Home Reportagens Trick Digital utiliza Fusion Studio em efeitos visuais do longa 57 Segundos

Trick Digital utiliza Fusion Studio em efeitos visuais do longa 57 Segundos

Fusion Studio foi usado para criar os efeitos visuais do filme e uma interessante sequência de abertura para o thriller de viagem no tempo

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a produtora de efeitos visuais (VFX) Trick Digital utilizou o software de gráficos em movimento e efeitos visuais Fusion Studio no novo filme de ação “57 Segundos”. O Fusion Studio foi usado para criar os efeitos visuais do filme e uma interessante sequência de abertura para o thriller de viagem no tempo. Estrelado por Morgan Freeman e Josh Hutcherson, “57 Segundos” segue um blogueiro de tecnologia que frustra um ataque a um guru da área sendo entrevistado apenas para descobrir um anel misterioso que permite viajar 57 segundos no passado.

A Trick Digital criou mais de 200 planos VFX para o filme e também realizou os créditos de abertura, usando o sistema 3D do Fusion Studio para criar notícias estilizadas e telas de blog relacionadas aos protagonistas. O supervisor de efeitos visuais Adam Clark explicou: “Nos pediram de última hora se poderíamos criar algo interessante e especial com o título principal e a sequência de abertura para fundamentar um pouco da história anterior e também incluir algo impactante na introdução do filme. Começamos no cinema criando sequências animadas de títulos principais, então gostamos muito desse pedido.

“O processo foi muito criativo e lúdico. Graças ao sistema 3D do Fusion e à arquitetura baseada em nós, pudemos conceituar rapidamente, iterar criativamente e executar a ideia 100% no contexto da imagem renderizada final, em vez de acessar um aplicativo 3D destinado a isso, que é como preferimos trabalhar, se possível.”

Uma das sequências de efeitos visuais particularmente desafiadoras do filme mostrou o personagem de Morgan Freeman, Anton Burrell, palestrando em um estádio. “Os assentos do estádio foram um desafio único, com planos limitados da multidão e eventuais planos de grupos sem configurações de tela verde”, explicou Clark. “Com o fluxo de trabalho baseado em nós e as ferramentas de pintura, distorção de imagem e rotoscopia do Fusion, pudemos fazer isso com relativa facilidade. Criamos um kit da multidão a partir das pessoas filmadas com um monte de rotoscopia e repintura, reorganizamos e ajustamos as pessoas e, por fim, criamos seções da multidão usando perspectiva e distorção para posicioná-las adequadamente no ambiente”.

“Trabalhar com o Fusion há mais de 20 anos e dominá-lo nos dá liberdade criativa de trabalhar com muita rapidez”, acrescentou. “Além de ser ideal na produção por uma série de motivos, o fluxo de trabalho baseado em nós nos permite experimentar sem ter que desbravar recursos trabalhosos na linha de tempo para realizar tarefas inovadoras”.

Com experiência em desenvolvimento de software, Clark observou que os recursos de script do Fusion Studio são uma grande vantagem. “Fica muito natural. Posso escrever facilmente expressões para adicionar paralaxe a rastreadores de pontos simples e criar profundidade artificial ou usar expressões apenas para causar cintilação nas luzes. É maravilhoso ter esse nível de controle criativo e técnico na hora de criar. No final das contas, o que importa é criar ótimas imagens o mais rápido possível, então, quanto mais flexibilidade no conjunto de ferramentas, melhor”, disse.

Seja fazendo modificações nas construções ou na criação digital de adereços e aprimoramentos em “57 Segundos”, o sistema 3D do Fusion Studio foi o pilar do trabalho de efeitos visuais da Trick Digital. “Somos grandes fãs do novo rastreador planar e das ferramentas de rastreamento de câmera 3D”, explicou Clark. “Usamos esses recursos o dia inteiro, todos os dias e para tudo o que você imaginar, além de outros recursos, como rastrear foscos no espaço 3D para evitar ou minimizar a rotoscopia e ainda assim alterar os pontos da forma original, o que é muito bom. Eu crio redes extensas para gerar foscos e minimizar o trabalho de rotoscopia, mas é inevitável. Graças às fantásticas ferramentas de rotoscopia e pintura do Fusion, um processo que normalmente tirava a minha paz agora eu consigo realizar tranquilamente”.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Trick Digital utiliza Fusion Studio em efeitos visuais do longa 57 Segundos | AVAV 08/12/2023 - 12:03

[…] , 2023-12-08 01:11:25 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Trick Digital utiliza Fusion Studio em efeitos visuais do longa 57 […]

Comentários fechados.