A Blackmagic Design anunciou que a Keytown Productions está usando câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e switchers de produção ao vivo ATEM Constellation 8K para produzir transmissões ao vivo para a Professional Darts Corporation (PDC).
Organizado pela PDC, o European Tour começou em 2012 com cinco eventos e, atualmente, tem 13 eventos em sete países. O CEO da Keytown Productions Robbert van Loon trabalha com a PDC há cerca de uma década e acompanhou de perto esse crescimento.
Antes, a cada evento, a empresa construía uma solução PPU no local. No entanto, com os torneios a todo vapor e grandes streamers, como DAZN e Viaplay, investindo nos direitos, a PDC procurou a Keytown Productions com a ideia de construir uma unidade móvel mais permanente.
Então, decidiram construir um caminhão de quase 12 metros com capacidade para uma equipe de produção de nove pessoas e instalar equipamentos da Blackmagic Design; tanto novos quanto os já utilizados nos sistemas PPU. Dentre os novos equipamentos estão dois ATEM Constellation 8K e um roteador de vídeo Universal Videohub 72.
“A grande questão é: o mais importante é o roteador de vídeo ou o switcher? Para mim, tudo começa quando as filmagens e as fontes entram na van, que é o roteador, por isso optamos pelo Universal Videohub”, revela van Loon.
“Com o roteador, damos a ambos os switchers ATEM as mesmas fontes. Graças a essa redundância integrada, temos um plano B caso algo aconteça a qualquer um dos switchers. Não precisamos de patches adicionais, então a transição leva cerca de um minuto”, constata. “Em segundo lugar, é muito útil porque agora temos quatro multivisualizadores de cada sistema, totalizando oito multivisualizadores nessa van, e podemos utilizá-los separadamente.”
Sem dúvidas, a Keytown Productions tem um recurso favorito: a facilidade com que um plano dividido pode ser gerado para mostrar o jogador, o tabuleiro de dardos e os gráficos. “Também utilizamos os vários M/Es do ATEM. Normalmente, temos pelo menos um M/E para o programa e enviamos outro M/E para as telas do local.”
Além de trazer mais confiabilidade e qualidade para a cobertura, o caminhão também ajudou a Keytown a conseguir reduzir o tempo de configuração em cada local de nove horas para menos de cinco. Agora basta chegar e encontrar um lugar com uma boa rota de cabo até o local do evento.
Nas últimas semanas, a unidade móvel já percorreu a Europa, visitando países como Polônia, Alemanha, Holanda, Bélgica e muito mais. “Agora que tudo está pré-configurado, é muito mais fácil”, conclui van Loom. “Além de não perdermos tempo configurando o sistema todas as vezes, agora temos mais estabilidade e zero falhas. Agora passamos por muito menos estresse do que antes.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube