ARRIAL, o novo centro de produção da ARRI, foi adaptado para atender às necessidades futuras da empresa
Desde a sua fundação, em 1917, a localização histórica da ARRI na Tuerkenstrasse de Munique tem sido o principal centro de atividades para os negócios. Agora, a empresa de tecnologia de filme com atuação global está mudando sua sede e toda a divisão de sistemas de câmeras para Parkstadt Schwabing, em Munique (ALE).
No último dia 6 de outubro, Judith Gerlach, Ministra de Estado da Baviera para Assuntos Digitais e também responsável pela indústria cinematográfica do estado, comemorou a inauguração com uma visita ao novo prédio. Ela foi recebida pelos membros do Conselho Executivo da ARRI, Michael Neuhaeuser e Markus Zeiler, os Diretores Administrativos da ARRI Cine Technik, Stephan Schenk e Walter Trauninger, bem como pelos membros do Conselho Fiscal e representantes da família do proprietário, Carolin Stahl e Christoph Stahl.
ARRIAL é o novo edifício de produção e escritórios que oferece mais de 600 espaços de trabalho e foi precisamente adaptado para atender às necessidades futuras da ARRI. Localizada na Herbert Bayer Strasse 10, na vizinhança direta de muitos outros participantes globais, o nome ARRIAL surgiu através de uma competição interna de funcionários. Inspirado na arquitetura dos estúdios de cinema americanos, o edifício consiste em dois blocos de construção espaçosos e interligados. “Alguns visitantes reconhecem as tiras de filme analógico de épocas anteriores ou as caixas de carbono de nossas câmeras digitais ARRI na fachada de tijolos pretos de aparência dinâmica e quase perfurada”, comenta o diretor administrativo Walter Trauninger, que é responsável, junto com Stephan Schenk, pela câmera Unidade de negócios de sistemas.
“A história da ARRI é uma verdadeira história de sucesso da Baviera – a alta tecnologia de nosso estado tornou-se indispensável para a indústria cinematográfica em todo o mundo. Com a nova sede da empresa em Munique, a ARRI está definindo o caminho para o futuro”, declarou a Ministra de Estado para Assuntos Digitais Judith Gerlach.
“ARRIAL, pela primeira vez na história da nossa empresa, uniu todas as áreas especializadas dentro da unidade de sistemas de câmeras – do desenvolvimento e produção ao marketing e serviços – bem como todas as funções centrais sob o mesmo teto, com as distâncias mais curtas possíveis entre elas”, enfatiza o Diretor Executivo Stephan Schenk.
Processos otimizados, distâncias mais curtas, melhor comunicação: em um grau ainda maior do que a antiga sede da ARRI na Tuerkenstrasse, a ARRIAL foi concebida para se tornar um lugar de encontro. A estrutura do edifício promove a cooperação entre equipes e o intercâmbio aberto. Para a nova sede da empresa, um conceito inovador de escritório em espaço aberto adequado para a ARRI foi desenvolvido para atender aos requisitos do ambiente de trabalho de amanhã. Os colegas têm acesso a escritórios maiores e várias salas de retiro para trabalho focado, individual ou reuniões internas, enquanto clientes e outras partes externas têm acesso a salas de reuniões versáteis.
“Com esta mudança, estamos definindo um curso importante para o futuro da ARRI. Na ARRIAL, oferecemos aos nossos funcionários as condições ideais para um trabalho bem-sucedido, a fim de garantir que a ARRI permaneça inovadora no futuro”, observa o membro do Conselho Executivo, Michael Neuhaeuser.
Muitas salas receberam nomes de filmes inovadores que foram capturados com câmeras ARRI e nos quais a empresa desempenhou um papel especial; estes incluem “Das Boot”, “Skyfall” e “Easy Rider”. Os visitantes convidados poderão saber mais no Museu ARRI, que será inaugurado em breve. Lá serão exibidos alguns dos 19 prêmios científicos e técnicos que a ARRI recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em reconhecimento às suas contribuições inovadoras para a indústria cinematográfica. No vizinho ARRI Studio, equipado com câmera de última geração e tecnologia de iluminação da ARRI, as reuniões virtuais All-Hands são produzidas junto com webinars ao vivo e outras produções de imagens em movimento.
Ainda como estrutura técnica, o ARRIAL está na vanguarda e não apenas em termos de equipamentos de trabalho ou modernas instalações. Painéis solares no telhado permitem que a ARRI produza sua própria eletricidade enquanto alimenta o excedente de energia de volta à rede.
“Com cerca de 1.400 funcionários e várias filiais em todo o mundo, a ARRI é realmente um player global”, explica Markus Zeiler, membro do Conselho Executivo. “Mesmo assim, a ARRI continua sendo uma empresa sediada em Munique com uma longa tradição. Com este novo edifício, a ARRI está se comprometendo com Munique como um local de produção e inovação no futuro. ”
O local da fundação da empresa na Tuerkenstrasse de Munique ainda é propriedade da ARRI. A divisão ARRI Media, responsável pela pós-produção, e o ASTOR Film Lounge na ARRI com três cinemas, que foi inaugurado após a reforma, permanecerão no local, assim como outros locatários privados e comerciais, incluindo a empresa de tecnologia médica Munich Surgical Imaging, o Museu da Cidade de Munique, o Muenchner Verlagsgruppe (Munich Publishing Group), partes do Tropical Institute e empresas de produção de filmes.
O ARRIAL já estava operacional no final de 2019, mas a grande inauguração, originalmente planejada para maio de 2020, teve que ser cancelada devido à pandemia de coronavírus.