Home Reportagens TV 2 cobre eleições dinamarquesas com rede 5G privada e soluções da Haivision

TV 2 cobre eleições dinamarquesas com rede 5G privada e soluções da Haivision

A TV 2 usou o poderoso e versátil transmissor móvel Haivision Pro460 junto com o receptor e decodificador Haivision StreamHub

Por Ricardo Batalha

A tecnologia da Haivision permitiu à TV2 Dinamarca cobrir as últimas eleições dinamarquesas com uma rede 5G privada de baixa latência. O canal público nacional da Dinamarca, TV 2, projetou uma ampla cobertura para mostrar as últimas eleições dinamarquesas de todos os ângulos. No entanto, as limitações das redes públicas nas imediações e no interior do histórico Palácio de Christiansborg em um evento concorrido apresentaram-se como um grande desafio a ultrapassar.

Fornecer cobertura ao vivo de várias salas dentro do prédio significava contar com WiFi tradicional e redes móveis públicas 5G. Além disso, o uso de cabos também não se apresentou como a solução mais adequada, devido à limitação de largura de banda e sua latência. Para superar todos esses obstáculos, a TV 2 decidiu implantar o 5G autônomo privado da Neutral Wireless dentro e fora do prédio.

A TV 2 usou o poderoso e versátil transmissor móvel Haivision Pro460 junto com o receptor e decodificador Haivision StreamHub para obter transmissão de vídeo de latência ultrabaixa na rede 5G privada. O vídeo ao vivo foi capturado por duas câmeras de televisão montadas com transmissores móveis Haivision Pro460 e enviados para um receptor Haivision StreamHub via 5G.

O StreamHub então decodificou o vídeo ao vivo e o enviou para a instalação de produção da TV 2 em Copenhague por meio de uma rede de fibra dedicada. Usando a tecnologia de contribuição 5G da Haivision, os testes iniciais demonstraram uma latência de ponta a ponta de menos de 100 milissegundos, desde o prédio do parlamento até suas instalações de produção.

Morten Brandstrup, chefe de tecnologia de notícias da TV 2 Dinamarca, considera a cobertura um “grande sucesso” graças a equipamentos como os dongles Haivision, que eram “fáceis de implantar e funcionaram perfeitamente em nossa rede 5G privada, o que nos permitiu alcançar streaming de baixa latência sem comprometer a confiabilidade ou a qualidade”.

Ronan Poullaouec, vice-presidente sênior de engenharia da Haivision, acrescenta: “A tecnologia Haivision continua abrindo caminho para transmissão de vídeo de baixa latência e missão crítica em redes celulares. Estamos sempre ultrapassando os limites do que é possível com a conectividade 5G para nossos clientes e estamos entusiasmados em trazer experiências de visualização de qualidade excepcional para o público quase em tempo real”.

Site relacionado: https://www.haivision.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados