A Quortex, fornecedora de uma plataforma de entrega de vídeo em nuvem otimizada para processamento de streaming ao vivo, foi adquirida pela Synamedia. Com esse movimento, a Synamedia busca aprimorar seus recursos de rede de vídeo em nuvem, complementando seu Vivid Workflow as-a-Service (WaaS) com um conjunto de soluções inovadoras para processamento de conteúdo OTT, recuperação de desastres, processamento de conteúdos para grandes provedores de serviços e eventos ao vivo.
Usando um modelo patenteado de pagamento por fluxo, a tecnologia “just-in-time” da Quortex fornece os recursos necessários em todos os momentos. Se ninguém estiver assistindo a um canal, ele libera esses recursos. Essa metodologia oferece vantagens significativas de tempo de lançamento e custo em relação às abordagens de nuvem existentes, ao mesmo tempo em que garante que cada recurso implantado tenha uma finalidade. Por exemplo, para conteúdo de cauda longa (‘long tail’), a tecnologia Quortex reduz os custos de nuvem em até 67%, sempre de acordo com os dados da Synamedia.
A tecnologia SaaS multi-tenant da Quortex, cujos clientes incluem nomes como beIN Group Media, M6 e Red Bee Media, cria fluxos de vídeo em tempo real, com base nas necessidades dos usuários finais e adaptando-se à localização, dispositivos e recursos. Adapta-se à imprevisibilidade da rede, infraestrutura e público, dimensionando automaticamente os recursos de nuvem para cima e para baixo, aproveitando instâncias de nuvem que estão disponíveis por uma fração do custo normal, mantendo a qualidade da experiência. O serviço é projetado para qualquer provedor de transmissão ao vivo, incluindo operadoras de telecomunicações, operadoras de cabo, players diretos ao consumidor (D2C) e emissoras.
Julien Signes, vice-presidente executivo e gerente geral de redes de vídeo da Synamedia, justifica a decisão de comprar a Quortex pelo “enorme potencial” de sua plataforma. Por outro lado, Marc Baillavoine, CEO e fundador da Quortex, acredita que “com o alcance global da Synamedia e suas linhas de produtos complementares, podemos acelerar nossa missão de transformar a agilidade e o custo do streaming e reduzir sua pegada de carbono”.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube