Home Reportagens This Is Distorted monta estúdio de podcast com fluxo de trabalho Blackmagic Design

This Is Distorted monta estúdio de podcast com fluxo de trabalho Blackmagic Design

Estúdio é composto por três câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2 conectadas por HDMI a um switcher ATEM Mini Extreme ISO na sala de controle

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a agência de conteúdo This Is Distorted, de Leeds, montou uma nova instalação para podcasts em torno do switcher de produção ao vivo Blackmagic ATEM Mini Extreme ISO e da câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2. Os diretores Alex Jungius, Andi Durrant e Nick Riley deixaram o mundo do rádio mainstream para fundar a empresa. A jornada começou com música eletrônica, o que abriu caminho para outros gêneros e se expandiu para serviços de áudio à medida que os podcasts se desenvolveram ainda mais. A equipe agora trabalha com artistas como deadmau5 em seu programa semanal “mau5trap”, que alcança mais de 13 milhões de pessoas, e com marcas como o NHS no premiado podcast “Health Uncovered”.

“Gostamos da ideia de poder dispensar as grandes emissoras e criar um público próprio através do áudio”, revela Alex. “O primeiro espaço do estúdio não foi projetado para o aspecto visual dos podcasts; instalamos câmeras de vídeo, mas isso foi muito mais um reflexo tardio do design. Naquela época, não sabíamos se os clientes iriam querer vídeos completos ou até mesmo pequenos trechos.”

A pandemia se mostrou um ponto de virada para a This Is Distorted, com mais clientes priorizando conteúdos de vídeo e mídia social em formato curto. Com isso, o novo espaço foi construído tendo o podcast audiovisual em mente. Em termos de produção, o estúdio é composto por três câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2 conectadas por HDMI a um switcher ATEM Mini Extreme ISO na sala de controle. “Podemos operar e controlar as câmeras remotamente através do ATEM, eliminando a necessidade de operadores de câmera na sala de controle. O áudio é gravado separadamente e também é enviado ao ATEM para sincronizar os arquivos de vídeo”, diz Alex.

O estúdio conta com um cenário de estilo televisivo descontraído, com sofás confortáveis e tijolos expostos, criando um espaço único com TVs montadas na parede para conteúdo publicitário e iluminação com cores ajustáveis. Devido a restrições de espaço, os braços montados na parede suspendem as câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2 do chão, que podem ser reposicionadas, eliminando riscos de tropeços e tornando a configuração a mais discreta possível.

Todos os ISOs das câmeras e uma cópia do corte ao vivo são gravados em um disco SSD USB-C, além de um arquivo de projeto DaVinci Resolve. “Na maioria das vezes, o corte ao vivo é bom o suficiente para o que queremos. Caso contrário, utilizamos o DaVinci Resolve Studio para fazer ajustes finos conforme necessário”, diz Alex. “Podemos recorrer aos arquivos ISO e criar uma linha de tempo multitrilha a partir deles para podcasts um pouco mais complicados, onde há muitas pausas e recomeços.”

“Queríamos uma solução completa e, com todos os pré-requisitos que podíamos prever, conseguimos encontrar uma solução no fluxo de trabalho da Blackmagic”, conclui. “Agora temos confiança de que, com o novo espaço, podemos começar a ser um pouco mais criativos no visual e no estilo do conteúdo que estamos produzindo.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados