Home Reportagens William H. Baker utiliza Blackmagic Cinema Camera 6K para recriar indicados ao Oscar de melhor filme de 2024

William H. Baker utiliza Blackmagic Cinema Camera 6K para recriar indicados ao Oscar de melhor filme de 2024

Vídeo de recriação dos indicados ao Oscar de Melhor Filme criado por Baker já ultrapassou 900 mil visualizações

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o cineasta independente William H. Baker usou a câmera digital Blackmagic Cinema Camera 6K para recriar cenas dos indicados ao Oscar® de Melhor Filme de 2024 em seu vídeo viral no YouTube. Após alcançar sucesso no TikTok e Instagram com a série “30 Shots in 30 Days”, Baker conquistou uma audiência global com seus vídeos de recriação de cenas, que ensinam a recriar cenas complexas passo a passo. Inspirado pelo seu vídeo de recriação de efeitos práticos de “Oppenheimer”, Baker decidiu fazer algo relacionado ao Oscar de 2024, optando por recriar uma cena de cada indicado ao prêmio de melhor filme. Desde recriar os Alpes Franceses nevados em “Anatomia de uma Queda” e a icônica cena de Barbie descendo do salto alto, até o desafio de captar uma cena subaquática de “Maestro”, um campo incendiado em “Assassinos da Lua das Flores”, e revisitar a explosão nuclear de “Oppenheimer”, Baker utilizou a Blackmagic Cinema Camera 6K.

“O sensor full-frame da câmera foi essencial para recriar planos originalmente captados com sensores full-frame ou de grande formato, e a resolução 6K também foi muito útil ao recortar para os filmes rodados em Super 35. Eu também adorei poder filmar em open gate e ter um pouco mais de espaço vertical. Este ano, houve até alguns filmes gravados em proporção quadrada, então isso também facilitou a adaptação”, disse Baker.

Em especial, três cenas se destacaram para Baker. “Para ‘Vidas Passadas’, poder recortar na porção Super 35 do sensor e mesmo assim obter qualidade 4K foi algo importante. Para ‘Os Rejeitados’, também configuramos a Blackmagic Cinema Camera 6K no recorte Super 35 para imitar um filme antigo, assim como os cineastas fizeram”, explicou. “Além disso, ter o full-frame para a cena de ‘Barbie’ foi muito útil. “O grande sensor da câmera, aliado à resolução 6K, proporcionou muita flexibilidade para combinar nossos planos com os filmados pelas câmeras originais.”

“Durante todo o tempo em que usei câmeras Blackmagic, o ISO nativo duplo foi extremamente útil”, acrescentou. “Como cineasta sem muito investimento em iluminação, mas filmando constantemente à noite, muitas vezes preciso utilizar um ISO mais alto. Esse foi o caso em ‘Barbie’, ‘Anatomia de uma Queda’ e ‘Os Rejeitados’, então ter esse segundo ISO nativo mais brilhante foi realmente útil.”

Filmando em Blackmagic RAW, Baker utilizou o DaVinci Resolve Studio para a correção de cores. “Eu filmo exclusivamente em Blackmagic RAW com a minha Blackmagic Cinema Camera 6K e Pocket Cinema Camera 4K”, disse. “Ter RAW em uma câmera que custa apenas 1.295 dólares é realmente especial, e acho que essa é uma das principais funções que capacitam jovens cineastas com poucos recursos a criar algo que parece um filme.”

No DaVinci Resolve Studio, Baker utilizou a máscara mágica, quadros-chave e substituição de tela para dar vida às recriações. “Para o set de ‘Barbie’, eu, inocentemente, escolhi cores rosa que eram mais quentes e parecidas com a pele humana. Especialmente quando o set estava iluminado e aquelas cores rosas refletiam luz rosa na atriz, a pele dela e o cenário se misturavam. Usei a máscara mágica para rastrear os pés dela e, em seguida, fiz ajustes significativos na imagem, mas mantendo a mesma cor de pele. Funcionou muito bem, e decidi fazer isso mais algumas vezes para suavizar a pele dela e iluminar a luz de contorno, aproximando ainda mais da cena original”, observou.

“Aprendi a fazer filmes no YouTube e quero compartilhar essa jornada com as pessoas. Por muito tempo, fiquei inseguro e não me sentia conhecedor o suficiente para contribuir com novas informações para o meio. No entanto, senti que poderia contribuir com uma história sobre como realizei algo. Tento criar conteúdo, especialmente no YouTube, onde me esforço ao máximo. É a melhor maneira de aprender, mas realmente espero que contar essas histórias encoraje pessoas, cineastas e outros”, concluiu Baker.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados