No dia 19 de junho, data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, a ANCINE lançou no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA o novo painel interativo “Indicadores do Mercado de Exibição”, que permite acompanhar importantes números do setor de exibição cinematográfica no Brasil. A ferramenta, elaborada pela Coordenação de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria de Regulação, será atualizada mensalmente, complementando o monitoramento realizado pelos painéis semanais existentes no OCA.
A plataforma reúne informações obtidas a partir do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB, por meio do qual os exibidores encaminham diariamente à Agência relatórios com dia e horário de exibição, público e renda. Os novos gráficos e tabelas interativas permitem observar o comportamento do parque exibidor nacional desde 2019, acompanhando indicadores relacionados ao número de salas em funcionamento, ao total de sessões programadas e às exibições de filmes nacionais. O painel também apresenta variáveis como público, renda, preço médio do ingresso (PMI), total de longas-metragens exibidos e ranking de obras com maior público, possibilitando ainda o download dos dados por semana cinematográfica.
O painel traz ainda, como grande novidade, a possibilidade de acompanhamento de dados sobre a dinâmica das sessões cinematográficas programadas. Desde a digitalização do parque exibidor, a multiprogramação é uma realidade nas salas de cinema do país, tornando essencial o monitoramento de sessões, permitido desde a implantação do SCB.
Os indicadores disponibilizados pela nova ferramenta mostram que a frequência semanal nas salas de cinema em 2023 tem sido superior aos resultados do ano passado. Até a última quarta-feira, 07 de junho, quando a 22ª semana cinematográfica se encerrou, o público acumulado no ano correspondia a 48,1 milhões, número que supera em 22,1% o valor alcançado no mesmo período de 2022.
Além de dados gerais de público e renda, o painel apresenta uma aba com indicadores de sessões cinematográficas. Ao passar o cursor sobre os dados do mesmo gráfico, o usuário pode ainda visualizar como as sessões semanais programadas se dividiram entre obras brasileiras e estrangeiras.
É possível também acompanhar o número de salas com registro de envio de dados no SCB – indicador que fornece um panorama sobre o funcionamento do parque exibidor nacional. Até a 22ª semana cinematográfica, o total de salas com registro de sessão era superior ao mesmo período de 2022.
Os indicadores apresentados no painel apontam para a tendência de recuperação do setor cinematográfico. O desempenho geral vem se aproximando dos números alcançados nas mesmas semanas de 2019.
As informações ressaltam a importância de ações desenvolvidas no âmbito da política pública e reforçam a relevância do acompanhamento contínuo dos indicadores, de forma clara e transparente no novo painel lançado.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube