Home Reportagens VRT atualiza seus estúdios com mesas de áudio baseadas em DHD

VRT atualiza seus estúdios com mesas de áudio baseadas em DHD

VRT adota DHD em seus estúdios, integrando sua sede central, estúdios regionais, salas de edição de vídeo e veículos de produção móvel desde 2003

Por Ricardo Batalha

A emissora pública belga Vlaamse Radio-en Televisieomroeporganisatie (VRT) atualizou seus estúdios centrais em Bruxelas com novas mesas de produção de áudio baseadas em DHD. A VRT começou a implantar sistemas de áudio DHD em 2003. A rede agora opera todo o seu ambiente de rádio em mesas DHD. Elas estão integradas à sede central da VRT em Bruxelas e a cinco estúdios regionais, bem como às salas de edição de vídeo e veículos de produção móvel da rede.

“A reconstrução das instalações principais ocorreu no verão de 2022”, diz Tom Hantson, especialista em sistemas da VRT. “O antigo estúdio estava usando uma mesa de mixagem DHD RM4200 que estava em uso ativo por 18 anos e ainda estava em perfeito estado de funcionamento, mas precisávamos acompanhar as tecnologias avançadas como o áudio sobre IP. Optamos aqui por uma configuração RX2 de 12 faders complementada por mixers multitouch TX 10.1 polegadas modelo 52-1156 para monitoramento e comunicação nos locais de trabalho assistentes. Uma das principais vantagens dos sistemas DHD é que eles suportam os dois protocolos de áudio sobre IP mais amplamente utilizados. Isso é importante, pois a conectividade de áudio da VRT é em grande parte baseada em áudio sobre IP.

“O segundo estúdio foi reconstruído posteriormente usando uma configuração quase idêntica e agora serve como o estúdio principal no ar para o programa de música carro-chefe da rede: De Tijdloze (The Timeless). O estúdio da Radio 1 foi modernizado no outono de 2022. A Radio 1 é produzida em estreita cooperação com nosso departamento de notícias e esportes e vinha operando nos últimos 15 anos com um sistema DHD 52/MX em rede em três estúdios.

“Um novo estúdio separado foi construído com uma abordagem de console duplo. Isso foi encomendado para permitir uma melhor identidade visual em um contexto de rádio visual. Também ganhou maior flexibilidade ao poder operar tanto no modo de auto-operação quanto no modo de assistência técnica. No estúdio em si, a VRT optou por um ambiente SX2 de 10 faders para economizar espaço na área de trabalho, complementado por dois consoles compactos MX com funcionalidade dedicada de comunicação e audição para o DJ e co-apresentador, aproveitando a modularidade da DHD. A sala de controle adjacente está equipada com uma mesa RX2 de 18 faders. Ambos os consoles utilizam as capacidades de compartilhamento e particionamento de um único núcleo. Aqui também, a conectividade é principalmente via áudio sobre IP.

“Finalmente, no início de 2023, um dos estúdios da Radio 2 foi reformado. Uma mesa DHD 52/MX estava operando lá por muitos anos. O mesmo conceito como no Studio Brussel foi adotado aqui: uma mesa DHD RX2 de 12 faders em rede com alguns mixers multitouch TX”.

“A confiabilidade, flexibilidade e suporte excepcionais da DHD, combinados com a qualidade do trabalho da Amptec, tornam-nos ótimos parceiros para construir tecnologia de ponta. Os novos estúdios são versáteis, fáceis de usar e facilmente adaptáveis para que possamos responder de forma flexível às necessidades futuras.”

“O projeto foi realizado em regime de chave na mão, com a Amptec fornecendo o hardware DHD, bem como construindo o próprio sistema, incluindo cabeamento e mobiliário personalizado”, resume Bart Lamberigts, gerente de vendas da integradora de sistemas belga Amptec, que também é distribuidora da DHD na Bélgica. “A equipe técnica da VRT foi responsável pela configuração dos estúdios, com foco claro nos usuários finais e na nova forma de trabalho dentro da VRT. A adequação ao fluxo de trabalho necessário foi viabilizada pelo alto nível de flexibilidade incorporado no software de configuração Toolbox da DHD.

“A conectividade IP é um aspecto fundamental de praticamente todos os sistemas de transmissão modernos e tem sido central em nossa estratégia de desenvolvimento de produtos há muito tempo”, acrescenta Christoph Gottert, chefe de vendas internacionais da DHD. “Temos o privilégio de ter trabalhado com a VRT como parceiro de tecnologia por quase duas décadas e continuaremos a monitorar e responder às demandas em constante evolução da indústria de mídia.”

Site relacionado: https://www.cablecast.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados