Home Reportagens TVU: RPS auxilia a Sky na produção remota de grandes eventos esportivos

TVU: RPS auxilia a Sky na produção remota de grandes eventos esportivos

Sistema de produção remota usando a tecnologia RPS, da TVU, será utilizado novamente nas Olimpíadas de Paris em 2024

Por Ricardo Batalha

A ampla cobertura da Sky dos Jogos da Commonwealth de Birmingham 2022 e dos Jogos de Verão de Pequim foi executada usando a tecnologia RPS, da TVU, um sistema de produção remota com várias câmeras. Em ambos os eventos, a cobertura principal da Sky foi baseada nas fontes da emissora anfitriã via Multi-Channel Services (MCS), que foram entregues à Nova Zelândia usando rotas tradicionais, como satélite, fibra e links IP/EPL.

No entanto, a Sky precisava de fontes adicionais para sua cobertura e, para adicioná-las à sua produção, decidiu usar o sistema de produção remota sincronizado com quadro RPS TVU. Usando a internet pública e codificação HEVC de alta qualidade e usando um único codificador RPS. Com seis canais no local e um decodificador RPS de seis canais na Nova Zelândia, conseguiu construir uma solução “barata e eficiente”.

Para os Jogos de Pequim, a Sky usou o sistema RPS para fornecer seis sinais unidirecionais e dois sinais de retorno de estúdio entre o centro de transmissão internacional do evento e o principal estúdio e centro de transmissão da Sky em Auckland. Os canais de retorno foram usados principalmente para monitorar produções de estúdio em Auckland. A Sky usou uma configuração muito semelhante para a cobertura dos Jogos da Commonwealth de Birmingham.

Kerry Phelvin, diretor de produção técnica da Sky, destaca a estabilidade do sistema, que será utilizado novamente nas Olimpíadas de Paris, que será realizada de 26 de julho a 11 de agosto de 2024: “Nossa configuração da TVU foi completamente estável para ambos os eventos. Durante os Jogos de Pequim, nosso sistema TVU esteve em operação por 16 dias, funcionando 24 horas por dia. O sistema TVU RPS funcionou perfeitamente, movimentando mais de 30 terabytes nesse período. Não só vamos usá-lo novamente para os Jogos de Verão de Paris, mas podemos até obter um segundo RPS. Como sempre, o suporte da TVU foi excelente.”

Por outro lado, Dave Demmocks, diretor de vendas para Austrália e Nova Zelândia da TVU Networks, transfere em nome da empresa a satisfação de poder “satisfazer” as necessidades “de uma empresa como a Sky”. Ele também mostrou seus agradecimentos à equipe da Digital Video Technologies em Auckland, que “tem sido fundamental no apoio à Sky com essa nova tecnologia”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados