Home Reportagens SVB1 e iForte LTX da Robe iluminam o palco do Eurovision 2025

SVB1 e iForte LTX da Robe iluminam o palco do Eurovision 2025

Robe colaborou com a Neg Earth Lights para criar quase 50 cenários distintos do Eurovision 2025, evento realizado na Suíça

Por Ricardo Batalha

Como parceira técnica oficial do Eurovision 2025, a Robe participou ativamente da construção do espetáculo visual do evento, realizado no St. Jakobshalle, em Basileia, na Suíça. Em colaboração com o fornecedor Neg Earth Lights, a marca forneceu centenas de luminárias e soluções de iluminação para apoiar a SRG SSR e a União Europeia de Radiodifusão (EBU) na criação de quase 50 ambientes de apresentação exclusivos.

O responsável pela cenografia e pelo projeto de produção foi Florian Wieder, que concebeu um palco dominado por uma tela LED translúcida de 750 metros quadrados e uma estrutura tridimensional de vídeo em escala industrial na parte frontal. Esses elementos foram combinados com um piso LED de 250 metros quadrados e superfícies mapeadas por vídeo em forma de montanhas, totalizando mais de 4.500 luminárias em todo o espaço.

O desenho de luz ficou a cargo de Tim Routledge, que escolheu uma ampla gama de equipamentos da Robe: 180 unidades do novo modelo SVB1, 72 moving lights iForte LTX, 36 luminárias estáticas multifuente Svopatt e 40 LEDBeam 150 distribuídas em diferentes áreas do cenário. Ele liderou uma equipe de 14 profissionais que também atuaram na programação, controle de vídeo e sistemas de tracking.

Vinte e quatro estruturas suspensas foram integradas a um sistema automatizado, permitindo a criação de diferentes arquiteturas cênicas para cada apresentação. A profundidade do palco foi reforçada com a iluminação posicionada acima da tela, cuja visibilidade podia ser ajustada de acordo com o conceito visual de cada número.

Todos os equipamentos iForte foram utilizados como luzes principais, sendo que parte deles foi conectada a 12 estações base de controle remoto RoboSpot. Já os SVB1 ocuparam lugar de destaque nos elementos suspensos do cenário, posicionados lado a lado para oferecer efeitos de pixels e estroboscópios com ampla cobertura.

As unidades Svopatt foram instaladas na área frontal do palco para emitir blocos de luz de alta intensidade. Este lançamento da Robe traz nove módulos independentes, cada um com sete multichips RGBW de 40 W e um píxel central com LED branco estroboscópico de 200 W.

O vencedor do Eurovision 2025 foi o austríaco JJ (Johannes Pietsch), com a música “Wasted Love”, balada de estilo operático ambientada em uma tempestade no mar, marcada por uma estética cinematográfica, cheia de contrastes e momentos em preto e branco.

Site relacionado: https://www.robe.cz/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados