A Blackmagic Design anunciou que Nick Jushchyshyn, diretor do programa de comunicação digital e produção virtual do Westphal College of Media Arts and Design da Universidade Drexel, utiliza os processadores de composição em tempo real Ultimatte 12 HD e Ultimatte 12 HD Mini como parte do fluxo de trabalho de produção virtual do currículo universitário.
Com Jushchyshyn na direção do programa de Produção Virtual, do Laboratório de Animação, Captação e Efeitos (ACE-Lab) e do Laboratório de Pesquisa Imersiva (IRL); câmeras, compositores, switchers, roteadores e outros produtos da Blackmagic Design são usados nos trabalhos do curso e nas aulas abrangendo os fluxos de trabalho de produção mais recentes, e também em eventos, produções ao vivo e espaços híbridos para reuniões e ensino à distância da universidade.
Fundada em 1891, a Universidade Drexel, localizada na Filadélfia, nos EUA, é uma das principais universidades privadas voltada para pesquisa. O ACE-Lab é o hub da universidade para a aprendizagem dos alunos e atividades relacionadas à animação, efeitos visuais (VFX), captação de movimento, realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e uma série de outras formas imersivas e tradicionais de comunicação digital. Junto de várias salas de aula, reuniões e projeção, o laboratório também inclui um estúdio de 12 metros quadrados com um ciclorama de tela verde de 7,6 m x 5,2 m, um sistema de captação de movimento, equipamentos de iluminação de estúdio, um sistema completo de projeção imersiva em domos e sistemas VR room-scale.
“Usamos a Blackmagic Design há muitos anos como parte dos nossos sistemas de RV 360 estéreo, estéreo-fotométricos e volumétricos, cursos de VFX relacionados à composição com telas verdes e cursos de rastreamento de câmera 3D. E também para ensino à distância e streaming antes da covid”, observou Jushchyshyn. “Contudo, eu recentemente reconstruí completamente a arquitetura A/V do principal laboratório de ensino usando unidades do Ultimatte 12 HD, do switcher ATEM SDI, entre outros. Os Ultimattes e os ATEMs têm sido transformadores para nós”.
Segundo Jushchyshyn, o preço acessível do Ultimatte 12 permitiu que a instituição sem fins lucrativos investisse em várias unidades, que são usadas de inúmeras formas. “É verdadeiramente uma unidade de composição com todos os recursos”, disse. “A produção virtual interage com equipamentos de vídeo do mundo real com a tecnologia digital 3D, e usamos ferramentas como o Unreal Engine e o Ultimatte para ensinar essas competências aos alunos, já que é a mesma tecnologia usada nos principais eventos esportivos, transmissões, telenoticiários e previsões do tempo. Inclusive, usamos o Ultimatte 12 HD Mini como uma interface bidirecional para as nossas unidades Pocket Cinema Camera 4K HDMI, que não adquirimos necessariamente para usar ao vivo, mas que agora podemos implementar em um espaço de produção virtual ao vivo SDI.
“Além das aulas sobre fluxo de trabalho e tecnologia, pessoalmente, uso um Ultimatte para criar meu escritório remoto para reuniões, entrevistas, aulas, etc. Tenho uma Micro Studio Camera 4K e um Ultimatte 12 HD conectados a um ATEM Mini com o Ultimatte realizando o chaveamento, que é alimentado ao Unreal Engine. Isso cria um ambiente 3D que parece um estúdio de TV completo com uma câmera em movimento sobre um trilho de dolly, mas a verdade é que eu estou sentado no espaço de um armário de 2,7 metros quadrados com um tecido verde atrás de mim.”
Além do Ultimatte 12, Jushchyshyn utiliza diversos switchers de produção ao vivo ATEM SDI e ATEM Mini, destacando que os recursos são exemplos do que acontece em um estúdio de produção profissional, mas o tamanho reduzido é uma excelente iniciação para os alunos. “Os ATEMs são muito acessíveis e tudo que os alunos aprendem se torna fundamental para o futuro”, observou. “Fora da sala de aula, os alunos adquirem experiência prática trabalhando em eventos, como a mostra de fim de ano, e gerenciando as produções ao vivo da universidade dentro e fora do campus”.
“Temos um ATEM SDI Extreme ISO permanentemente instalado no nosso laboratório principal, que é o estúdio de ensino prevalente”, continuou. “Antes do ATEM, não havia uma boa maneira de documentar as aulas de captação de movimento sem aparecer horas antes para instalar os equipamentos, tanto para mim como o professor das aulas remotas quanto para os alunos gravando seus próprios trabalhos de portfólio para mostrar a futuros empregadores”
Jushchyshyn beneficia-se das oito entradas do ATEM SDI Extreme ISO, às quais ele alimenta duas Micro Studio Camera 4K montadas no teto e dois computadores executando o software de captação de movimento. As outras quatro entradas oferecem flexibilidade para adicionar fontes de vídeo, como uma câmera de vídeo montada em uma cabeça apontada para o talento e câmeras de registro, referência, e muito mais. As quatro saídas do switcher são usadas para os monitores distribuídos pelo espaço.
“O ATEM é totalmente funcional”, afirmou. “A suíte de processadores de áudio Fairlight integrada permite ajustar o áudio no ponto ideal para usar no estúdio, a faixa dinâmica não fica confusa para os alunos à distância, e a gravação é atenuada automaticamente para quem assistir depois. Eu também gosto do SuperSource porque ele oferece um look polido, e posso facilmente conectar ao Zoom por USB, usar o ATEM com o Ultimatte para substituir a tela verde, e muito mais. O estúdio é incrivelmente poderoso, como um espaço de ensino híbrido e multifuncional. Antes, eu tinha que coordenar um monte de sistemas distintos, mas agora eu só aperto um botão e tudo já está pronto. A Blackmagic Design possibilitou tudo isso”, concluiu.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube