Por Matthew Driscoll, diretor de gestão de produtos da Telestream
O monitoramento de ponta a ponta é chave para proteger a receita de anúncios OTT e a experiência do usuário
Todos nós já enfrentamos problemas com a qualidade do OTT, seja um anúncio que é reproduzido continuamente ou que interrompe a programação durante a cena mais interessante, ou um programa que faz “buffering” com frequência e quando finalmente é reproduzido tem uma qualidade terrível. Com tantas opções disponíveis para os espectadores, a maioria não vai perder tempo para avisar que há um problema, e simplesmente assistirão a outra coisa. Seja para aumentar sua receita de anúncios OTT ou para atrair e manter seus espectadores com conteúdo de qualidade, o streaming é um negócio complicado.
Os serviços de streaming com anúncios continuaram evoluindo e crescendo este ano. As perdas financeiras devido ao baixo nível de serviço e falhas dos anúncios continuam sendo um grande problema para o modelo de negócios. O nível de serviço e de impressões são impactados não apenas pela qualidade do conteúdo e falhas dos anúncios, mas também pela prevalência de bloqueadores de anúncios e fraudes. Em cada etapa da cadeia de preparação e entrega podem ocorrer problemas de qualidade, e você não consegue ver os problemas que seus telespectadores podem estar enfrentando. Essas mesmas questões que foram superadas na entrega de anúncios de TV linear estão agora surgindo mais uma vez. E no espaço OTT, o ambiente publicitário é ainda mais complexo. Os anúncios estão sendo reproduzidos como esperado? O que o usuário está vendo? O problema está no feed de contribuição, codificador, servidor POIS (Placement Opportunity Information Service), empacotador, servidor de origem, manipulador de manifesto, sistema de decisão de anúncios ou na CDN? As ferramentas certas podem fornecer essas respostas.
Os serviços de streaming com anúncios continuaram evoluindo e crescendo este ano. As perdas financeiras devido ao baixo nível de serviço e falhas dos anúncios continuam sendo um grande problema para o modelo de negócios.
A inserção dinâmica de anúncios (DAI) e a promessa dos anúncios direcionados
Existem vários pontos de falha para os anúncios entregues por OTT. E embora as coisas funcionem corretamente na maioria das vezes, também falham com bastante regularidade. Esses eventos negativos afetam diretamente a receita. Os desafios clássicos de conseguir que os marcadores SCTE-35 se propaguem pela rede de distribuição ainda são desafios hoje. No entanto, ficou mais complicado porque agora, além de lidar com um caminho de TV linear tradicional, é necessário lidar com o caminho OTT. Colocar os SCTE-35 em streams ABR (Adaptive Bit Rate) para DAI (Dynamic Ad Insertion) requer um fluxo de trabalho completamente diferente.
Há anos que ouvimos falar da promessa da publicidade direcionada, mas ainda está no início. A complexidade do fluxo de trabalho necessária para a personalização de anúncios gera mais transferências no sistema de anúncios. É durante essas transferências que os problemas normalmente acontecem. Se o manifesto for condicionado com precisão para o manipulador de manifesto de downstream, é possível a personalização de anúncios para um espectador específico. O manipulador de manifesto tem a tarefa de trocar informações com os servidores de decisão de anúncios e, se tudo correr bem, se envia um comercial personalizado, permitindo que cada espectador tenha uma experiência personalizada. Quando as coisas vão mal, os usuários podem perder anúncios, enfrentar reinicializações do player de mídia devido a transferências deficientes entre o conteúdo e a publicidade, ficar assistindo a uma imagem slate do provedor, ou simplesmente experimentar um streaming de baixa qualidade causado por redes publicitárias lentas ou conteúdo de áudio e vídeo de baixa qualidade.
Imagine todos esses pontos potenciais de falha e, depois, aumente o risco fazendo tudo isso acontecer durante um evento esportivo ao vivo. É fácil ver por que as organizações têm sido relutantes em adotar a DAI completamente e só agora estão experimentando fluxos de trabalho de anúncios direcionados.
A complexidade do fluxo de trabalho necessária para a personalização de anúncios gera mais transferências no sistema de anúncios.
O monitoramento ao resgate
A resposta para começar com segurança, protegendo e aumentando sua receita, é ter a maior visibilidade possível do fluxo de trabalho para ser alertado proativamente sobre os problemas e facilmente encontrá-los e corrigi-los antes de perder espectadores. O monitoramento deve ser implementado em cada etapa do ciclo de vida da publicidade OTT, proporcionando visibilidade dos feeds de contribuição e seguindo as mensagens de eventos de anúncios SCTE-35 através do processo de transcodificação e empacotamento, até o condicionamento de manifestos e, finalmente, até o manipulador pós-manifesto de entrega da CDN.
Além de rastrear os eventos de saída e entrada dos anúncios, você precisa se certificar de que a inserção do anúncio está preenchendo corretamente toda a duração da oportunidade publicitária, que a entrega do anúncio é adequada para lidar com as restrições de tempo de um serviço de streaming ao vivo, e que o conteúdo tem a qualidade esperada.
Você poderia obter algumas ou todas essas informações de cinco sistemas de monitoramento diferentes, mas para poder fazer tudo rapidamente e usar seus recursos humanos com eficiência, tudo isso precisa estar integrado em único painel unificado, como o sistema centralizado de monitoramento e gerenciamento de vídeo da Telestream, o iVMS ASM.
O iVMS ASM correlaciona conjuntos de dados muito complexos e diversos de cada ponto do fluxo de trabalho de anúncios para apresentar uma visualização gráfica simples das oportunidades publicitárias e o status de saúde, alertando para quaisquer problemas que possam surgir. Usando o relatório de anúncios dedicado e dinâmico, você pode identificar rapidamente problemas de grande escala que estão afetando significativamente as oportunidades publicitárias. Quando os problemas são mais complexos, você pode fazer uma busca detalhada e começar a investigar eventos específicos com análise de conteúdo de áudio e vídeo correlacionado (níveis de áudio e qualidade de imagem), bem como condicionamento de manifestos e deficiências de streaming que podem causar falhas nos anúncios.
Se sua organização está atualmente implementando publicidade OTT ou planeja seguir o caminho da publicidade direcionada, é imprescindível ter certo nível de visibilidade. Caso contrário, não há como saber se você está perdendo dinheiro de publicidade, e espectadores, quando as coisas dão errado.
A necessidade de monitoramento
Em uma rede ABR, é fundamental ter visibilidade e correlação de anúncios para proteger as receitas publicitárias e garantir que não haja oportunidades perdidas. É exatamente para isso que a solução de monitoramento DAI da Telestream foi projetada. O sistema de gerenciamento de vídeo iVMS ASM da Telestream coleta dados de monitoramento de nossas tecnologias de sondagem: Inspector LIVE, Sentry e a família Surveyor ABR. Elas realizam a correlação dos dados de inserção de anúncios entre a fonte, a origem e os locais de CDN, permitindo que as equipes de operações visualizem dinamicamente o desempenho do fluxo de trabalho de anúncios e identifiquem problemas rapidamente. A solução DAI da Telestream não apenas monitora e fornece o status de saúde em tempo real, mas também inclui dados analíticos como tempo de disponibilidade esperado versus tempo real, minutos de disponibilidade por hora, e informações de identificação de anúncios que podem ser usadas para analisar o fluxo de trabalho de publicidade OTT e fazer melhores decisões de negócios. Essas soluções fornecem análises completas do fluxo de trabalho de oportunidades publicitárias, incluindo mensagens de origem, condicionamento de manifesto, manipulação de manifesto, bem como monitoramento de qualidade do vídeo e áudio dos anúncios da contribuição até o cache de borda da CDN.
Para fluxos de trabalho SAS puramente baseados em nuvem, o Telestream Cloud Stream Monitor permite que você implemente esse recurso no fornecedor de nuvem de sua escolha, oferecendo uma solução de monitoramento global para seu conteúdo em mais de 70 locais exclusivos.
Para mais informação sobre o Monitoramento de VOD e DAI visite: https://pages.telestream.net/2021-DAI
Matthew Driscoll
Diretor de gestão de produtos da Telestream
Comentários fechados.