Home Reportagens TVU Networks informa sobre tendências globais da indústria de mídia e entretenimento de 2021

TVU Networks informa sobre tendências globais da indústria de mídia e entretenimento de 2021

Por Ricardo Batalha

TVU observa um aumento de mais de 200 por cento no uso de SaaS, bem como mudanças aceleradas na entrega de rede IP e produção remota

Com base em uma análise das principais medidas e uso de produtos de milhares de clientes em todos os setores de negócios, incluindo mídia, esportes e entretenimento, a TVU Networks anunciou seus principais insights de 2021 –
a empresa teve um aumento de 243% em seu SaaS em 2020.

A migração acelerada de toda a cadeia de suprimentos de mídia para a nuvem em 2021 foi uma grande mudança em todo o setor. Combinada com a adoção contínua de fluxos de trabalho de produção remota, esta migração da cadeia de suprimentos resultou na necessidade imediata de mais soluções nativas da nuvem. Como resultado, muitas emissoras e empresas de produção lutaram para tentar duplicar fluxos de trabalho na nuvem. Porém, isto não ocorreu com os clientes da TVU Networks. As soluções nativas da nuvem baseadas em microsserviços da TVU Networks são capazes de se adaptar ao fluxo de trabalho existente do cliente e evoluir conforme o processo muda para um melhor desempenho em um ambiente de nuvem.

“O impacto da pandemia na indústria de mídia e entretenimento não pode ser exagerado”, disse Paul Shen, CEO da TVU Networks. “Foi necessária uma evolução que teria levado muito mais tempo, cerca de cinco anos em nossa estimativa, em condições normais de negócios. Os clientes estão vendo em primeira mão as vantagens de adotar soluções baseadas em nuvem para aprimorar ou substituir seus fluxos de trabalho de transmissão tradicionais. À medida que a nuvem continua a romper paradigmas de produção, os benefícios são claros: menor custo, mais rapidez no ar, maior flexibilidade e maiores oportunidades de monetização”, completou.

TVU Remote Commentator
Apresentado em abril, o TVU Remote Commentator é uma solução baseada em nuvem que permite aos produtores esportivos e organizadores de eventos adicionar comentários sincronizados em áudio em tempo real a partir de qualquer local com uma conexão de Internet comum.

O TVU Remote Commentator permite que vários comentaristas em vários lugares ao redor do globo chamem um único evento em tempo real, sem atrasos ou atrasos. Todas as sessões são criadas e gerenciadas na nuvem. O canal TVU nativo da nuvem permite que qualquer pessoa inicie e gerencie seus próprios canais de conteúdo ao vivo e VOD a partir de um navegador da web simples, sem qualquer infraestrutura. O canal TVU suporta a inserção de anúncios SCTE e as principais plataformas de programação de terceiros, bem como mídias sociais, plataformas CDN e OVP.

“A resposta extremamente positiva ao TVU Channel desde seu lançamento em outubro excedeu nossas expectativas”, comemorou Shen. “Temos uma grande emissora de TV que implantou a plataforma e a está usando para toda a programação de um novo canal que lançou, bem como o canal de backup para seu canal local existente para proteção contra qualquer interrupção inesperada. A plataforma já suporta centenas de milhares de visualizadores”, acrescentou.

O aumento da velocidade de disponibilidade de novas soluções foi resultado da firme adoção de um processo de desenvolvimento antes da pandemia pela empresa, que permitiu o rápido desenvolvimento, teste e implementação dos recursos, produtos e serviços solicitados pelo cliente. O desenvolvimento para a nuvem oferece uma maneira de obter ideias criativas e out-of-the-box e criar microsserviços e fluxos de trabalho flexíveis de maneira econômica.

O ano de 2021 também viu a entrega de rede IP solidificar seu lugar como o método de distribuição de conteúdo preferido para a indústria de mídia e entretenimento, com um aumento de 20 por cento no uso da solução de comutação, roteamento e distribuição de vídeo baseada em IP TVU Grid no ano passado em comparação com 2020.

Outro evento histórico ocorreu em 2021, pois a TVU transmitiu com sucesso vídeo 8K ao vivo na banda 5G mmWave durante o Mobile World Congress, realizado em Xangai. A TVU criou uma rede privada baseada em 5G na nuvem no estande da China Unicom com dois roteadores de rack TVU 5G portáteis. O fornecedor Premier A / V, Ibertelco, ligou a telco portuguesa, NOS, à TVU Networks para fornecer soluções de entrega de vídeo sobre IP nos primeiros estádios habilitados para 5G do país – Estádio da Luz e Estádio José Alvalade.

Vários transmissores móveis TVU One, o aplicativo móvel TVU Anywhere e transceptores TVU foram usados para transmitir o vídeo 5G ao vivo do campo durante uma partida da Liga NOS. Um repórter itinerante cobriu a celebração da vitória e transportou a versão holográfica do capitão da equipe vencedora para uma entrevista pós-jogo.

O uso de vídeo experimentou um aumento meteórico, conforme evidenciado por empresas de mídia que usam uma plataforma de distribuição de conteúdo TVU para gerenciar e distribuir seu conteúdo de vídeo. Os criadores de conteúdo ajudaram a impulsionar um aumento de quase 752% nas horas de download de vídeo em 2021, usando IA e TVU Search baseada na nuvem. A pesquisa provou ser fundamental para encontrar feeds ao vivo de todos os eventos de notícias importantes, como a Invasão do Capitólio dos Estados Unidos, o Julgamento do Impeachment de Trump, as Olimpíadas de Tóquio e a Dubai Expo 2020.

A produção remota ganhou força significativa e agora é vista como uma alternativa sólida e mais econômica para a produção em estúdio e local. À medida que as emissoras migram rapidamente para um modelo de produção remota, a TVU continuou a lançar soluções de vídeo ao vivo baseadas em SaaS e nativas da nuvem em 2021, incluindo o lançamento do TVU Remote Commentator e do TVU Channel. Eles se juntam ao conjunto atual de soluções de produção remota, como TVU RPS.

A empresa também viu uma forte tração em seu negócio de transmissores. A France 2 e a France 3 atualizaram 15 de seus transmissores móveis TVU One de uma frota de 60 unidades. O carro-chefe, TVU One, com transmissor 5G e negócios de serviços de mídia, foi responsável pela cobertura de vários eventos importantes, incluindo transmissão ao vivo do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 de 2021 e do Draft de 2021 da NFL.

A TVU Media Services experimentou forte demanda por aluguel de equipamentos para grandes eventos, busca de conteúdo ao vivo e plataforma de clipping e serviços de dados. Por meio de sua parceria com a FedNet, as emissoras podem acessar pontos de vantagem exclusivos de vídeo ao vivo para streaming ou criação de histórias do Capitol Riot and Impeachment Trial. O serviço ofereceu suporte seguro e abrangente para os Jogos de Verão em Tóquio, incluindo aluguel de equipamentos, fotos de câmeras ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana da cidade-sede e instalações esportivas, 5G com dados ilimitados e suporte técnico no local. Com base em sua experiência de suporte aos clientes durante uma pandemia, a TVU Media Services está sendo chamada para fornecer um nível ainda mais alto de serviço e disponibilidade para os próximos Jogos de Inverno na China.

Soluções SaaS estabelecidas, como o TVU Producer para produção de vídeo ao vivo com várias câmeras e sobreposições gráficas e a plataforma de colaboração de produção ao vivo com qualidade de transmissão TVU Partyline estão em rotação regular para eventos ao vivo de alto nível, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, a estreia do GRAMMY Awards e os Prêmios de Escolha dos Críticos. Desde o lançamento, ambas as soluções têm desfrutado de atualizações contínuas com base no feedback contínuo dos clientes, com quase 50 lançamentos de produção em 2021.

Site relacionado: www.tvunetworks.com

 

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados