Produções da Terrible Producciones incluem entrevistas pré e pós-jogo, cobertura e melhores momentos de jogo, que são fornecidas a diversos parceiros de transmissão
A espanhola Terrible Producciones implementou um fluxo de trabalho de streaming de ponta a ponta baseado em equipamentos Blackmagic Design para diversas federações esportivas nacionais. Com sede em Valladolid, a especialista em transmissão e produção ao vivo tem produzido conteúdo para uma série de parceiros, incluindo a Spanish Segunda División (futebol), Liga ASOBAL (handebol), División de Honor de Rugby (rugby) e a Real Federación Española de Balonmano (handebol).
As produções incluem entrevistas pré e pós-jogo, cobertura e melhores momentos de jogo, que são fornecidas a diversos parceiros de transmissão, como La Liga Sports TV, Televisión de Galicia e Radiotelevisión del Principado de Asturias. A empresa também provê conteúdo diretamente para as federações esportivas, que sobrepõem suas próprias narrações antes da transmissão.
A Terrible Producciones desenvolveu um fluxo de trabalho padronizado para todos os jogos, exceto para basquete e rugby onde câmeras sem fio são usadas para acrescentar flexibilidade e liberdade de movimento. Até seis câmeras Blackmagic URSA Broadcast são posicionadas estrategicamente em torno dos átrios do local da partida, todas equipadas com um URSA Studio Viewfinder e lentes B4 ENG da Canon.
Em seguida, os Blackmagic Camera Fiber Converters transmitem as alimentações ao vivo isoladas de volta para um veículo de transmissão externa via fibra SMPTE.
A central de produção integrada à unidade móvel é composta por um ATEM 2 M/E Production Studio 4K, uma série de HyperDeck Studio Minis para gravação e um ATEM Camera Control Panel. O fluxo de trabalho também inclui um sistema de replay vMix conectado ao switcher. Todo o conteúdo é produzido em formato 1080p50 para atender aos requisitos de transmissão.
“Sem falar da economia, foi a flexibilidade e o alto nível de controle que conseguimos em nossas produções multicâmera que fizeram da Blackmagic Design nossa opção tecnológica preferida”, revelou David García Rodríguez. “Isso, e o fato de podermos captar em UHD a 60 fps, significa que podemos fornecer aos nossos clientes e seus públicos uma experiência de streaming de verdade.”
“Normalmente, montamos equipes de produção de quatro pessoas, compostas por um diretor e produtor, um operador de CCU e operadores especializados em gráficos de transmissão e replays de jogos”, explicou David. “O principal requisito é uma experiência de produção rápida e funcional, o que a infraestrutura da Blackmagic Design oferece, independentemente do local ou evento que estamos transmitindo.”
“Muito antes da pandemia, já víamos uma demanda crescente de clubes e federações esportivas menores querendo adotar um modelo direto ao consumidor. A capacidade de alcançar e interagir com torcedores que nem sempre podem comparecer pessoalmente é vital e, para muitos, o streaming tem sido a salvação nos últimos 12 meses”, observou David.
“É graças a fabricantes como a Blackmagic Design que podemos ajudar as federações espanholas menores a transmitir partidas, já que de outra forma elas simplesmente não teriam recursos para isso”, concluiu. “Acreditamos que todos os fãs de esportes devem ter acesso às suas ligas favoritas sem discriminação. Nossa missão não é apenas entreter, mas sim promover o sentimento de pertencer a uma comunidade, independentemente do seu time ganhar ou perder.”