Home Reportagens Vizrt lança Viz Engine 5.1

Vizrt lança Viz Engine 5.1

Expandindo o sucesso do lançamento do Viz Engine 5, esta versão apresenta o Reality Connect, alimentado pela Viz AI

Por Ricardo Batalha

A Vizrt anuncia o lançamento do Viz Engine 5.1, que traz diversos avanços de ponta para os fluxos de trabalho de gráficos ao vivo. A mais recente edição da plataforma de gráficos ao vivo mais poderosa e versátil do mundo inclui o Reality Connect para imersão de talentos, fluxos de trabalho estendidos de Adaptive Graphics para paredes de vídeo e uma integração aprimorada com o Unreal Engine 5.1.

Apresentando o Reality Connect
Expandindo o sucesso do lançamento do Viz Engine 5, esta versão apresenta o Reality Connect, alimentado pela Viz AI, marcando uma nova era de imersão em talentos 3D impulsionada pela inteligência artificial. Entre seus muitos usos, o Reality Connect utiliza algoritmos avançados de IA para possibilitar uma imersão de talentos hiper-realista, incluindo projeção de sombras e reflexos em estúdios virtuais e cenários XR.

“O Reality Connect resolve o problema de pessoas aparentemente flutuando em um estúdio virtual, permitindo projeção realista de sombras e reflexos. O Reality Connect ancora o talento no estúdio virtual usando modelos virtuais 3D do talento, que são continuamente atualizados por meio da estimativa de postura por IA da Vizrt. Nossa estimativa de postura por IA opera na mesma GPU e utiliza o feed de vídeo ao vivo usado para o chroma key,” – Gerhard Lang, CTO da Vizrt.

Economizando em custos, o Reality Connect não requer hardware adicional. Atualmente, o Reality Connect é exclusivamente compatível com o pipeline de renderização nativo do Viz Engine 5 e funciona em conjunto com o Precision Keyer. O Reality Connect também oferece a flexibilidade de integrar perfeitamente dados de qualquer sistema de captura de movimento (Mocap) como opção alternativa.

Uma nova abordagem para a Virtual Window em estúdios virtuais
A invenção da Virtual Window™ da Vizrt revolucionou a utilização de paredes de vídeo em 2011, marcando uma mudança significativa na indústria e expandindo suas capacidades. Essa inovação serve como componente fundamental da oferta de estúdios virtuais da Vizrt.

O Viz Engine 5.1 aprimora a criação de Virtual Windows ao utilizar o pipeline de renderização nativo do Viz Engine ou a lâmina de renderização do Unreal. A solução resultante aproveita a maior sensibilidade de ambos os novos renderizadores à resolução da tela e oferece suporte à missão da Vizrt de melhorar a usabilidade, especialmente ao trabalhar com configurações intricadas de paredes de vídeo, como superfícies curvas e pisos.

“Com a versão atualizada do efeito Virtual Window, não é necessário fazer compromissos na complexidade da cena e nos efeitos. Todas as formas e formatos de paredes de vídeo, pisos e tetos são abrangidos por nosso novo método,” acrescentou Lang.

A resolução combinada da saída do novo efeito Virtual Window da Vizrt, paredes de vídeo, tetos e pisos pode ser de até quatro vezes UHD, permitindo que configurações de grande porte sejam gerenciadas por um único Viz Engine.

Habilitando pré-visualizações ao trabalhar com cenários XR
Anteriormente, um dos desafios enfrentados pelos usuários ao usar cenários XR era a falta de uma pré-visualização adequada. A Vizrt trabalha com a ROE Visual para combinar o Viz Engine 5 e o GhostFrame™ para introduzir uma experiência melhor e mais natural para o talento.

O GhostFrame possibilita até quatro feeds de conteúdo em uma tela de LED – que podem ser capturados individualmente por uma câmera. Você pode selecionar quais feeds são visíveis para o apresentador e a equipe de produção e qual será sua transmissão ao vivo. O talento pode interagir verdadeiramente com um objeto de AR, por exemplo, sem o risco de colisões virtuais, ou olhar diretamente para a parede de vídeo para marcadores, dicas de teleprompter ou ao conduzir uma entrevista remota; todos os quais não são visíveis na transmissão ao vivo.

O GhostFrame também pode incorporar quatro diferentes marcas ou implementar vários layouts de parede de vídeo usando o Viz Multiplay. A Vizrt e a parceira GhostFrame ROE Visual continuarão colaborando nas inúmeras possibilidades de fluxos de trabalho criativos alcançadas ao unir essas tecnologias inovadoras.

Adaptive Graphics
Outra inovação do Viz Engine 5.1 é a extensão do Adaptive Graphics, que agora inclui suporte para proporção de aspecto definida pelo usuário para paredes de vídeo. Agora, o Adaptive Graphics pode ser ajustado de forma inteligente para se adequar a qualquer tamanho, forma e resolução de parede de vídeo.

Ao estender a linha de produção de gráficos mais rápida e eficiente do Adaptive Graphics para paredes de vídeo de estúdio, os clientes garantem uma aparência consistente e uma identidade de marca unificada em todas as plataformas e displays, protegendo o ativo mais vital de qualquer provedor de mídia – sua marca.

Viz Engine 5.1 e Unreal Engine 5.1: O melhor fluxo de trabalho de gráficos na indústria
O Viz Engine 5 introduziu uma integração completamente nova com o Unreal Engine 5, abordando desempenho, fluxo de trabalho, controlabilidade e gerenciamento de ativos. O Viz Engine 5.1 suporta as versões 5, 5.1 e 5.2 do Unreal Engine e inclui quase uma dúzia de novos avanços e recursos.

“O feedback dos clientes em relação ao Unreal Engine 5 foi um grande contribuinte para o desenvolvimento do Viz Engine 5.1. Isso sinaliza para a indústria que a Vizrt continua investindo nessa parceria importante,” concluiu Lang.

O Viz Engine 5.1 ainda inclui inúmeras melhorias no Viz Engine Renderer, a adição do Clip Player Pro como um item de valor agregado disponível para clientes do Flexible Access, suporte para quase 100 Conectores de Dados e várias melhorias em Video I/O e segurança.

Site relacionado: https://www.vizrt.com/products/viz-engine/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados