O diretor de fotografia Mihai Malaimare, responsável pela série “Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty”, utilizou o conversor de vídeo digital analógico para HD/SD-SDI V2Digital da AJA para integrar câmeras clássicas nos fluxos de trabalho digitais necessários para sua última produção.
O aspecto nostálgico e as imperfeições produzidas pelas câmeras analógicas clássicas continuam sendo um atrativo importante para os responsáveis pelas produções cinematográficas e seriadas. Embora as capacidades de imagem das câmeras de cinema digital modernas sejam ideais para capturar vídeo 4K/UltraHD HDR, alguns diretores de fotografia optam por videocâmeras VHS-C clássicas para criar um aspecto estilizado, estabelecer um período de tempo ou tom, ou aprimorar a narrativa visual.
O diretor de fotografia Mihai Malaimare (ASC) desenvolveu pela primeira vez um processo para integrar câmeras clássicas em um fluxo de trabalho totalmente digital para o drama criminal de 2017 “November Criminals”. Capturar a sequência inicial do filme com uma câmera VHS-C apresentava uma série de desafios; embora a sequência tenha sido filmada de forma analógica, o material precisava ser gravado digitalmente para os dailies e integrado sem problemas ao fluxo de trabalho de produção. Além disso, era necessário enviar um sinal de vídeo das sequências analógicas para os monitores do estúdio para que o diretor e os membros da equipe pudessem revisá-las ao vivo. Utilizando um único cabo oculto na parte traseira da videocâmera, Malaimare roteou o sinal VHS-C para o conversor de vídeo digital analógico para HD/SD-SDI V2Digital da AJA. Uma vez que a saída da câmera foi convertida de analógica para digital, o sinal foi gravado em 1080 24p e enviado para um transmissor e para o monitor do diretor para visualização ao vivo no estúdio. As capacidades de voltagem do V2Digital permitiram que a equipe alimentasse o conversor com uma bateria com energia suficiente para metade do dia.
Para o drama esportivo da HBO “Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty”, Malaimare e o diretor de fotografia Todd Banhazl (ASC) aproveitaram um fluxo de trabalho de produção semelhante para transportar o público para os anos oitenta. Com o conversor V2Digital repetindo como equipamento-chave no fluxo de trabalho, eles filmaram com câmeras analógicas Ikegami usando lentes antigas, enquanto a Panavision fornecia caixas compatíveis com acessórios modernos como foco remoto. Nas sequências filmadas com câmeras analógicas, Malaimare e Banhazl gravaram vídeo entrelaçado para duplicar a frequência de imagem percebida sem usar largura de banda adicional. “Embora as lentes modernas ofereçam uma qualidade visual superior, as imperfeições obtidas ao filmar com câmeras antigas oferecem um aspecto tão distintivo que não pode ser recriado com toda a tecnologia moderna do mundo”, enfatiza Malaimare.
Site relacionado: https://www.aja.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube