Empresa italiana procurava uma forma de transportar as fontes de NDI pela Internet pública, começou a pesquisar o mercado e finalmente optou pelo Transporte de Vídeo Medialooks
A Videe, empresa de serviços audiovisuais fundada em 1988 em Pordenone (ITA), com filiais em Palermo (Sicília) e Madrid (Videoidea Videe), está usando a tecnologia de transporte de vídeo da Medialooks. Paola Montanari fundou a empresa juntamente com Bruno Mercuri, seguindo a sua paixão pelo mundo da televisão e do cinema, começando pela produção de documentários de arte e, na década de 90, ingressou no mercado televisivo com várias unidades móveis. No início de 2000, entrou no mundo dos reality shows ao vivo, sendo uma das poucas empresas no mundo que produz ao vivo em locais remotos.
Desde 2004, a Videe tem sido o principal parceiro de produção de vários grandes reality shows, fornecendo aos clientes serviços de produção abrangentes, incluindo localização, logística, transporte, filmagem (de helicópteros, aviões, drones e até submarinos) e transmissões de satélite.
A empresa trabalhou nas edições italianas de The Mole, em todas as edições em italiano e espanhol de Survivors, bem como na versão em espanhol de The Island of Temptations. Desde 2013, a equipe está encarregada da produção unilateral do Campeonato Mundial de F1. Hoje, a Videe fatura mais de 8 milhões de euros com clientes como Sky Italy, RAI, Mediaset Italia e Espanha, Telefónica / Movistar, Magnolia Italia e Espanha, BulldogTV, Fremantlemedia Italia e Espanha e Atresmedia.
À luz das mudanças que a pandemia global trouxe para o mundo da produção de vídeo, a Videe começou a pesquisar as possibilidades de codificação com NDI na esperança de que isso tornasse seus fluxos de trabalho mais flexíveis e dinâmicos. Eles logo perceberam que queriam uma maneira de transportar suas fontes de NDI pela Internet pública, começaram a pesquisar o mercado e, finalmente, optaram pelo Transporte de Vídeo Medialooks.
A empresa usou esta tecnologia pela primeira vez durante a produção da XXI edição do PordenoneLegge, festival de livros com mais de 140 debates, conversas, apresentações e palestras, tanto no local quanto remotamente, com mais de 250 autores e palestrantes italianos e estrangeiros. O objetivo era permitir que milhares de fãs do livro e amantes da literatura pudessem participar e desfrutar do festival, respeitando as medidas preventivas e restrições impostas pelo COVID-19.
A Videe projetou três unidades de produção em caixas de voo, instalando-as em três locais diferentes para a filmagem e transmissão ao vivo dos eventos: duas câmeras em cada local operadas por uma equipe de uma dezena de pessoas.
Paola Montanari, cofundadora e diretora geral, e Fausto Colavecchi, diretor técnico, técnico, destacam que “o Medialooks VT nos permitiu conectar com sucesso as 3 salas de controle e garantiu 40 horas de streaming ao vivo no YouTube e Facebook. Inicialmente estávamos um pouco preocupados com a capacidade de transporte do sinal … no entanto, o Medialooks VT nunca perdeu um único quadro, e sua taxa de bits adaptável funciona perfeitamente.”
Colavecchi, que era o principal técnico responsável por esta produção, explica que o recurso a satélites ou celulares acoplados não teria funcionado nesta situação. Ele também mencionou que nenhuma habilidade específica ou conhecimento de rede era necessário e cerca de uma hora era suficiente para a equipe aprender como lidar com isso. “Usar o Medialooks VT provou ser uma experiência excelente, enquanto o suporte ao cliente era rápido e eficiente”, disse.
A Videe tem como objetivo expandir seus negócios em toda a Europa nas áreas de entretenimento e eventos ao vivo e está constantemente em busca de novas oportunidades e parcerias inovadoras que possam ajudá-los a realizar projetos novos e pioneiros.