APTmpX é uma solução “flexível”, pois pode ser conectado a fontes e receptores MPX analógicos ou digitais
O APTmpX, algoritmo de compressão para transmissões de rádio da WorldCast Systems, agora tem novas versões que oferecem diferentes níveis de compressão. O APTmpX procura reduzir os custos de hardware e distribuição anteriormente associados à arquitetura de rede FM padrão.
A versão inicial do APTmpX, lançada em outubro de 2020, oferecia às emissoras FM acesso à compressão de sinal de alta qualidade para a transmissão centralizada MPX/FM composta resultante. Esta solução aplica-se a compressões inferiores a 900kbps.
Após a recente otimização dos engenheiros do WorldCast, o APTmpX recebeu três novas versões que oferecem novos níveis de compactação a 600, 400 ou 300kbps de largura de banda de rede. Segundo a WorldCast, o sinal composto agora pode ser transportado diretamente com compressão não destrutiva de 600kbps a 300kbps “com a mais alta qualidade de som”.
Gregory Mercier, diretor de marketing de produtos da WorldCast Systems, acredita que esses novos lançamentos permitirão que as emissoras em áreas de baixa largura de banda “entreguem uma qualidade de áudio impressionante ao seu público, independentemente do que estejam ouvindo”.
O uso do APTmpX confere vários benefícios, de acordo com a WorldCast Systems. O algoritmo é caracterizado com “excelente resistência à perda de pacotes”. Da mesma forma, o APTmpX é uma solução “flexível”, pois pode ser conectado a fontes e receptores MPX analógicos ou digitais. O APTmpX também é adequado para ambientes FM-SFN, pois “mantém a máxima transparência do sinal em vários sites de transmissão, ao mesmo tempo em que oferece suporte total ao SynchroStream, a mais alta tecnologia de sincronização de sinal”.
De acordo com a WorldCast Systems, o APTmpX combina a fidelidade do sinal com o melhor desempenho de latência e torna mais fácil do que nunca garantir uma assinatura sonora consistente em toda a rede de transmissores.