A stYpe, uma inovadora global em recursos de produção para estúdios virtuais, relatou um grande interesse nas adições mais recentes aos seus sistemas de rastreamento de televisão de alta qualidade, apresentados na Convenção Internacional de Radiodifusão (IBC) em Amsterdã, em meados de setembro. O AI Glue é composto por duas ou mais câmeras de rastreamento, um processador de dados, uma unidade de sincronização para coordenar os componentes e uma amostra de calibração.
“AI Glue amplia a versatilidade de todos os outros sistemas do portfólio da stYpe, incluindo RedSpy, Follower e StypeKit”, comentou Salih Junuzovic, diretor de vendas. “Ele identifica se uma pessoa está na frente ou atrás de gráficos específicos, sem a necessidade de carregar balizas ativas ou passivas. O pacote AI Glue inclui dois sensores de alta precisão que cobrem uma área de rastreamento de aproximadamente 4 por 4 metros, realizando rastreamento de esqueleto e de profundidade, permitindo que os talentos se movimentem livremente em torno de elementos de realidade aumentada. O sistema pode ocultar ou revelar gráficos de AR com base na localização e tem a capacidade de rastrear mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A área de cobertura pode ser expandida com sensores adicionais, e o AI Glue também pode ser usado com câmeras fixas.”
Outro destaque da IBC foi o StypeCentral, um sistema de controle de reprodução gráfica de próxima geração, projetado para simplificar e aprimorar a gestão de gráficos em produções ao vivo e gravadas. Com uma interface baseada na web, o StypeCentral atende à demanda por controle preciso de elementos gráficos em ambientes de produção de notícias. Ele permite que produtores criem, gerenciem e acionem gráficos em tempo real e outros elementos dinâmicos em um fluxo de trabalho baseado em playlists. Compatível com sistemas de computador de redação como Avid iNews ou Octopus, o StypeCentral agiliza o fluxo de trabalho gráfico e garante que os visuais corretos sejam exibidos no momento certo.
A Rádio Televisão da Sérvia (RTS) foi a primeira emissora nacional a utilizar o novo fluxo de trabalho da stYpe, empregando-o na cobertura da UEFA Euro 2024 e dos Jogos Olímpicos de Paris. Essa tecnologia transformou um pequeno estúdio em um grande estádio virtual, com o StypeCentral sendo um elemento-chave que elevou a sobreposição gráfica a um novo nível de realismo visual.
O StypeLand e o GreenKiller da stYpe também foram parte do sistema utilizado pela RTS. O GreenKiller é um keyer de chroma baseado em software que preserva sombras reais em cenários de realidade virtual. Integrado ao StypeLand, ele elimina a necessidade de hardware adicional.
O sistema RedSpy da stYpe foi implantado em três estúdios da RTS, garantindo movimentos suaves e precisos dentro do espaço virtual, proporcionando uma sensação realista em toda a transmissão. A função Virtual Move permitiu a captura de cenas dinâmicas de qualquer ângulo dentro do estúdio, garantindo fluxos de trabalho perfeitos de VR/XR.
Site relacionado: https://stype.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube