A emissora australiana WIN Network está implementando uma nova solução de produção ao vivo com tecnologia da nxtedition, em sua sede localizada em Wollongong, no estado de Nova Gales do Sul. A plataforma integrada desenvolvida pela nxtedition substitui um conjunto de sistemas legados defasados e pouco adaptáveis às demandas de um ambiente jornalístico moderno e dinâmico.
Reconhecida como uma fonte confiável de notícias e programação geral para o público regional australiano, a WIN distribui conteúdo com 14 variações regionais. A produção e entrega de cada uma dessas versões exigia processos manuais e suporte técnico intensivo, devido à complexidade da infraestrutura baseada em múltiplos fornecedores.
Em busca de uma solução mais eficiente e alinhada às expectativas das novas gerações de profissionais da mídia, a emissora optou pela plataforma nxtedition, que oferece uma abordagem centrada na narrativa. O sistema proporciona uma experiência integrada para roteirização e produção, reunindo todas as ferramentas necessárias para gerenciamento de mídia, planejamento editorial, edição, design gráfico e arquivamento, entre outras funcionalidades.
Além de suportar a produção simultânea dos 14 telejornais regionais, a nova solução também viabiliza a criação e a publicação de conteúdo para plataformas online e redes sociais. A proposta é que os jornalistas produzam o conteúdo uma única vez e possam reutilizá-lo de forma adaptada para diferentes canais. O sistema centraliza os ativos de mídia, facilitando a colaboração entre profissionais que trabalham a milhares de quilômetros de distância.
“Nossos sistemas legados chegaram ao fim da vida útil, e vimos aí a oportunidade de repensar completamente nosso fluxo de trabalho”, afirmou Matt Cable, gerente de operações da WIN Network. “A nxtedition reuniu em uma única plataforma tudo aquilo que antes dependia de uma coleção complexa de produtos técnicos, proporcionando eficiência e novos recursos. Buscamos outras opções, mas nenhuma oferecia o mesmo nível de integração, e não queríamos continuar presos à limitação de uma arquitetura com vários fornecedores.”
Cable destacou ainda a qualidade da parceria com a equipe da nxtedition: “Eles são acessíveis e abertos à personalização do sistema, adaptando-o às nossas necessidades específicas. A paixão que demonstram pela inovação combina perfeitamente com nossa busca por uma plataforma preparada para o futuro. Isso também libera nossa equipe para se concentrar no que realmente importa: a qualidade do conteúdo.”
Segundo Roger Persson, diretor de vendas e marketing da nxtedition, a parceria com a WIN demonstra como tecnologias emergentes podem aprimorar a cobertura jornalística. “O plug-in de transcrição automática de todos os ativos de mídia é um bom exemplo disso: ele elimina a tarefa de indexação manual por parte dos jornalistas e, ao mesmo tempo, torna o acervo mais rico e acessível”, afirmou Persson. “Essa é uma grande implantação em uma emissora de relevância, e estamos muito satisfeitos com a colaboração com a WIN.”
A nova plataforma está sendo implantada ao longo de 2025 na sede da emissora, com treinamento para jornalistas, editores, designers e produtores. O sistema entrará em operação até o final do ano.
Site relacionado: http://www.nxtedition.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube