A VIDA, plataforma em nuvem para gerenciamento seguro de ativos de mídia, apresenta na IBC 2025 o Media Factory, um motor de automação de workflows baseado em interface drag-and-drop, desenvolvido para transformar a forma como equipes da cadeia de mídia orquestram processos de conteúdo e sistemas de negócios.
Integrado diretamente ao VIDA Content OS, o Media Factory coloca a automação inteligente nas mãos das áreas de operações e tecnologia. Com mais de 300 conectores pré-configurados, incluindo suporte a agentes de inteligência artificial, é possível criar, testar e implantar fluxos de trabalho adaptados a cada necessidade. Tarefas que antes exigiam semanas de desenvolvimento agora podem ser implementadas em poucas horas.
Em um momento em que as equipes precisam entregar mais conteúdo, para mais plataformas, em prazos cada vez menores e com forte integração de IA, o Media Factory oferece uma forma mais ágil e eficiente de automatizar fluxos complexos a partir de uma interface visual intuitiva.
Segundo Symon Roue, diretor-gerente da VIDA, a proposta é dar às equipes ferramentas para conectar conteúdo, configurar qualquer workflow e integrar-se a qualquer sistema de negócios. Ele destacou que, com o uso de inteligência artificial, é possível automatizar desde tarefas rotineiras até novos modelos operacionais, eliminando barreiras que atrasam pessoas e conteúdos.
A plataforma foi projetada para oferecer adaptabilidade, permitindo que usuários e modelos de IA orquestrem ações como ingest, marcação automática, transcrição, tradução, empacotamento de metadados, checagens de conformidade, sinalização de classificação indicativa, entrega acionada por gatilhos a plataformas FAST, YouTube ou redes sociais, além de integrações com sistemas corporativos e notificações por Slack ou e-mail. Os workflows podem ser disparados por eventos agendados, webhooks, alterações em ativos ou atividades baseadas em arquivos. Também é possível adicionar conectores personalizados para integrar ferramentas internas, ampliando a automação para áreas como gestão de direitos, análise de dados e marketing.
Diferente de sistemas tradicionais que dependem de alto nível de engenharia de software e desenvolvimento sob medida, o Media Factory permite que equipes de operações e tecnologia atuem com maior autonomia, ajustando e evoluindo workflows conforme as necessidades mudam.
A solução estará disponível a partir de setembro para clientes corporativos e parceiros, e será um dos destaques da VIDA na IBC 2025, no Hall 5, estande 5.D50. A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).
A VIDA Content OS é uma plataforma em nuvem projetada para armazenamento, gerenciamento, enriquecimento e distribuição de conteúdo de mídia de alto valor. Com uso de tecnologias avançadas de IA generativa e recursos em nuvem, a plataforma oferece serviços sob demanda com configuração aberta e suporte a um número ilimitado de usuários. Atualmente, o ecossistema da VIDA gerencia mais de 43 milhões de ativos e 26 petabytes de conteúdo. A empresa, parte do grupo Visual Data, opera em Londres e Los Angeles.
Site relacionado: https://www.vida.studio/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube