Home Artigos Transferência de arquivos inteligente e acelerada de nível empresarial em alto mar

Transferência de arquivos inteligente e acelerada de nível empresarial em alto mar

Por Ricardo Batalha

Multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica implantou o software Signiant para melhorar confiança, segurança e comunicação entre navios e postos avançados

Por Michael Darer

Em uma nova fusão entre o mar e o céu, a multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica implantou o software Signiant para melhorar o moral, a confiança, a segurança e a comunicação entre navios e postos avançados. O Juan Sebastián de Elcano, terceiro maior veleiro do mundo e um navio de treinamento Real espanhol, foi apenas o primeiro de mais de uma dezena de navios em que embarcou a Signiant. Assim, o Juan Sebastián de Elcano, que ostenta quatro mastros alcançando quase 160 pés no ar, suportando 21 velas enormes, conta com uma solução de transferência de arquivos acelerada de nível empresarial.

Elena Andres, Chefe de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Telefónica, destacou os desafios que o Ministério da Defesa espanhol enfrentou para esse desenvolvimento.

“Houve vários problemas. Um era a falta de conectividade em vários locais importantes. O segundo foram os problemas de segurança exacerbados pela falta de conectividade. Além disso, queríamos melhorar o bem-estar das tropas e militares que trabalham nesses locais, em parte permitindo que eles consumissem conteúdo como se estivessem em casa”, diz Andres.

Para atingir esses objetivos, a Telefónica precisava encontrar uma solução de transferência de arquivos de mídia que pudesse ser confiável, mesmo quando a conectividade fosse menos do que a ideal. Eles precisavam de algo que oferecesse velocidade, segurança, flexibilidade e confiabilidade até mesmo nas condições de rede mais desafiadoras. Assim, escolheram o Managers + Agents, da Signiant.

Telefónica e Signiant
Fundada há quase um século em Madrid, a Telefónica é uma das maiores operadoras de telefonia e provedoras de rede móvel do mundo. Com mais de 113 mil funcionários e 337 milhões de clientes espalhados pela Europa, Ásia e Américas, a empresa tem moldado rotineiramente a moderna indústria de telecomunicações e muitas outras indústrias que ela toca.

Quando a Telefónica entrou em contato com a Signiant pela primeira vez, para implantar suas soluções para o Ministério da Defesa espanhol, deixou claro a seriedade do desafio. O Ministério da Defesa espanhol considerou problemática a transferência de arquivos, vídeos de entretenimento e outras comunicações pessoais entre bases navais e navios. O Ministério empregou muitas soluções de tecnologia diferentes em vários locais, e a inconsistência entre as ferramentas afetou o moral e a segurança.

Fazer malabarismos com esse pacote de tecnologia já era bastante desafiador em terra, mas ainda mais para quem estava no mar. Como resultado, era essencial para o Ministério da Defesa encontrar um único fornecedor que pudesse otimizar sua pilha de tecnologia. Felizmente, a Signiant era perfeita para o trabalho.

O Manager + Agents não apenas tornou possível mover todo o conteúdo em questão, mas, uma vez que seria uma parte de uma gama maior de tecnologia, o poder e a flexibilidade da ferramenta garantiram que a segurança para o Royal Navy integrar soluções.

O problema era mais do que apenas falta de consistência e eficiência. As lutas enfrentadas pelas operações navais foram ainda agravadas por problemas compreensíveis com as condições de conectividade dos navios fora do porto. Se as transferências de arquivos fossem interrompidas entre uma base e os navios – e frequentemente aconteciam -, isso poderia prejudicar a produtividade e interromper fluxos de trabalho importantes. Até mesmo a incapacidade de mover as comunicações pessoais de maneira eficaz pode ser uma ameaça ao moral e à capacidade de gerenciar um grande número de pessoas que trabalham em navios e em terra.

Os desafios que o Ministério da Defesa da Espanha estava tentando resolver eram os mesmos que qualquer filme, transmissão ou empresa VOD: como eles enviam diversos ativos digitais grandes, e incrivelmente valiosos, com velocidade e confiabilidade, por longas distâncias e entre múltiplas partes? Nesse caso, havia condições de rede desafiadoras com requisitos de alta segurança. Embora o que foi movido possa ter sido a educação de crescimento pessoal (como cursos de idiomas) ou comunicados pessoais importantes em vez de criação de jogos ou diários de televisão, o jogo final permaneceu o mesmo – conteúdo importante chegando ao seu destino da maneira mais eficiente possível. Assim, a Telefónica alavancou Signiant Manager + Agents em um novo aplicativo.

“Uma das questões mais importantes neste projeto é tentar gerenciar a largura de banda o tempo todo, especialmente nos navios”, disse Jaime Vidal López, gerente de projeto da Telefónica. “Temos que usar uma largura de banda muito pequena para compartilhar não apenas os arquivos de mídia, mas também as comunicações. Além disso, você tem todos os aplicativos que a equipe deseja usar, como o YouTube, que ocupa ainda mais largura de banda.”

Começando com instalações baseadas em terra em países – o primeiro deles em Koulikoro, Mali – o Ministério da Defesa e a Telefónica rapidamente perceberam o eficácia do Manager + Agents da Signiant e passaram a implantá-lo em navios, começando com o Juan Sebastián de Elcano.

“O conteúdo é fornecido pela Telefónica – incluindo entretenimento como filmes, séries, programas, etc. – e pelo Ministério da Defesa”, continuou Andrés, explicando o fluxo de trabalho. “Para o conteúdo VOD, tudo é enviado para o Data Center da Telefonica, e de lá, usando o Signiant e a rede, enviamos todo esse conteúdo para cada local – seja terrestre ou marítimo – para que possa ser consumido em cada base dos dispositivos dos soldados, por meio da nova plataforma OTT que montamos como parte deste projeto.”

Nenhum arquivo perdido no mar
A tecnologia da Signiant enfrenta esses desafios de largura de banda e move o conteúdo com eficiência através de tubos estreitos e alto congestionamento. Para a Telefónica e o Ministério da Defesa da Espanha, o Manager + Agents resolveu esses desafios, apesar dos desafios complexos de segurança e rede em ambientes limitados e árduos. A prova estava no objetivo principal do objetivo – fornecer ao seu pessoal militar conteúdo pessoal e divertido para aumentar o moral.

“A solução é eficaz e os usuários finais estão muito felizes. Eles entendem isso como uma melhoria em seu bem-estar. E como é usado em muitos lugares diferentes, [isso] deixa os usuários felizes e o estado feliz”, explica López.

Em parte, isso se deve aos recursos de monitoramento do Signiant e ao poder do recurso Checkpoint Restart. Locais militares nem sempre têm a conectividade ideal; isso significa que as transferências podem ser interrompidas conforme a conectividade flutua com base na gama cada vez maior de fatores que afetam os navios. A capacidade do Signiant não apenas de relatar rapidamente quando a conectividade é interrompida, mas de reiniciar automaticamente as transferências a partir do ponto de interrupção, economiza tempo e frustrações.

“Escolhemos o Signiant porque é um sistema muito bom”, enfatiza López. “É muito poderoso ser capaz de obter um fluxo de trabalho completo e o Signiant é realmente fácil de entender e usar, e desenvolver esses fluxos de trabalho.”

A Telefonica já implantou o Signiant em nada menos que 27 locais: 11 em terra e 18 em navios individuais. A flexibilidade da solução da Signiant também provou ser uma vantagem para o projeto, considerando quanta infraestrutura adicional o novo sistema envolveria. “As soluções da Signiant estão perfeitamente integradas à rede segura que a Telefónica e a Hisdesat [operadora de serviços de satélite do governo espanhol] implantaram para este projeto”, acrescenta Elena Andres.

Os desafios da Telefónica são exatamente o que a Signiant resolve em toda a cadeia de suprimentos de mídia global todos os dias – transferências de mídia em um ambiente de rede desafiador. Mover grandes quantidades de conteúdo de alto valor entre locais globais, em uma ampla variedade de tipos de armazenamento e condições de rede com velocidade, confiabilidade e segurança é uma constante em M&A – independentemente das condições. Em terra ou no mar, o software Signiant é utilizado para mover petabytes de conteúdo de alto valor todos os dias em todo o mundo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados