A plataforma de playout integrada Versio da Imagine Communications permitiu que o SuperSport, um canal de propriedade da operadora sul-africana Multichoice, transmitisse a Copa do Mundo de 2022 no Catar por meio de dois canais UHD. As capacidades do centro de transmissão Multichoice, que já transmitiam 32 canais de uma arquitetura Versio totalmente redundante, decidiram expandir com mais dois canais UHD (com redundância N+N total) para suportar todo o conteúdo esportivo da Copa do Mundo no Catar, encerrada no domingo (18) com a vitória da Argentina nos pênaltis contra a França.
Embora o sistema existente seja usado principalmente para transmissão HD, a rede de armazenamento Versio IOX permite que ela seja facilmente dimensionada para acomodar a largura de banda adicional necessária para aplicativos UHD sem afetar a mídia existente ou interromper as operações no ar, de modo que a transição realizada pela MultiChoice em nas mãos da Imagine Communications foi totalmente fluido.
Julian Ankiah, chefe de engenharia e suporte de tecnologia da MultiChoice, detalha o processo: “Trabalhamos com a Imagine Communications por muitos anos e estamos familiarizados com suas arquiteturas de transmissão e automação. Trabalhando com a Concilium, parceira da Imagine na África do Sul, integramos o UHD para a Copa do Mundo em nosso hub de transmissão existente, com o mínimo de interrupção nas operações existentes, oferecendo a flexibilidade e a qualidade que nosso público exige”.
Seu colega, Gerdus Van Eerden, CTO da MultiChoice, acrescenta: “Esses canais UHD marcam o caminho a seguir para nós e fazem parte de um programa de redesenvolvimento contínuo que verá toda a nossa transição de saída para IP”.
Os dois novos canais suportam entrada IP SMPTE ST 2110 em 4K, 50 fps e HLG BT 2020 HDR da emissora host. Estes são ativados na plataforma Versio com conteúdo armazenado em SDR e HDR, a 25 e 50 fps. O áudio é inserido como PCM (ST 2110-30) e emitido como PCM ou Dolby (SMPTE ST 2110-31), com seleção de faixa conforme necessário, substituição de fonte e upmix Dolby. A Multichoice também decidiu implantar uma estação de trabalho de criação de gráficos UHD dedicada no local em Joanesburgo durante todo o evento, para aliviar qualquer impacto nas operações de transmissão existentes.
Selenium, Magellan e D-Series na Multichoice
A Imagine Communications, além da plataforma de playout Versio, esteve presente no fluxo de trabalho da MultiChoice para a Copa do Mundo com processadores de rede Imagine Selenio (SNP), que fornecem interfaces IP/SDI, bem como outros processamentos de vídeo e áudio, e operam sob o controle do Magellan Control System, o ambiente de gerenciamento centrado no operador da Imagine. Juntamente com o sistema de controle Magellan, o SNP permite à mídia “uma transição eficiente e econômica para fluxos de trabalho UHD e HDR em malhas de rede IP tradicionais ou baseadas em COTS”, como destaca a própria Imagine Communications.
Os dois novos canais UHD, da mesma forma, estão sob o controle da D-Series, que se integra ao sistema de gerenciamento de playout existente. A solução também é coordenada com o sistema de gerenciamento de publicidade e tráfego da MultiChoice, que usa o software Imagine Landmark Sales e Landmark Rights and Scheduling, permitindo que a emissora maximize suas oportunidades de receita durante esse período de exibição altamente popular.
“A MultiChoice é uma operação grande e complexa, atendendo, entre outros, o mercado esportivo, que depende da entrega de uma experiência impecável para o seu público. Este projeto realmente funciona a nosso favor, alavancando componentes em todo o nosso portfólio – desde automação e playout até infraestrutura de rede e tecnologia de anúncios – que nos permitiram apoiar a entrega e monetização desses canais UHD premium durante este torneio global”, concluiu Mathias Eckert, SVP & GM EMEA & APAC da Imagine Communications.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube