Home Reportagens Stryme: produção em nuvem e transmissão ao vivo facilitadas com a Tubicon

Stryme: produção em nuvem e transmissão ao vivo facilitadas com a Tubicon

Por Ricardo Batalha

Stryme comercializa a Tubicon como plataforma de subscrição, podendo o cliente contratar por períodos específicos

Os fluxos de produção tradicionais podem ser muito caros ao criar e distribuir conteúdo em plataformas de streaming ou redes sociais. Como alternativa para a produção ágil, com qualidade profissional e baixo custo, a Stryme conta com a Tubicon, sua plataforma em nuvem que a Aicox Soluciones apresentou em um webinar, liderado por Goce Zdravkoski e Clemens Czepe, CEO e Chief Technology Officer da Stryme, respectivamente. Além deles, Javier García Jiménez, diretor de Broadcast&IT da Aicox Soluciones, se juntou para fazer a análise de todas as chaves para a produção e transmissão de vídeos profissionais ao vivo com a ajuda de um simples celular.

A Stryme é uma empresa sediada em Viena e São Francisco que desde a sua fundação há 17 anos teve inúmeros clientes na indústria de transmissão, como ORF, WB, Red Bull Media, WDR, Sky, ProSieben, Bavaria Studios, Studio Berlin, Swiss TV e Telecom Itália. Uma de suas soluções mais populares é o servidor de ingestão Genesix, que em apenas 2RU oferece uma densidade de 16 canais em HD ou 4 em UHD e é ideal para ingestão multicâmera ou para produções que precisam lidar com muitos sinais em um espaço pequeno.

Agora, com a Tubicon, a Stryme deu o salto para a produção com uma plataforma em nuvem que permite uma produção fácil de usar e de alta qualidade com entrada de várias fontes, sem a necessidade de dispositivos profissionais dedicados e com economias que prometem aumentar a 90%. Aproveitando ao máximo a baixa latência que uma rede 5G ou Wi-Fi permite, a Tubicon facilita a captura, produção e transmissão de áudio e vídeo, tudo em um ambiente simples, independente e sem pagar direitos autorais adicionais.

Sistema
O sistema é responsável por sincronizar todas as fontes sejam elas provenientes de tablets, celulares, webcams, câmeras NDI ou microfones (mesmo de qualidade profissional). Sendo uma plataforma em nuvem, qualquer convidado pode contribuir de qualquer lugar acessando com um simples código numérico. Ela também permite misturar os sinais da câmera, incluindo gráficos, logotipos, clipes gravados em HD, áudio e redes para RTSP para uma página específica, ou em sua própria plataforma de compartilhamento de vídeo Stryme Tubicom.Live.

Graças a esta plataforma é possível gravar o programa produzido e armazená-lo em um repositório para posterior compartilhamento ou criar novos programas com base em momentos marcantes. A Stryme comercializa a Tubicon como plataforma de subscrição, podendo o cliente contratar por períodos específicos (1,3,6 meses…) ou prestar serviço para eventos específicos, definindo o preço de acordo com o número de fontes e utilização. A Stryme permite trabalhar tanto no formato 16:9 quanto em formatos especiais como, por exemplo, verticais para serviços com forte presença em mobilidade como o TikTok. Além disso, no futuro oferecerá a possibilidade de trabalhar com conteúdo 4K.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados