Direção técnica da Black Country Radio decidiu confiar no integrador Broadcast Radio para a entrega e instalação de seus novos sistemas
Os novos estúdios da estação britânica Black Country Radio receberam uma ampla seleção de soluções AEQ, entre elas o mixer Forum IP Split. A estação de rádio local, baseada na região de West Midlands, opera sob uma licença de rádio comunitária e transmite para as áreas de Black Country e Birmingham em FM, DAB e online. Em 2020, a estação mudou sua localização original para quatro estúdios totalmente digitais de última geração, com recursos de transmissão de vídeo e fluxos de transmissão independentes.
A direção técnica da Black Country Radio decidiu confiar no integrador Broadcast Radio para a entrega e instalação de seus novos sistemas. Os quatro estúdios digitais são construídos em torno dos consoles digitais AEQ Forum Split e Capitol IP com o sistema de automação Myriad 5 e controle de console integrado.
Os consoles Forum Split são superfícies de controle de 12 faders, enquanto os IPs Capitol são soluções de 8 faders. A sensação e o fluxo de trabalho de todos os consoles são quase idênticos, portanto, o treinamento e o uso por voluntários são fáceis e o tempo de aprendizado é reduzido. Além disso, o nível de automação oferecido por esses consoles, reduzindo operações complexas a um único toque de tecla, os torna “ideais” para os radiodifusores e operadores amadores que colaboram com esta rádio comunitária.
O console de mixagem AEQ Forum IP Split incorpora todas as características básicas necessárias, como corte automático de monitores, corte de tosse, fader-start, controle de sinalização, sinais de controle para automação de equipamentos externos, gerenciamento de comunicações externas e intercomunicação. Com um design modular e de pequena dimensão, adapta-se perfeitamente a diferentes cenários: autocontrole, controle de cabine, controles de produção de televisão, produção de som, configurações mistas, integração em grandes instalações, entre outros.
O Forum IP integra o motor modular FR Core em 3 unidades de rack e pode ser composto por até 6 módulos quad fader e uma unidade de controle e monitoramento. Esses consoles podem ser equipados com placas de entrada e saída AoIP multicanal que suportam o protocolo AES67 via tecnologia Dante. Por meio dessa conectividade, os sinais podem ser coletados e entregues a outros consoles, roteadores e outros equipamentos terminais de entrada e saída de mais de 500 fabricantes diferentes. Além disso, como o próprio AEQ aponta, pode-se escolher a conectividade MADI e equipar o console com até dois híbridos de telefones digitais internos.