A Blackmagic Design anunciou que “They’re Here”, um jogo de terror em ação real ao vivo e imersivo da Pixel Circus, foi filmado com uma combinação de 12 câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2. A transmissão foi realizada com um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD8 ISO.
A Pixel Circus, fundada pela premiada atriz, cineasta, apresentadora, dançarina, influencer e produtora Saige Ryan, cria conteúdos colaborativos que incentivam todos a compartilharem suas paixões, além de atuar como uma empresa independente de produção e streaming. A Pixel Circus reúne um elenco de criadores diferenciados, imaginativos e impactantes que produzem programas de jogos de tabuleiro, cultura pop, podcasts, esquetes e muito mais.
Ryan e a co-fundadora Kailey Bray abriram seu primeiro estúdio em 2020, e “They’re Here” é o primeiro projeto da empresa filmado em locação. Gravado em uma casa em Beverly Hills, na Califórnia, “They’re Here” reuniu um grupo de personalidades famosas no YouTube para participar de um jogo RPG imersivo.
Ryan detalhou a concepção da ideia e os desafios que enfrentou com um projeto que muitas pessoas consideravam impossível. “Adoro filmes de terror e adoro jogar RPG ao vivo. Ter uma experiência de terror imersivo é muito divertido, mas não assistir a um conteúdo assim. Porém, a ideia de registrar as histórias incríveis que meus amigos contam durante os jogos de terror era boa demais para deixar passar. Só precisávamos encontrar um formato ao qual os espectadores assistissem e se sentissem parte do jogo.”
Para criar uma experiência de terror imersivo, várias unidades Pocket Cinema Camera 6K Pro foram posicionadas por toda a casa para captar ângulos abertos da ação, por exemplo, os grupos sentados em volta da mesa ou uma visão completa de um cômodo ou corredor, com unidades da Micro Studio Camera 4K G2 filmando os espaços mais apertados.
Dada a complexidade da natureza improvisada dos jogos de RPG ao vivo, Ryan e sua equipe não tinham ideia de onde as ações dos jogadores aconteceriam pela casa. As preparações e o planejamento técnico tiveram que assegurar que toda e qualquer ação dentro da casa pudesse ser vista, mas planejar cenas específicas não era possível.
“Não sabíamos como seria o fim. Cada personagem jogava da sua própria maneira e reagia de um modo diferente. Era um jogo, então não tínhamos o luxo de poder planejar e filmar quem no final seria o vencedor”, acrescentou Ryan. “Então, não tínhamos ideia do que as câmeras iriam captar, mas tínhamos que ter certeza de que captariam tudo. Além disso, as câmeras não podiam atrapalhar o jogo e tinham que estar sempre registrando conteúdos com qualidade cinematográfica.”
Ryan, que decide, configura e trabalha com uma grande quantidade de fluxos de produção e pós-produção da empresa por conta própria, já tinha trabalhado com câmeras Blackmagic Design anteriormente, utilizando seis unidades Pocket Cinema Camera 6K Pro em seu programa regular “It’s Too Early”.
“Eu já sabia que as câmeras Blackmagic garantiriam a minha liberdade criativa. Com elas, estava mais preocupada em saber o que precisávamos captar e não se conseguiria produzir o que queria e do jeito que queria. Em vez de me preocupar se daria conta, eu podia me focar nos planos que tínhamos, quais eram necessários e como eu apresentaria tudo isso. Com os equipamentos da Blackmagic, eu tinha a capacidade de me preparar para todas as decisões caóticas tomadas pelos personagens”, explicou.
O design compacto da Pocket Cinema Camera 6K Pro e Micro Studio Camera 4K G2 permitiu à produção criar a sensação de que estavam assistindo aos personagens por meio de câmeras de segurança, filmagens encontradas e ângulos surpreendentes, como os planos de reação do interior de um baú sendo aberto por um personagem. A equipe pôde obter todos esses planos como imagens cinematográficas de alta qualidade.
“As câmeras Micro Studio eram muito bacanas, porque basicamente podíamos escondê-las dentro de lareiras, observando os personagens de cima ou de baixo, ou até montá-las atrás de portas à medida que alguém entrava. Os personagens nunca sentiram a presença das câmeras, o que deixou tudo com um ar mais natural”, concluiu.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube