Home Reportagens Vaudeville Sound Group firma parceria com o Google

Vaudeville Sound Group firma parceria com o Google

Objetivo do Vaudeville Sound Group é desenvolver fluxos de trabalho na indústria de gravação para o novo formato de áudio imersivo de código aberto

Por Ricardo Batalha

Vaudeville Sound Group, um dos principais grupos globais de design, produção e pós-produção de som, anunciou que está trabalhando com o Google para criar modelos de áudio 3D e design de som criativo para o lançamento da recentemente lançada especificação de Modelo e Formatos de Áudio Imersivos (IAMF). A especificação IAMF é uma licença livre de royalties, lançada por meio da Alliance for Open Media (AOMedia), que permitirá aos desenvolvedores criar aplicativos, conteúdos e experiências de áudio imersivos em uma miríade de dispositivos e plataformas, desde transmissões até XR.

Vaudeville é um dos principais designers de áudio imersivo, tendo criado a primeira biblioteca nativa de som 3D em escala, para a Shutterstock; o primeiro audiolivro imersivo, para a Penguin Random House; os primeiros podcasts de áudio imersivos e som imersivo premiado para RV. A empresa é uma das principais designers de som e pioneiras criativas em ambisonics, o formato de som surround de esfera completa.

“A especificação IAMF chegou no momento certo na indústria de áudio imersivo, e estamos muito animados por trabalhar com o Google e seus parceiros para oferecer a próxima geração de experiências de áudio 3D”, declarou Mirko Vogel, sócio-gerente e chefe de design e desenvolvimento imersivo do Vaudeville Sound Group. “Trabalhamos com todos os principais formatos de áudio imersivo e vemos o IAMF como a porta de entrada para experiências de áudio verdadeiramente profundas, ricas e interoperáveis em uma ampla gama de dispositivos e aplicações, desde streaming e jogos até realidade aumentada e virtual, além de transmissões tradicionais, telefones e veículos. Esta é a resposta para o que muitos engenheiros e consumidores perguntam quando questionam ‘O que vem a seguir?'”

O IAMF é uma especificação de contêiner agnóstica de codec que pode transportar informações para algoritmos de renderização de tempo de reprodução e mixagem de áudio. A nova especificação também possibilita mais flexibilidade na renderização de áudio para dispositivos finais, seja áudio de canal 3.1.2 combinado com áudio estéreo ou ambisonics de terceira ordem emparelhado com áudio estéreo não diegético.

“Vimos um forte desejo por um padrão aberto como o IAMF na indústria de gravação, e temos um aliado ideal na Vaudeville para o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho para este setor”, afirmou Jani Huoponen, líder de produto para áudio imersivo no Google. “Seja mixando para filme, jogo ou música, imaginamos que o IAMF abrirá novas formas para que engenheiros de som criem experiências imersivas até os usuários finais. Vaudeville nos ajudará a realizar nossos objetivos para esta indústria”.

Site relacionado: https://www.vaudeville.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Vaudeville Sound Group firma parceria com o Google | AVAV 10/01/2024 - 12:08

[…] , 2024-01-10 01:25:48 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Vaudeville Sound Group firma parceria com o Google”, publicado nesta […]

Comentários fechados.