Home Reportagens AJA Helo permite que Simple Thought exiba crescimento de flores cadavéricas

AJA Helo permite que Simple Thought exiba crescimento de flores cadavéricas

Simple Thought produziu uma transmissão ao vivo no YouTube usando o sistema AJA Helo H.264

Por Ricardo Batalha

A Simple Thought produziu recentemente uma transmissão ao vivo do Corpse Flower Bloom no YouTube para o Rollins College, na Flórida, usando o dispositivo de gravação e transmissão AJA Helo H.264 e uma câmera. Amorphophallus titanum, comumente conhecida como flor cadáver, é uma planta ameaçada de extinção que leva até dez anos para se desenvolver em cativeiro. Quando floresce, pode crescer até 15 centímetros por dia e emite um cheiro pútrido inesquecível. O interesse público em ver essas flores raras on-line cresceu nos últimos anos, com jardins botânicos e estufas universitários aumentando a ocasião com transmissões ao vivo da floração.

O diretor da estufa do Rollins College, Alan Chryst, obteve o primeiro plantio de plantas de cadáver da universidade em 2004, com sua primeira floração ocorrendo mais de uma década depois. Tendo transmitido com sucesso o primeiro evento, ele pediu à Simple Thought Productions para assumir as duas flores planejadas para abril. O fundador da produtora, Josh Chesarek, sempre pronto para aceitar um desafio, ficou encantado com o trabalho: “Não é todo dia, como profissional de produção de vídeo, que você é solicitado a capturar ao vivo uma planta que cresce mais de dois metros em menos de uma semana e dá exala um odor tão rançoso que lembra o assado de atropelamentos em um dia quente de verão. As condições ambientais também tornaram o desafio divertido. Tivemos que encontrar o equipamento certo para suportar as condições incrivelmente quentes, úmidas e molhadas na estufa, e o AJA Helo provou ser a coisa certa.”

Antes da floração, Chesarek colocou a câmera Canon e o Helo à vista da flor cadáver e colocou o equipamento em um grande saco plástico para evitar que fosse danificado pela umidade da estufa. Com a câmera conectada ao Helo via SDI e o Helo conectado à Ethernet e uma fonte de alimentação, Chesarek conseguiu parar e iniciar facilmente a transmissão ao vivo em 1080p no YouTube remotamente: “Escolhi usar o sistema Helo porque já o havia usado em outra produção e estava confiante de que poderia fazer o trabalho. Durante o bloom anterior, usamos outros codificadores, que se desconectariam aleatoriamente e interromperiam o fluxo, então tive que largar o que estava fazendo e dirigir para redefinir o codificador. Desta vez, tivemos mais de dez mil espectadores sintonizados sem interrupção, graças em grande parte ao Helo.”

O desempenho das soluções AJA estava à altura da tarefa. Mesmo quando a transmissão atingiu 237 horas consecutivas em clima úmido de 90 graus correu bem, feito que impressionou o próprio Chesarek.

Quando a Simple Thought Productions não está transmitindo o Stinky Plants Bloom, Chesarek e sua equipe estão produzindo jogos esportivos locais da segunda divisão ao vivo, competições de esports e eventos para a cidade de Orlando. Olhando para o futuro, eles estão explorando a produção em 4K: “Para os olhos destreinados, as diferenças entre 1080p e 4K não são fáceis de distinguir, e a maioria dos eventos ao vivo é transmitida em 720p. Dito isso, estamos vendo um interesse maior em saídas de alta resolução, especialmente em esportes. Mesmo que uma partida não seja transmitida em 4K, alguns clientes solicitam gravações em 4K para revisar replays, a capacidade de panorâmica e varredura etc. Podemos facilmente filmar em 4K, misturar a filmagem com gráficos e som e entregá-la para a Helo em 1080p60 para transmissão em HD.”

Independentemente da produção, Chesarek defende a continuação de uma produção que melhore a anterior: “Posso passar horas vasculhando Twitter, YouTube e Reddit em busca de conselhos, recomendações e críticas sobre equipamentos, mas também faço questão de sair e conversar com profissionais e provedores sempre que possível. É uma estratégia que deu certo. Por isso, acabei escolhendo Helo”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados