecer suporte à maneira como as emissoras desejam trabalhar, e este projeto ilustra bem isso, pois o Sportsnet combina nossa nova tecnologia IP com produtos legados mais antigos”.
Site relacionado: https://calrec.com/