Os novos servidores EVS serão usados para criar replays de resolução HD e UHD
O AT&T Stadium – estádio do time de futebol americano Dallas Cowboys localizado em Dallas, no Texas (EUA) – instalou três novos servidores de produção ao vivo XT4K da EVS, o principal fornecedor de soluções de produção ao vivo do estádio. Ao lado de outros produtos da EVS já em funcionamento, os novos servidores foram implementados em uma das três salas de controle do estádio, que se torna o principal centro de replay durante os jogos dos Cowboys. Eles serão usados para criar replays de resolução HD e UHD e como o principal dispositivo de gravação para todos os eventos que ocorrem dentro do local com capacidade para 100 mil pessoas.
Dois XT4Ks serão usados para a produção e saída de replays HD dentro do estádio, enquanto o terceiro será em uma configuração UHD-4K. Este servidor será usado pela equipe de produção do Cowboys para criar replays de resolução mais alta e ampliar o uso do aplicativo Epsio Zoom, vencedor do prêmio Emmy da EVS. Os operadores que usam o controlador LSM do servidor ampliam o zoom para reproduzir ângulos mais detalhados e próximos da ação dentro do estádio.
“Seja parte de uma jogada controversa ou para dar aos fãs uma melhor visão do que está acontecendo, usar o Epsio Zoom para aproveitar ao máximo o conteúdo de alta resolução traz um nível mais alto de engajamento no estádio”, explica Dwin Towell, diretor de engenharia de transmissão do Dallas Cowboys. “Para os replays em HD, também usamos ângulos de câmera invertidos que correspondem a cada lado da exibição no estádio. Fazemos isso porque, se um fã estiver sentado em um lado do estádio, é muito chocante ver replays em que os movimentos dos jogadores estão indo na direção oposta.”
Essa atenção aos detalhes para os fãs exige um ângulo espelhado para cada câmera colocada em prática pela equipe de produção. Os replays são criados a partir de 12 câmeras ao vivo das unidades de produção móvel no local ou das 14 câmeras internas do estádio – quatro delas são UHD-4K – e exibidos nos dois lados do display do estádio, um recordista mundial do Guinness como o maior monitor de vídeo de alta definição do mundo.
Servidores EVS já existentes
Os servidores XT4K substituíram os existentes servidores EVS XT2 + que foram instalados dentro do estádio que agora é carinhosamente conhecido pelos fãs como Jerryworld, quando foi inaugurado em 2009. Além de produzir replays ao vivo nos estádios em mais de 100 eventos ao vivo todos os anos, incluindo os dez jogos em casa dos Cowboys da temporada da NFL, os servidores são usados como principais dispositivos de gravação da sala de controle de produção.
Enquanto os servidores registram a ação, o sistema de gerenciamento de ativos de produção IPDirector atualizado da sala de controle será usado para gerenciar a mídia em todo o fluxo de trabalho ao vivo. A equipe também tem um aplicativo LSM Connect instalado, que é usado para criar listas de reprodução.
“Sempre utilizamos produtos EVS e, quando chegou a hora de atualizar nossas instalações, sabíamos que seria fácil fazer a transição para novas soluções e que esses sistemas melhorariam rapidamente a funcionalidade dentro da sala de controle”, acrescentou Dwin. “O uso de equipamentos EVS significa que sempre temos acesso a um grupo de operadores da empresa e sabemos que a tecnologia continuará trabalhando com afinco o tempo todo.”
Operando ao mesmo tempo que a sala de controle no estádio, o Dallas Cowboys também usa um servidor EVS e um fluxo de trabalho IPDirector nas instalações de produção e estúdio em sua sede mundial, The Star in Frisco. O conteúdo é transportado do AT&T Stadium, a cerca de 64 km, através de links de fibra, e é ingerido pelo servidor. O IPDirector é usado para acessar e trocar instantaneamente o conteúdo entre os servidores do The Star e os do estádio no dia do jogo, para que as equipes de produção possam dominar, editar e produzir ainda mais mídia para interagir com os fãs do time americano.