A Sociedade Municipal de Comunicação de Terrassa adquiriu um sistema de intercomunicação AEQ Xpeak para coordenar a televisão, o rádio e a captura de notícias e reportagens ao vivo. O projeto, que contou com o apoio dos engenheiros da integradora NRD Multimedia, conta com um sistema sem matriz, baseado na tecnologia de áudio sobre IP, especialmente desenvolvido para produção de TV e otimizado para produções remotas.
A Sociedade Municipal de Comunicação de Terrassa depende da Câmara Municipal da província de Barcelona (ESP), comunidade autônoma da Catalunha, e dispõe de um portal multimídia, um canal de televisão e um canal de rádio que trabalham em coordenação para oferecer aos cidadãos a informação mais próxima. Compartilhar informações e gerar conteúdos comuns a serem divulgados pelos três meios de comunicação é o objetivo da equipe liderada pelo diretor técnico Ricardo Revaliente e pelo chefe de equipes técnicas Wences Matarín.
A forma de trabalhar com produção multimídia integrada e otimização de recursos técnicos e humanos exige uma grande coordenação. Grande parte da programação televisiva é feita a partir do estúdio de rádio com um sistema vMix. Para interligar suas instalações, a Terrasa TV instalou um terminal Xpeak_R em formato rack no controle do estúdio de televisão e outro no controle de transmissão da rádio. Além disso, dois Beltpacks Xpeak_BP com fio permitem coordenar as câmeras no estúdio da televisão. Dois beltpacks sem fio com tecnologia WiFi Xplorer também garantem a comunicação dos produtores que se movimentam pelo set e pelo centro de produção.
Coordenação ao ar livre
Para coordenação externa, uma interface Xpeak_IF permite a incorporação de até quatro circuitos externos, analógicos, USB e Dante. Dois desses circuitos são conectados a um telefone híbrido AEQ TH02, que permite o acesso via telefonia convencional aos fones de ouvido viva-voz do pessoal da unidade móvel ou equipes de ENG.
O sistema pode crescer até 28 terminais e é configurado com a mesma flexibilidade operacional dos grandes sistemas matriciais, determinando quem fala com quem e quem ouve quem, de forma a evitar distrações com tarefas de produção ou transmissão ao vivo ao receber informações direcionadas a outros participantes.
Atualmente, os técnicos estão desenvolvendo a capacidade operacional do sistema para uma utilização mais intensa no exterior. Desta forma, quando um evento exige uma saída à rua de forma massiva e intensa, prevê-se levar os terminais Xplorer WiFi para o evento e, dando acesso à Internet aos pontos de acesso, aumentar a capacidade de coordenação no local.
Site relacionado: http://www.aeq.eu/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube