Home Reportagens ATEM Constellation 8K usado para produção ao vivo no festival ‘WE Fest’

ATEM Constellation 8K usado para produção ao vivo no festival ‘WE Fest’

Por Ricardo Batalha

Blackmagic Design revelou que ATEM Constellation 8K foi usado como parte de um fluxo de trabalho de produção ao vivo Ultra HD 12G-SDI e fibra no festival de música country ‘WE Fest’

O ATEM Constellation 8K é o coração de um novo flypack da empresa de produção de vídeo de serviço completo Upstage Video da Pensilvânia, que também inclui o roteador Smart Videohub 12G 40×40 da Blackmagic Design, painel de transmissão ATEM 2 M/E e muito mais.

Construído especificamente para a indústria de turnês de concertos e festivais de música, o Ultra HD 12G-SDI e o flypack de fibra foram responsáveis pela troca e distribuição de vídeo dos dois telões 17 ‘x 27’ do WE Fest e 12 ‘x 21’ na atrás da mesa de som, bem como para distribuição de circuitos fechados e simulcasts nos acampamentos VIP e áreas das barracas de vendas.

“O que é único nesse flypack é que seu design modular permite que ele se divida em três racks com o rack do diretor sentado bem na mesa de som”, explicou o gerente de projetos da Upstage Video, Greg Brown. “Nos EUA, a maioria dos diretores normalmente fica no backstage, enquanto os diretores do Reino Unido costumam sentar onde está o controle geral para ver a iluminação, etc. No entanto, nos EUA temos visto uma tendência de cada vez mais diretores fazerem como os ingleses, porque querem ter a energia do show e do público, o que é difícil de obter nos bastidores. Era importante para nós desenvolver um flypack que pudesse facilmente fornecer uma posição de diretor na parte da frente com a engenharia nos bastidores.”

O rack do diretor abriga o painel de transmissão ATEM 2 M/E, os monitores SmartView 4K e SmartScope Duo 4K e o Teranex Mini SDI para conversores Audio 12G e está vinculado ao rack CCU, que abriga o ATEM Constellation 8K, o Smart Videohub 12G 40×40 com Videohub Controle Inteligente, Monitor de Áudio 12G, Mini Conversores de Fibra Ótica 12G e GPI e Interface Tally. O terceiro rack é o rack de engenharia e possui mini-conversores adicionais de fibra óptica 12G e um servidor de mídia.

Quando chegou a hora de projetar o flypack, o Upstage Video precisava de um switcher que pudesse lidar com um fluxo de trabalho substancial, mas pelo preço certo. “Quando vimos o ATEM Constellation 8K, sabíamos que tínhamos que escolhê-lo”, disse Brown. “As 24 saídas 12G-SDI atribuíveis são enormes para nós, pois ajudam a reduzir a quantidade de roteamento necessária. Também amamos o mixer de áudio Fairlight, que foi uma grande ajuda no WE Fest, ao incorporar o feed de áudio analógico do mix de palco em nossos feeds de vídeo para gravação, bem como no feed de TV em circuito fechado.”

“Além disso, a capacidade do ATEM Constellation 8K de receber qualquer resolução ou taxa de quadros e convertê-lo não é apenas fantástica em seu próprio aspecto, mas também ajuda a manter a latência no mínimo”, acrescentou. “Estar em um show ao vivo, com a menor quantidade de latência, idealmente com menos de sete linhas de atraso no processamento, é crítico, mesmo nas várias visualizações.”

Com quatro a seis artistas se apresentando diariamente em todo o festival de três dias, juntamente com cada um tendo diferentes necessidades e configurações de vídeo, a preparação e a paz de espírito eram fundamentais. Brown explicou: “Fizemos o possível para nos comunicar com os artistas semanas antes do evento, mas com cada um em sua em própria turnê isso pode ser difícil de realizar. No WE Fest, a capacidade de fazer com que o diretor de vídeo de um grupo conseguisse na manhã do show já deixar tudo acertado rapidamente de acordo com suas necessidades, ajudou o diretor a relaxar e se concentrar em dirigir a apresentação. Nesse sentido, a capacidade do ATEM Constellation 8K de receber diferentes resoluções e taxas de quadros e convertê-los sem equipamento externo é ideal. Da mesma forma, com 40 entradas 12G-SDI, fomos capazes de corrigir as necessidades de todos as bandas pela manhã, o que eliminou a necessidade de conectar cabos entre cada um.”

Outro fator decisivo foi a flexibilidade do switcher entre os recursos HD, Ultra HD e 8K. “Ter um serviço 8K, mesmo que ainda não o utilizemos, juntamente com o fato de que no Ultra HD o switcher está em sua máxima capacidade, a esse preço, fez do ATEM Constellation 8K uma escolha feita sem pestanejar”, concluiu Brown.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados