A União Internacional de Telecomunicações (ITU) e os Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram um acordo para a realização da próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23), que será realizada no Dubai World Trade Centre, Dubai, entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2023. O acordo com o país anfitrião da WRC-23 foi assinado em Bucareste (ROM), na Conferência de Plenipotenciários da ITU (PP-22).
Realizada a cada quatro anos por um período de quatro semanas, a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC) tem o mandato de atualizar o Regulamento de Radiocomunicações, o único tratado internacional que rege o uso do espectro de radiofrequência e as órbitas de satélites geoestacionários e não geoestacionários.
“À medida que o mundo trabalha para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a colaboração, a cooperação e a construção de consenso são mais críticas do que nunca para permitir que todos os países e seus cidadãos tenham acesso a tecnologias e serviços digitais acessíveis e sustentáveis”, disse o secretário-geral da ITU, General Houlin Zhao. “Gostaria de agradecer sinceramente aos Emirados Árabes Unidos e à cidade de Dubai por concordarem em sediar a próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações”.
A WRC-23 reunirá autoridades governamentais nacionais e agências reguladoras de telecomunicações com representantes dos principais usuários e provedores de radiocomunicações para considerar políticas cruciais e discussões regulatórias técnicas em nível global.
A cooperação internacional ao longo do ciclo de quatro anos da conferência apoia a disponibilidade de serviços de radiocomunicações livres de interferência prejudicial, bem como o investimento futuro nesses recursos essenciais. “A WRC-23 proporcionará aos Estados Membros da ITU a oportunidade de atualizar os Regulamentos de Radiocomunicações. Eles desempenham um papel fundamental na formação do futuro dos quadros técnicos e regulamentares necessários para fornecer uma base sólida para o avanço de tecnologias inovadoras e acessíveis”, declarou Mario Maniewicz, diretor do Bureau de Radiocomunicações da ITU.
Espera-se que os delegados da conferência – um órgão diretivo direto do Setor de Radiocomunicações da ITU (ITU-R) – considerem os resultados de estudos técnicos sobre assuntos específicos da agenda e revisem o Regulamento de Radiocomunicações em conformidade. Essas revisões servirão para expandir o acesso às frequências de rádio para vários serviços e aplicações, incluindo serviços de transmissão, comunicações de emergência e serviços de satélite e espaciais, sempre que necessário.
A conferência emblemática será precedida pela Assembleia de Radiocomunicações (RA-23), que ocorrerá de 13 a 17 de novembro de 2023, também no Dubai World Trade Centre.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube