A TV Centro América, afiliada da Globo em Cuiabá e cabeça de rede da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), está acelerando sua modernização operacional com o ecossistema da TVU Networks, integrado pela LineUp. O plano contempla um programa de renovação (trade-in) do parque de mochilas TVU One, a adoção do TVU RPS One para produção remota com estruturas mais enxutas e o uso do TVU Grid como hub de contribuição e distribuição entre praças.
“Fizemos o levantamento do nosso parque, que é grande, e entendemos que o produto TVU nos atende muito bem. Seguimos com uma proposta de trading, entregando mochilas com três a cinco anos de uso e recebendo equipamentos novos. Dentro dos próximos dois meses, teremos todos os equipamentos atualizados, o que deve trazer um índice de falha ainda menor”, afirma Allex Ferreira, Supervisor de Tecnologia da TV Centro América.
Produção remota com o TVU RPS One
Além da renovação das mochilas, a emissora padroniza fluxos REMI com o TVU RPS One, solução IP que sincroniza até quatro câmeras com retorno e intercom, ideal para ambientes internos e controlados e para estruturas compactas que complementam as unidades móveis (UMs) maiores.
“Com até quatro câmeras e retorno via TVU, conseguimos uma estrutura menor e mais ágil, que complementa nossos carros maiores e acelera a chegada de conteúdos à emissora”, explica Allex Ferreira.
Contribuição e distribuição com o TVU Grid
O TVU Grid conecta praças e afiliadas da RMC, permitindo compartilhar instantaneamente sinais ao vivo e conteúdos gravados e distribuir programação de forma centralizada, com redundância (main/backup).
“Usamos o Grid como parte da estrutura de contribuição entre as praças e de distribuição de programação. É uma das nossas linhas de frente e garante a flexibilidade que precisamos”, complementa o supervisor.
Na prática, o Grid faz a rede operar como um organismo integrado, com agilidade para compartilhar informações e resiliência diante de falhas — assegurando circulação rápida e confiável de conteúdo em toda a RMC.
Testes em evento ao vivo e evolução tecnológica
Durante a Corrida de Reis (janeiro), a TV Centro América realizou testes práticos com TVU Producer e Remote Commentator, simulando entrevistas, lives externas e cenários de falha. O desempenho foi positivo, reforçando robustez e confiabilidade do ecossistema.
“A TV Centro América foi nosso primeiro cliente no Brasil e, desde então, construímos uma relação sólida de confiança e evolução tecnológica. Hoje a emissora opera com produção remota ponta a ponta baseada em soluções da TVU”, afirma Eduardo Mune, Diretor da TVU Networks no Brasil e Cone Sul.
Visão de rede: cobertura ampla e prontidão para 4K/TV 3.0
A RMC — que reúne a TV Centro América (MT), a TV Morena (MS), sete afiliadas, mais de 200 retransmissorase sete emissoras de rádio — opera em território desafiador, do norte do Mato Grosso às fronteiras com Bolívia e Paraguai. Nesse contexto, a ampliação e a renovação do parque de mochilas deixam a rede pronta para 4K e alinhada à TV 3.0.
“Começamos com o Mochilink para hard news. Hoje fazemos hard news diário em toda a rede e eventos esportivos regionais com furgão leve (5–7 câmeras, incluindo microcâmeras) e infraestrutura TVU de ponta a ponta”, detalha Luís Botelho, Diretor de Engenharia e Tecnologia da RMC.
“O TVU Grid interliga praças e permite distribuir jornais produzidos nas capitais para Ponta Porã, Sinop e Rondonópolis, e também contribuir com a Globo quando necessário, a mochila conecta à IAB, que, via Grid, integra ao sistema TVU da Globo”, acrescenta.
Parceria estratégica com a LineUp
Com mais de 30 representações em áudio e vídeo, a LineUp é parceira tecnológica de longa data da rede, responsável pela integração, suporte técnico e manutenção. “A TV Centro América é um parceiro estratégico da LineUp. Nosso papel é integrar e dar suportepara que soluções como as da TVU se apliquem com eficiência no dia a dia. Tecnologia e proximidadeandam juntas quando o objetivo é fortalecer produção e distribuição de conteúdo”, afirma Nilson Fujisawa, CEO da LineUp.
Panorama conversa com Luís Botelho, Diretor de Engenharia e Tecnologia na Rede Matogrossense de Televisão
Panorama Audiovisual: Recentemente vocês adquiriram uma solução completa da TVU, em parceria com a LineUp. Como foi este projeto?
Luís Botelho: A LineUp, que representa a TVU, é parceira de longa data da TV Centro América e da TV Morena, que formam a rede Matogrossense de Televisão. Somos afiliadas Globo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Ao todo, são sete afiliadas Globo, mais de 200 repetidoras nos dois estados e sete emissoras de rádio. Com uma área de cobertura muito ampla — temos emissoras na divisa com a Bolívia, com o Paraguai e com o Pará — precisávamos de soluções que funcionassem tanto em áreas densas (capitais) quanto em cidades afastadas. A TVU nos atende 100% nisso, com um ecossistema que viabiliza entradas ao vivo para TV e rádio, via celular e mochilas. Também temos o desafio de eventos esportivos; as soluções TVU One nos trouxeram produção remota com muito mais facilidade. Começamos pequenos, só com Mochilink para hard news, e hoje fazemos o hard news diário em toda a rede e pequenos eventos esportivos, com interação de áudio, vídeo e comunicação perfeita, da divisa com o Paráaté a fronteira com a Bolívia. Já temos furgão equipado com sistema TVU para Série B (5 câmeras + microcâmeras) e UMs maiores para Série A; a TVU também contribuiu na concepção desse carro maior.
Panorama Audiovisual: Vocês estão usando TVU One e validando o Producer? Há RPS na operação?
Luís Botelho: Sim. Estamos validando o TVU Producer e usamos TVU One com quatro entradas para eventos com quatro sinais. Operamos produção remota com RPS e RPS One. No furgão, levamos RPS para fazer REMI com estrutura enxuta. Hoje, são poucos os sistemas TVU que não temos na casa.
Panorama Audiovisual: Além de contribuição jornalística, como o TVU Grid integra as praças e apoia a distribuição? Houve renovação do parque de mochilas?
Luís Botelho: O TVU Grid conecta todas as praças e afiliadas. Usamos para distribuir jornais produzidos nas capitais para Ponta Porã, Sinop, Rondonópolis, e também para contribuir com a Globo quando solicitado. A mochila conecta na IAB, que, via TVU Grid, integra ao sistema TVU da Globo. Isso nos dá agilidade fenomenal e instantaneidade para levar as histórias da nossa cobertura ao âmbito nacional. No último ano, a curva de obsolescência exigiu atualização; fizemos uma boa negociação com a TVU e zeramos a vida útil do parque. A partir do 2º semestre de 2025, todas as mochilas estão renovadas e com possibilidade de operação em 4K, alinhadas à nossa diretriz de preparo para a TV 3.0.
Panorama Audiovisual: E a relação com a LineUp? O que pesou na escolha dessa parceria?
Luís Botelho: É relação de longa data. A LineUp fornece sistemas broadcast para a nossa rede há mais de uma década e nos dá segurança nas aquisições, principalmente no pós-venda. Minha origem é manutenção; sempre penso: quando der problema, quem vai ajudar? A parceria começou quando conhecemos o laboratório deles, manutenção, suporte, cuidado. Já compramos várias soluções com a LineUp, mas o diferencial é o pós-venda: se tiver problema ou troca a fazer, eles resolvem.. É nessa hora que parceiros como a LineUp fazem a diferença; por isso a longevidade da parceria.
Destaques do projeto
• Trade-in e renovação completa das mochilas TVU One, com redução de falhas e prontidão para 4K/TV 3.0.
• TVU RPS One para REMI de até 4 câmeras com retorno e intercom, agilizando produções internas.
• TVU Grid como hub de contribuição e distribuição entre praças (main/backup), inclusive integração com a Globo via IAB.
• Operações esportivas: de hard news a jogos de Série B com furgão leve (5–7 câmeras) e UMs maiores para coberturas de maior porte.
• Testes ao vivo (Corrida de Reis) validando resiliência do ecossistema.
• Integração LineUp garantindo engenharia, implementação e pós-venda.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube