Home Reportagens The Joyce Theater adota Blackmagic Design para arquivamento digital

The Joyce Theater adota Blackmagic Design para arquivamento digital

Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 ajuda a modernizar o fluxo de gravação do icônico teatro nova-iorquino

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o The Joyce Theater, um teatro de dança e performances com 472 lugares no coração de Manhattan, utiliza a Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 e diversos conversores da Blackmagic Design para captar e arquivar suas apresentações. As gravações são usadas por companhias de dança para revisões diárias, documentação de espetáculos e treinamento de novos bailarinos e diretores de palco.

Fundado em 1982, o The Joyce tem desempenhado um papel fundamental na comunidade da dança, recebendo mais de 400 companhias nacionais e internacionais e oferecendo uma programação contínua de 45 a 48 semanas por ano, proporcionando a mais de 150 mil espectadores o acesso a espetáculos diversos, inovadores e desafiadores. Segundo Jeff Segal, diretor de produção do teatro, o The Joyce sempre forneceu gravações do feed de monitoramento na frente do palco, mas recentemente modernizou seu fluxo de trabalho para o formato digital, adotando a Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2, o Teranex Mini Audio to SDI 12G, o HyperDeck Studio HD Plus e diversos Mini Converters da Blackmagic Design.

“Antigamente, gravávamos em VHS e depois migramos para DVD, mas, com os arquivos digitais se tornando o formato predominante, modernizamos nosso fluxo de trabalho. Durante a pandemia, passamos a usar os equipamentos da Blackmagic para transmissões ao vivo e vimos de perto sua confiabilidade, o que os tornou a escolha natural para essa atualização”, explica Segal.

Uma Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 foi instalada no fundo do teatro, acima da última fileira de assentos, proporcionando uma visão ampla do palco. A câmera está conectada a um Mini Converter SDI to Analog 4K, que envia um sinal analógico para uma matriz de distribuição SDI, transmitindo o sinal NTSC para monitores em diferentes áreas. A saída SDI do conversor é dividida em dois destinos que suportam um sinal de alta qualidade, atualmente configurado para 1080p29.97.

Um deles envia o sinal para o monitor do diretor de palco via Mini Converter SDI to HDMI 3G. O outro segue para um Mini Converter SDI Distribution na sala de produção, onde é redistribuído para um monitor no camarim e para um Teranex Mini Audio to SDI 12G, que combina o áudio da mesa de som ao feed SDI da câmera. O HyperDeck Studio HD Plus então realiza a gravação final e simultaneamente transmite o sinal de vídeo para um monitor na sala de produção via HDMI.

Segal explica que a escolha da Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 se deve a diversos fatores: seu design compacto evita interferências com artistas e público, ao mesmo tempo em que moderniza o fluxo de trabalho do teatro sem impactar equipamentos mais antigos que ainda não podem ser substituídos. Além disso, o sensor 4K de alto desempenho em baixa luz e a ciência de cores cinematográfica garantem gravações de alta qualidade das apresentações.

Ele também ressaltou a facilidade de uso dos produtos Blackmagic Design: “O fato de todos os equipamentos Blackmagic se integrarem perfeitamente facilitou a instalação, e a flexibilidade para alternar entre diferentes formatos de mídia durante a gravação é uma grande vantagem”, afirma Segal. “Além de registrar apresentações para as companhias, também arquivamos nossa série semanal de debates ‘Curtain Chat’.” Como os equipamentos da Blackmagic são intuitivos, a equipe do Joyce não precisa gastar tempo com ajustes antes de cada gravação.”

Segal conta que, no dia a dia, as companhias podem solicitar gravações de ensaios ou apresentações, e algumas também pedem versões com o áudio do headset para fins de ensino e treinamento. O Joyce agora conta com um sistema configurado para integrar esse áudio à gravação, seja em estéreo ou mono, permitindo que as companhias pratiquem e treinem marcações de cena com ou sem o áudio do headset.

“Nossa capacidade de fornecer gravações diretamente da câmera de monitoramento da frente do palco é um grande diferencial para muitas companhias”, afirma Segal. “Nosso novo sistema otimizou o fluxo de trabalho e simplificou o processo para as companhias que se apresentam aqui, eliminando a necessidade de conversões ou extrações de arquivos de DVDs. Além disso, a possibilidade de gravação com áudio do headset é um diferencial raro, e estruturamos nosso sistema justamente para oferecer esse recurso.”

“De modo geral, os equipamentos Blackmagic nos ajudam a acompanhar as demandas das companhias que se apresentam no Joyce. São produtos confiáveis, robustos e que exigem pouca manutenção. Considerando os recursos oferecidos, o custo-benefício é excelente. Pequenas organizações artísticas raramente têm acesso a equipamentos dessa qualidade. No fim das contas, os benefícios que as companhias obtêm com as nossas gravações justificam o investimento”, concluiu.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados