Home Reportagens Audio-Technica: 2.300 microfones usados nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

Audio-Technica: 2.300 microfones usados nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

Por Ricardo Batalha

Mais de 700 câmeras usadas para Beijing 2022 foram equipadas com microfones shotgun Audio-Technica, sendo a maioria modelos estéreo BP4027 e BP4029

A Audio-Technica novamente se faz presente em uma grande competição esportiva, desta vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, fornecendo 2.300 microfones, fones de ouvido e outros acessórios relacionados. Mais de 700 câmeras usadas para Beijing 2022 foram equipadas com microfones shotgun Audio-Technica, sendo a maioria modelos estéreo BP4027 e BP4029.

Outro campo onde os microfones da Audio-Technica estão presentes é o de atividades que exigem competição no gelo, como patinação de velocidade, hóquei no gelo e patinação artística. Nesses casos, aproximadamente 60 unidades do microfone de contato AT880b foram submersas nas pistas de gelo antes de serem congeladas. A partir dessa posição específica, eles são responsáveis por captar o som sutil produzido pelos patins dos competidores.

Outro esporte importante é o curling. Trazendo as táticas, ação e emoção do esporte indoor, mais de 50 canais de sistemas de microfone sem fio da série ATW-5000 são usados, muitas vezes operando sem parar por até 13 horas por dia.

Som 5.1
Uma característica importante dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 é a entrega de um mix de som 5.1, baseado no uso de uma combinação de microfones de diafragma grande AT4050 mono e estéreo AT4050ST, que geralmente são colocados na parte superior dos gabinetes. Esses equipamentos são complementados por um par de microfones estéreo BP4025 montados em um suporte especial para pára-brisa em uma configuração 4.0. No total, mais de 200 desses microfones de ambiente foram usados nos diferentes locais de competição.

Outras soluções da Audio-Technica usadas em Pequim incluem os microfones de borda U851R, com acabamento na cor especial ‘Winter White’; os microfones de lapela BP899 e BP898, discretamente escondidos nos campos de jogos; e uma quantidade razoável de monitoramento intra-auricular da série E e fones de ouvido da série Mx.

Por fim, fazendo uma segunda aparição após seu sucesso inaugural em nas Jogos Olímpicos de Tóquio, 14 microfones protótipo 8.0 da Audio-Technica foram usados, cada um com oito elementos de microfone de 12 mm de diâmetro. Esses microfones são integrados ao pacote de programa de áudio imersivo fornecido pela emissora anfitriã. Mesclados em tempo real, eles ajudam a aproximar a ação e a melhorar a experiência sonora oferecida por cada disciplina esportiva dos Jogos de Inverno, que se iniciaram no último dia 4 e se encerrarão em 20 de fevereiro.

Transmissão
O Olympic Broadcasting Services (OBS) produz o feed mundial para as emissoras locais utilizarem em suas coberturas. O Grupo Globo e a NBCUniversal garantiram os direitos de transmissão de todas as versões dos Jogos Olímpicos até 2032. Na Europa, os jogos estão sendo transmitidos pelo Eurosport e na China, país sede, pela emissora pública CCTV.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados