Home Reportagens Universidade da Cidade do Cabo implementa Blackmagic Cloud

Universidade da Cidade do Cabo implementa Blackmagic Cloud

ATEM e DaVinci Resolve ajudam universidade a promover uma produção mais rápida e colaborativa de conteúdos educacionais digitais

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Universidade da Cidade do Cabo (UCT) adotou a Blackmagic Cloud como parte de seu fluxo de produção, ampliando o acesso a recursos online para alunos de programas de ensino a distância.

A Unidade de Mídia Digital da UCT foi criada para apoiar o Centro de Inovação em Ensino e Aprendizagem (CILT) em suas iniciativas com Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs). Atualmente, os especialistas em produção da unidade operam três estúdios internos destinados a produção ao vivo, podcast visual e criação de conteúdo digital, atendendo mais de 2 mil estudantes e professores por ano.

“Quando entrei para a equipe em 2023, incentivei a adoção do ecossistema da Blackmagic para simplificar todo o nosso processo, da gravação à edição”, explicou Evan Zerf, chefe da Unidade de Mídia Digital da UCT. “Queríamos promover um espaço seguro e inclusivo tanto para os alunos quanto para os funcionários. “Cada detalhe, desde as cores das paredes até os recursos tecnológicos, foi planejado para oferecer o melhor da produção profissional em um ambiente educativo acolhedor.”

A sala de controle gerencia os sinais de vídeo dos três estúdios, utilizando o switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD8 ISO para alternar e controlar as entradas. Todos os estúdios contam com as câmeras Blackmagic Studio Camera 6K Pro, que podem ser personalizadas de acordo com as demandas de cada produção. A sala de controle também utiliza um gravador HyperDeck Studio HD Plus para rotear o áudio do feed do programa e fazer backup das gravações.

“Enfrentamos alguns desafios na comunicação entre a sala de controle e o estúdio, mas graças aos recursos de intercomunicação do ATEM, conseguimos direcionar toda a comunicação através do switcher, instalar um alto-falante no estúdio para que o convidado ouvisse a galeria e monitorar tudo a partir da sala de controle”, explicou Zerf.

O ATEM Television Studio HD8 ISO grava até oito entradas de câmera separadamente (no formato ISO) enquanto gera um arquivo de projeto DaVinci Resolve com base nos cortes feitos ao vivo. O projeto e seus arquivos de mídia são sincronizados com a Blackmagic Cloud, permitindo uma edição colaborativa no DaVinci Resolve Studio. Para simplificar o armazenamento local e agilizar o acesso aos arquivos proxy, a equipe também instalou uma solução de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Store Mini 8TB.

Além disso, outro HyperDeck Studio HD Plus foi conectado para receber o feed do programa, funcionando como uma solução de gravação redundante e permitindo a reprodução de mídias quando necessário. Após a gravação, os arquivos de mídia são copiados para o Cloud Store Mini 8TB e sincronizados automaticamente com a Blackmagic Cloud para acesso em todo o fluxo de trabalho de pós-produção.

“Depois de participar de um workshop da Blackmagic na Cidade do Cabo, percebemos o quanto o ecossistema poderia simplificar a nossa produção”, disse Zerf. “A integração direta entre o projeto com cortes ao vivo e as gravações ISO diretamente do ATEM para o DaVinci Resolve melhorou significativamente o nosso fluxo de trabalho. Desde então, não queremos mais saber de outro sistema.”

“A adoção do novo fluxo de trabalho com a Blackmagic Cloud trouxe mais centralização e intuitividade às nossas produções. O novo fluxo reduziu nosso tempo de entrega de semanas para poucos dias, permitindo que a equipe dedique mais tempo aos alunos e à utilização dos estúdios, sem comprometer a qualidade. O novo fluxo impactou significativamente o nosso trabalho”, concluiu Zerf.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados