A Blackmagic Design anunciou hoje que a FIRST Long Island, uma organização sem fins lucrativos que oferece a alunos do ensino fundamental ao médio um espaço para desenvolver iniciativas em STEM, está utilizando os switchers de produção ao vivo ATEM SDI Extreme ISO e ATEM Mini Pro em suas competições. A FIRST Long Island organiza até 14 eventos por ano letivo, envolvendo mais de 100 escolas e mais de 1.500 estudantes que estão trilhando o caminho para se tornarem líderes em áreas relacionadas à tecnologia.
Ryan Pfister, aluno de cibersegurança na SUNY Farmingdale State College e ex-participante dos programas da FIRST Long Island, hoje atua como voluntário na área de audiovisual, ajudando a coordenar os aspectos técnicos dos eventos da organização, que incluem competições de robótica desde projetos com LEGO® até robôs metálicos de 55 kg, dependendo da faixa etária. Pfister utiliza equipamentos da Blackmagic Design desde 2018, ano em que a empresa adquiriu um ATEM Television Studio. Ao identificar uma oportunidade de simplificar e modernizar o fluxo de trabalho de produção ao vivo, Pfister substituiu o ATEM Television Studio pela configuração atual.
Quatro câmeras, duas posicionadas em cada área de competição, alimentam o ATEM SDI Extreme ISO, que envia o sinal para um videowall. Composto por quatro TVs dispostas em formato retangular, o videowall exibe closes das partidas, placares e rankings ao vivo para os espectadores no local. O ATEM Mini Pro, por sua vez, transmite imagens de espaços como o auditório das cerimônias de encerramento, permitindo que espectadores acompanhem remotamente tudo que acontece.
“Gostamos muito do tamanho compacto dos ATEMs, pois conseguimos ocupar pouco espaço e, ao mesmo tempo, aprimorar nosso fluxo de trabalho com recursos mais modernos”, disse Pfister. “Por exemplo, a função de transmissão direta dos ATEMs nos permite transmitir as competições ao vivo para o Twitch e o YouTube, permitindo que famílias e alunos acompanhem de casa.”
Pfister também utiliza uma câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K para captar as reações do público nas competições e durante as cerimônias de abertura e encerramento. “Escolhemos essa câmera porque ela se integra perfeitamente ao nosso ecossistema Blackmagic Design, é claro, e o suporte para lentes MFT nos permite usar diferentes opções conforme a necessidade”, explicou. “Podemos usá-la como câmera de estúdio conectada aos ATEMs ou de forma independente para captar momentos únicos durante as competições. Ela é extremamente versátil e flexível.”
“Em cada evento, contamos com 25 a 30 voluntários, dos quais dois ou três cuidam da produção ao vivo e da transmissão. E alguns deles são os próprios alunos competidores”, observou Pfister. “Como é muito fácil treinar todos os voluntários, a simplicidade é fundamental. Mas ao mesmo tempo, os ATEMs são ferramentas profissionais completas, o que é uma ótima oportunidade para os alunos continuarem aprendendo.”
Fundada há mais de 30 anos, a FIRST Long Island nasceu com a missão de formar parcerias entre escolas, empresas e organizações comunitárias, promovendo currículos escolares que incentivem os alunos a seguir carreiras em áreas como tecnologia, engenharia e ciência. Desde sua criação, a organização, por meio de parcerias estratégicas, já proporcionou aos estudantes mais de 30 mil oportunidades de estágio e de emprego. Atualmente, a FIRST Long Island conta com programas de robótica em quase todos os distritos escolares de Long Island, em Nova York.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube