Home Entrevistas 10 Perguntas: Paul Dudeck, Vice-Presidente da Vitec Group

10 Perguntas: Paul Dudeck, Vice-Presidente da Vitec Group

Por Flávio Bonanome

Conversamos com o novo Vice-Presidente de Vendas da Vitec Production Solutions para entender sua visão estratégica para o mercado Brasileiro.

Consagrada como uma das empresas mais proeminentes do mercado de broadcast e produção, a Vitec Group passou por grandes mudanças em sua operação no território brasileiro nos últimos anos. Após o fechamento de seu escritório local no final de 2015, a companhia passou a contar com um modelo de distribuição único englobando todos os países da América Latina com a parceira Vidiexco, trazendo uma certa ideia de distanciamento do mercado local.

Para se ter uma ideia da importância da Vitec Group, são mais de 23 marcas líderes, como Sachtler, Anton/Bauer, Manfrotto, LitePannels e Vinten presentes em 11 países e com um faturamento anual superior a 378 milhões de libras. Para comandar toda esta máquina na região, a empresa anunciou o veterano da indústria Paul Dudeck como novo Vice-Presidente de Vendas para a América Latina e começa a pensar na região de forma mais dedicada.

A Panorama Audiovisual conversou com Dudeck para entender melhor sua visão sobre o mercado brasileiro, as transformações da indústria de produção e broadcast e sobre os planos para a expansão dos serviços e equipe da Vitec no Brasil. Confira.

Panorama Audiovisual: Nós vimos a Vitec Group mudando a estratégia para o mercado brasileiro drasticamente nos últimos anos. A empresa foi de ter um escritório próprio no país para uma operação de distribuição América Latina. O que muda com sua chegada à esta nova posição?
Paul Dudeck: Neste ponto, eu não acredito que vá fazer qualquer mudança na forma como nós abordamos os negócios no Brasil. O modelo atual está funcionando bem para nós. Ter um parceiro de distribuição com o conhecimento e a expertise, tanto na linha de produtos como no mercado externo, tem nos ajudado tremendamente.

PAV: Quanto o Brasil representa hoje no montante de negócios da Vitec? Você acredita que há oportunidades não exploradas na região?
Dudeck: Para a América Latina, o Brasil representa uma uma boa porção dos nossos negócios. Eu realmente acredito que há muito mais oportunidades no Brasil já que há mais de 200 estações de televisão no país! Além disso, a Vitec Production Solutions oferecem tantas marcas de qualidade e produtos para radiodifusores, estúdios e produtores de cinema, que sempre há algo que podemos vender para alguém que tem uma câmera!

Sempre há algo que podemos vender para
alguém que tem uma câmera!

PAV: Existe algum plano de ter equipe dedicada no Brasil?
Dudeck: Ao mesmo tempo que isto não está nos nossos planos imediatos, idealmente, ter uma pessoa falante de português vivendo no país seria uma grande vantagem, então isto está em nosso radar e é algo que estamos considerando. Além disso, nosso Diretor de Canais de Vendas, Eduardo Silva, é brasileiro, então ele entende o mercado e suas necessidades.

PAV: A Vitec trabalha com muitas marcas. Existe algum plano para trabalhar todas elas no Brasil ou a ideia é focar em algumas delas?
Dudeck: A Vitec Group é formada por três divisões: Vitec Production Solutions (que é a nossa divisão), Vitec Creative Solutions (Teradek, SmallHD, Wooden Camera, Paralinx, etc) e Vitec Imaging Solutions (Manfrotto, Joby, Lowepro, Avenger, etc). Nós todos operamos de forma independente uns dos outros e cada uma das divisões tem planos diferentes para seus mercados. Eventualmente, pode haver um plano unificado para todos juntos. Nossa divisão consiste de Anton/Bauer, Autocue, Litepanels, OConnor, Sachtler e Vinten.

PAV: Quais são as verticais em que você vê mais oportunidades na região?
Dudeck: Além das estações de televisão, eu penso que as maiores verticais seriam a de cinema digital e ICC (Criação de Conteúdo Independente). Existe tanto conteúdo sendo produzido hoje em dia, e nós fazemos tantos produtos de qualidade, que sempre há espaço para crescer neste ponto.

PAV: Há muita gente dizendo que a indústria broadcast está encolhendo. Mas, para além do broadcast, a Vitec também é muito orientada à produção, que é um segmento que está crescendo globalmente. Como o equilíbrio entre estes dois mercados está sendo sentido pela empresa?
Dudeck: É verdade que em algumas áreas o segmento de broadcast está encolhendo, mas a vantagem para nossa empresa e nossos produtos, é que sempre haverão broadcasters produzindo conteúdo e notícias que precisam ser capturadas. Com todas as novas modalidades de distribuição de conteúdo disponíveis e crescendo, nós vemos que é um momento muito empolgante para nós. Existem tantas oportunidades para nossos produtos oferecer soluções para estas formas criativas de produzir conteúdo.

É verdade que em algumas áreas o segmento de broadcast está encolhendo, mas a vantagem para nossa empresa e nossos produtos, é que sempre haverão broadcasters produzindo conteúdo e notícias que precisam ser capturadas.

PAV: A Vitec não é exatamente uma provedora de soluções fim-a-fim para as emissoras de TV. Como a companhia vê o papel dos integradores como parte da estratégia de vendas?
Dudeck: Nós ainda dependemos muito de nossos canais parceiros e integradores para suportar nossos produtos e a última coisa que queremos é concorrer com eles. Nós fazemos parcerias com uma grande quantidade de organizações para representar e integrar nossos produtos para os clientes.

PAV: Um dos muitos desafios para os clientes brasileiros é a questão da experiência de pós-venda oferecido por empresas estrangeiras. Como a Vitec está trabalhando para prover este tipo de serviço para a região?
Dudeck: A Vitec Production Solution está explorando os melhores métodos para suprir suporte de pós-vendas no Brasil. Nós entendemos que este é um dos principais fatores na escolha de compra dos clientes e nós queremos ter certeza que estamos dando suporte à nossas marcas uma vez que o produto é vendido no Brasil.
Baseado na qualidade dos produtos que oferecemos, e o suporte local de nossos parceiros, sentimos que nossa atual estratégia de mercado está funcionando para nossos clientes.

PAV: Outra queixa contínua do mercado é a questão de manutenção e peças sobressalentes. Como a Vitec está cuidando deste tipo de situação?
Dudeck: A Vitec facilitou para os clientes a compra de peças sobressalentes por meio de nossa loja de peças de reposição no site http://www.vitecparts.com. Aqui você pode facilmente acessar os desenhos e solicitar as peças para qualquer uma das marcas da Vitec Production Solutions.

PAV: Muitos dizem que o Brasil é um mercado muito diferente se comparado ao restante dos países Latino Americanos. Qual sua visão neste quesito?
Dudeck: Eu acredito que cada país tem uma operação de forma diferente que os demais e depende de nós, fabricantes, entender as diferentes demandas de todos nossos clientes. Nós damos muito valor aos clientes brasileiros e queremos ter certeza que estamos entregando à eles, bem como à todos, os produtos e serviço da melhor qualidade possível.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados