Home Reportagens Typhoon Graphics utiliza Blackmagic Cloud Store 80TB em fluxo de trabalho de produção de animes

Typhoon Graphics utiliza Blackmagic Cloud Store 80TB em fluxo de trabalho de produção de animes

O uso do Blackmagic Cloud Store 80TB também melhorou a estabilidade na renderização e suporta o trabalho de três séries de anime simultaneamente

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a produtora de animação Typhoon Graphics está utilizando o Blackmagic Cloud Store 80TB para auxiliar na pós-produção de três de seus principais programas de anime. Sediada em Tóquio, a Typhoon Graphics é responsável por todas as etapas, desde o planejamento até a produção de animes. A empresa utiliza o Cloud Store 80TB da Blackmagic Design para composição e edição de animes.

“Conheci o Cloud Store quando visitei o estande da Blackmagic Design na Inter BEE do ano passado”, disse Takashi Sakurai, representante da empresa. “Eu já estava acostumado com a conveniência de trabalhar com armazenamento compartilhado desde a minha época de editor. No entanto, o armazenamento em rede é caro e não era algo que podíamos implementar no curto prazo.”

“No início, tínhamos um servidor de mídia interno e copiávamos os dados de lá para o projeto. No entanto, copiar dados levava muito tempo, então atualizamos nossa rede de 1 Gbps para 10 Gbps. Pensávamos que, se o servidor de mídia suportasse 10 Gbps, seria mais rápido, mas não havia muitas opções disponíveis. Quando conhecemos o Cloud Store na Inter BEE, descobrimos que ele tinha múltiplas portas de 10 Gbps e era acessível, então decidimos utilizá-lo”, continuou Sakurai.

Inicialmente, a empresa utilizou o Blackmagic Cloud Store 80TB para o trabalho de composição na produção de animes. “Devido à natureza dos animes, há uma variedade de materiais, como planos de fundo e quadros digitais, e todos esses dados são agregados no Cloud Store. Antes, nós salvávamos todos os dados nos computadores de cada membro da equipe, que trabalhavam em suas próprias máquinas, criávamos os filmes e depois os enviávamos de volta para o servidor. Para as refilmagens, tínhamos que acessar o computador de cada pessoa para realizar correções. Agora, com tudo acessível no Cloud Store, qualquer pessoa pode acessar os dados”, disse Hideki Imaizumi, diretor de composição.

“Já vivemos situações de prazos apertados durante o trabalho de refilmagem. Com todos os dados no Cloud Store, conseguimos trabalhar diretamente a partir dele, eliminando a necessidade de cópia de dados, o que foi de grande ajuda”, continuou Imaizumi.

O uso do Blackmagic Cloud Store 80TB também melhorou a estabilidade na renderização. “Quando fazíamos renderização em rede, às vezes ocorriam falhas ao ler os dados de vários computadores diferentes. Às vezes tínhamos que copiar e consolidar dados antes da renderização. Agora, com todos os dados no Cloud Store, não é necessário acessar o computador de cada membro da equipe, o que torna a renderização mais estável”, explicou Imaizumi.

O Cloud Store de 80TB da empresa suporta o trabalho de três séries de anime simultaneamente. “Nós transferimos os dados para outro local após a conclusão dos projetos, então a capacidade atual é suficiente. Além da composição, também realizamos a edição. Costumávamos copiar dados do servidor para máquinas locais para edição, mas como o Cloud Store funcionou bem para a composição, testamos sua eficácia para edição com conexões de 10 Gbps. Ele é muito mais prático”, concluiu Sakurai.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados