Home Reportagens Witbe anuncia suporte ao protocolo DAB no YouTube Device Partner Summit 2025

Witbe anuncia suporte ao protocolo DAB no YouTube Device Partner Summit 2025

Nova integração padroniza controle remoto e testes em dispositivos reais para plataformas de streaming

Por Ricardo Batalha

A Witbe, especialista global em testes pós-dispositivo e monitoramento de vídeo em tempo real, anunciou seu suporte ao protocolo Device Automation Bus (DAB) durante o YouTube Device Partner Summit, realizado nos dias 15 e 16 de abril em Tóquio. Desenvolvido em parceria por Amazon, Google (YouTube) e Netflix, esse protocolo inovador promete redefinir o controle remoto de dispositivos de vídeo para fins de garantia de qualidade (QA) e automação; e a Witbe é a primeira empresa a implementá-lo em um ambiente real de testes.

Na apresentação em Tóquio, a Witbe demonstrou todo o potencial do DAB com controle nativo de aplicativos, consultas precisas ao estado do dispositivo e integração fluida com o painel Smartgate da empresa. Os usuários puderam alternar facilmente entre o controle remoto tradicional por infravermelho e o controle via DAB no mesmo dispositivo, tornando o aplicativo Remote Eye Controller da Witbe ainda mais versátil e o Virtual NOC mais potente.

“O DAB representa um avanço significativo no controle de dispositivos para QA em streaming”, afirmou Mathieu Planche, CEO da Witbe. “Estamos orgulhosos de colaborar com líderes da indústria para colocar esse protocolo aberto e padronizado em produção. Ele se alinha perfeitamente com a missão da Witbe de oferecer testes em dispositivos reais em larga escala.”

O DAB simplifica e unifica a automação entre marcas e plataformas, substituindo métodos legados fragmentados, como comandos infravermelhos, scripts Bluetooth e soluções proprietárias. Integrado à tecnologia de monitoramento da Witbe, o protocolo permite uma cobertura de testes mais inteligente, maior observabilidade e fluxos de trabalho mais seguros e escaláveis.

Com a integração do DAB, a Witbe amplia seu conjunto de ferramentas para QA, que já conta com compatibilidade para controle por IR, Bluetooth, RF4CE e voz. O DAB oferece uma forma adicional de controle que reduz o tempo de solução de problemas e aprimora cenários de testes de próxima geração, incluindo pipelines de implantação CI/CD e operações remotas. Utilizando o recurso bridge do protocolo, a Witbe planeja também incorporar suporte ao DAB em dispositivos legados não compatíveis, como versões antigas de Android TV, Roku e Fire TV, possibilitando a execução dos mesmos scripts DAB em aparelhos novos e antigos.

“Não se trata apenas de compatibilidade, mas de moldar o futuro do QA de vídeo”, acrescentou Planche. “Acreditamos em padrões abertos, colaboração e em fornecer aos engenheiros de QA as ferramentas para trabalharem com mais eficiência. O DAB é totalmente open-source e conta com o respaldo dos maiores nomes do streaming e da distribuição de conteúdo. Sua adoção pela Witbe reforça nossa liderança em inovação nos testes de vídeo e nosso compromisso com automação em dispositivos reais, preparada para o futuro.”

Site relacionado: https://www.witbe.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados