Renomado diretor de fotografia Toyotaro Shigemori usou a Blackmagic URSA Mini Pro 12K para gravar o web filme “Niko and … Winter Book”
A Blackmagic Design anunciou que o renomado diretor de fotografia Toyotaro Shigemori usou a Blackmagic URSA Mini Pro 12K para gravar o web filme “niko and … Winter Book”. O filme, criado como parte da campanha publicitária para a marca de moda e estilo de vida “niko and …” também foi colorizado no DaVinci Resolve Studio.
Toyotaro Shigemori é um cinegrafista premiado e filmou diversos comerciais de TV, videoclipes e longas-metragens corporativos famosos. Ele também é conhecido por usar principalmente câmeras de filme, com 80% de sua obra ter sido filmada em película. Em “niko and … Winter Book”, estrelado pelos talentosos jovens atores Masaki Suda e Nana Komatsu, Shigemori captou o mundo fantástico do livro de ilustrações do renomado diretor de arte Chie Morimoto,
“Tenho trabalhado com o Morimoto para esta marca e a maioria dos vídeos foram filmados em filme 35 mm. Entretanto, para o projeto anterior desta versão de inverno, usei uma câmera diferente: a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. Me perguntaram que tipo de filme deveríamos fazer, e sugeri que os atores posassem como manequins e congelassem os movimentos, já que o projeto foi originalmente usado para fotografia. Eles gostaram da ideia, por isso eu precisava de uma câmera que fosse fácil de movimentar, já que os atores ficariam imóveis. Então, gravei os movimentos com a Pocket Cinema Camera montada em um Ronin e adorei”, disse Shigemori.
Shigemori costuma atuar como diretor de fotografia na maioria de seus projetos, mas neste filme ele decidiu dirigir. “Na verdade, eu também dirigi a versão anterior de outono, e eles gostaram, então me pediram para dirigir novamente. No entanto, Morimoto já havia planejado o visual precisamente, então eu disse aos atores como eles deveriam se mover, sem estragar o conceito visual.”
“Filmei em 8K na configuração 8:1. O filme seria postado no Instagram, e por isso usei uma lente anamórfica e fiz um corte lateral 4:3. Se você fizer um corte lateral usando uma câmera normal, perderá muita qualidade de imagem, mas a URSA Mini Pro 12K permite filmar em alta resolução, então você não precisa se preocupar com perda de qualidade”, continuou.
Amando o estilo original do filme, Shigemori tinha um plano para recriar a mesma pegada com a URSA Mini Pro 12K. “A maioria das câmeras digitais está configurada para ISO 800 como ISO padrão, mas eu dificilmente uso a configuração ISO 800, pois acho que a imagem fica muito digital e meio monótona. Eu sempre aumento o ISO quando filmo em digital e desta vez utilizei ISO 1600. Costumo definir a configuração de ISO para 3200, evitando que a imagem pareça ‘muito real’. Seja em filme ou digital, você precisa de alguma forma ‘torturar’ a imagem para obter um visual interessante.”
“É por isso que também usei as lentes anamórficas. Você não consegue um foco nítido com esta lente, o que torna a imagem um pouco difusa. Gosto que o público seja imaginativo, então deixo alguma imprecisão na imagem, e tento não deixar minha imagem muito limpa”, disse Shigemori.
A gradação foi feita pela casa de pós Omnibus Japan no DaVinci Resolve Studio. Shigemori explicou o que ele pretendia com a gradação de cores: “Eu filmei este projeto com uma iluminação muito plana, o que é incomum para mim. Normalmente gosto de criar mais sombras, mas era para ser uma paisagem de neve no inverno, então intencionalmente usei uma iluminação plana. Também usei fumaça no estúdio, o que deixou a imagem esbranquiçada. Eu queria criar um clima e uma atmosfera com a iluminação e o efeito de fumaça, mas também queria ver cada uma das cores, então pedi ao meu colorista para colorizar cuidadosamente com nitidez e intensificar as cores. Não era comum para mim deixar a imagem com um tom muito suave, mas ficou lindo.
Por último, Shiegemori falou sobre filmar em Blackmagic RAW: “Achei que seria impossível rodar o material 8K RAW em um computador normal. Fiquei surpreso como o Blackmagic RAW era leve quando eu o usei, o que excedeu minhas expectativas. Enquanto algumas imagens RAW de outras câmeras digitais requerem mais poder de processamento do computador, o Blackmagic RAW é bem fácil de manusear.”
Comentários fechados.