Home Reportagens ToolsOnAir melhora a ingestão e pós-produção com E/S AJA

ToolsOnAir melhora a ingestão e pós-produção com E/S AJA

Considerando o papel proeminente da tecnologia de E/S no pipeline da ToolsOnAir, a empresa tem sido uma 'AJA Developer Partner' desde o seu início

Por Ricardo Batalha

A ToolsOnAir chamou a atenção quando lançou as primeiras soluções de ingestão, reprodução e gráficos em tempo real baseados em Mac na NAB 2010. Desde então, o desenvolvedor de soluções austríaco expandiu sua linha de produtos para suportar reprodução automática e legendagem ao vivo, e lançou uma solução de ingestão baseada em Linux que aproveita as tecnologias AJA. Emissoras, casas de produção, casas de culto, organizações governamentais e instituições educacionais em todo o mundo usam a tecnologia ToolsOnAir para acelerar a ingestão e reprodução de áudio e vídeo para produção com a ajuda do hardware de E/S AJA.

“Nós projetamos todos os sistemas com equipamentos de E/S AJA para serem multiformatos para que os usuários tenham a flexibilidade de trabalhar com codecs padrão da indústria como Apple ProRes, XDCAM HD, AVC-I, DNxHD/HR ou H .264/HEVC nos Contêineres MOV, MXF, MP4 e AVI”, detalhou o diretor de soluções de ingestão da ToolsOnAir, Christian Schabasser.

“Muitos clientes também querem reproduzir material em dispositivos HDMI e SDI enquanto gravam simultaneamente, seja para monitoramento ou streaming. Nesse caso, recomendamos hardware complementar, como o dispositivo de gravação e streaming AJA HELO Plus H.264”, acrescentou.

Dependendo do sistema operacional que o cliente preferir, as soluções ToolsOnAir são construídas por um revendedor ou integrador de sistemas ou entregues prontas para uso. Os clientes de Mac normalmente compram o Mac necessário, hardware de E/S da AJA (seja PCI ou Thunderbolt) e um compartimento PCIe Sonnet para as placas PCI, com a ToolsOnAir fornecendo as licenças de software.

Manuel Grund, diretor de operações da ToolsOnAir, observa que “nossa solução baseada em Mac suporta vários hardwares de E/S, mas sempre recomendamos as soluções AJA Io e Kona. Recentemente, um cliente norueguês usou vários AJA Io X3 em sua configuração e suspeito que ele não será o último.”

“O Io X3 é uma caixa de E/S perfeita para necessidades de HD, com suporte para Thunderbolt 3 e adições de recursos por meio de atualizações de software de desktop AJA. É moderno, silencioso e tem praticamente tudo que se possa imaginar, incluindo funcionalidade de várias janelas e muitas opções de entrada de áudio. Também é fácil inicia: você o conecta, instala os drivers e pronto.”

A ToolsOnAir constrói seus sistemas Linux em Viena e nos Estados Unidos e os envia aos clientes com um cartão AJA Corvid 88, Corvid 44 12G BNC e Corvid 44 BNC integrado. “Para clientes que trabalham em HD e UltraHD, usamos o Corvid 88, pois oferece oito entradas, permitindo oito para HD ou duas para UltraHD através da conexão quad-link. Em outros cenários, onde são necessárias quatro entradas, usamos um Corvid 44 12G BNC ou Corvid 44 BNC”, destaca Schabasser. “No geral, nossos clientes estão entusiasmados com suas experiências com esses cartões e estamos vendo mais demanda por 12G-SDI de clientes que trabalham em Ultra HD”.

“À medida que mais profissionais trabalham em 4K e UltraHD de alta taxa de quadros, especialmente para produções esportivas e em horário nobre, o 12G-SDI está ganhando favores tecnológicos. Cerca de 90% de nossos clientes que trabalham em UltraHD estão usando ferramentas nativas 12G-SDI”, acrescenta Grund. “Dá a eles o poder e a largura de banda para mover o conteúdo do sinal UltraHD pelo cabo, mantendo a flexibilidade de trabalhar em HD se o projeto exigir.”

Considerando o papel proeminente da tecnologia de E/S no pipeline da ToolsOnAir, a empresa tem sido uma AJA Developer Partner desde o seu início. “Quando começamos, tivemos longas discussões sobre como escolher o hardware certo e o SDK básico para construir, e é por isso que a AJA é conhecida no espaço de transmissão. Sua base de drivers se destacou, mas mais importante, como desenvolvedor, seu SDK nos permitiu falar diretamente com o metal. Sabíamos e continuamos a saber que, com a AJA, nossos clientes poderão ver como é cada quadro que passa pelo cartão e poderão processá-los facilmente. Ter um parceiro de E/S forte como a AJA tornou nossa jornada de 2010 até hoje muito mais fácil”, conclui Grund.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados